Jundiaí mantém um caso confirmado de sarampo, segundo boletim
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí mantém um caso confirmado de sarampo, segundo boletim

Município registra 28 casos suspeitos

Publicado

em

Foto de vacina
Jundiaí mantém um caso confirmado de sarampo, segundo boletim (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), divulgou nesta sexta-feira (09), o Boletim Epidemiológico de Sarampo atualizado. 

Jundiaí mantém um único caso confirmado de Sarampo e 28 suspeitos, todos com as ações de bloqueio realizadas. No município, 100% das crianças de 1 ano foram imunizadas com a dose Tríplice. 

A dose está sendo ofertada para públicos determinados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Ministério da Saúde (MS). 

Apesar de apenas um caso confirmado, o MS inseriu Jundiaí e outras cidades paulistas na mesma condição (1 caso positivo) em uma lista como cidade com ‘surto-ativo’ da doença. 

“Os critérios usados pelo MS não foram divulgados para esse tipo de classificação. Até o momento, Jundiaí conta com apenas um caso confirmado e 28 suspeitos, em perfis populacionais variados, não classificando como situação de surto. Estamos no aguardo dos esclarecimentos, que devem chegar na próxima semana”, explica a gestora da UGPS, Daniela Paganini, em substituição ao titular.

A cidade permanece com a orientação de vacinação para pessoas nascidas a partir de 1960, – havendo a necessidade de registro de duas doses para quem tem até 29 anos e 1 dose para quem tem 30 anos ou mais. 

As doses são liberadas a partir de um ano, conforme as determinações da SES sobre a oferta de vacina contra o sarampo. “Qualquer alteração de conduta é determinada pelo Estado, com base na situação epidemiológica identificada a partir de dados e análises feitas pelos técnicos estaduais”, explica a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

As doses da imunização estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs e são aplicadas para o público entre 1 ano a 29 anos, que não tenham o registro de duas doses da vacina, ou para quem tem 30 anos ou mais, sem o registro de uma imunização em carteira vacinal. Quem não possui o documento e não tem a confirmação da vacinação, deve procurar uma unidade para receber a dose.

O Boletim Epidemiológico de Sarampo pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Jundiaí.

Saúde Pública

Jundiaí aplica vacina atualizada contra Covid-19 a partir de segunda-feira (27)

Descubra quem pode se vacinar, os locais de aplicação e a importância do reforço contra novas variantes.

Publicado

em

Mulher idosa recebe vacina contra COVID-19 em Jundiaí, com profissionais de saúde ao fundo.
A vacinação contra a Covid-19 possibilitou a redução de casos e de óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nova vacina da Moderna disponível a partir de segunda-feira A partir da próxima segunda-feira, dia 27 de maio, a Prefeitura de Jundiaí dará início à aplicação da vacina monovalente Spikevax, da farmacêutica Moderna, contra a Covid-19. As doses, que chegaram à cidade na última quinta-feira (25), são destinadas à proteção contra a variante XBB 1.5, uma subvariante da Ômicron. Público-alvo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Ministério da Saúde muda classificação de gênero em tratamentos do SUS para ampliar acesso a transexuais

Tanto homens quanto mulheres poderão realizar mais 270 procedimentos que antes eram restritos a um gênero específico

Publicado

em

A lista agora inclui 271 procedimentos. Foto: Canva

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança na classificação de gênero para mais de 200 procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta alteração visa ampliar o acesso de pessoas transexuais aos tratamentos e exames oferecidos pela rede pública. Novos procedimentos incluídos Com a nova portaria, tanto homens quanto mulheres poderão realizar diversos tratamentos e exames que antes eram restritos…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo