APAE Jundiaí reforça a importância do diagnóstico precoce do Autismo
Conecte-se conosco

Jundiaí

APAE Jundiaí reforça a importância do diagnóstico precoce do Autismo

Neste sábado (2), é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Publicado

em

Atualizado há

No caso do TEA, quanto mais cedo iniciado o tratamento adequado, melhor é a qualidade de vida da criança autista (Foto: Divulgação/APAE)

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado neste sábado (2), e vem reforçar o respeito ao adulto ou criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). “Nós, da APAE de Jundiaí trabalhamos, incansavelmente, neste sentido: levar informação para conscientizar as pessoas e acabar com o preconceito sobre a pessoa com autismo, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce”, explica Suely Angelotti, diretora executiva da APAE.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um distúrbio neurológico que pode afetar três áreas do desenvolvimento humano: a comunicação, a socialização e o padrão comportamental, seja ela restritivo e repetitivo. “O primeiro passo a ser dado quando chega o diagnóstico é estimular a criança nas áreas necessárias, seja por fonoaudiólogo para trabalhar a questão da expressão e comunicação; terapeuta ocupacional para habilidades sensoriais além do psicopedagogo e psicólogo para as questões cognitivas”, explica a coordenadora de Saúde, Camila Mendes.

A inclusão ainda é um grande desafio para esse público, e o processo terapêutico demanda uma parceria efetiva entre a família e os profissionais envolvidos. “Esta parceria traz uma série de vantagens para ambas as partes e, principalmente, para a reabilitação em si. Com isso, ampliam-se as intervenções sobre o comportamento do usuário para o ambiente externo orientando a família sobre como agir e estimular a criança em diferentes ambientes que frequentam”, explica.  “Eles fazem parte da sociedade e merecem o nosso respeito”, defende.

A importância do diagnóstico precoce

No caso do TEA, quanto mais cedo iniciado o tratamento adequado, melhor é a qualidade de vida da criança autista. “Observamos que de nos últimos anos, houve um aumento no encaminhamento de crianças a partir de 2 anos com TEA para avaliação diagnóstica”, anuncia Camila.

A área de Saúde, a APAE promove atendimento somente para pessoas com TEA associado à Deficiência Intelectual. Segundo Camila, são 24 usuários, de 2 a 5 anos e 11 meses, que passam com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.  “Temos também o programa de Atendimento Especializado: são 18 usuários na faixa etária de 7 a 18 anos e 11 meses que realizam atendimento em terapia ocupacional, psicopedagogia e/ou fonoaudiologia. São atividades realizadas com objetivo de promover o desenvolvimento neuropsicomotor potencializando o processo de aquisição de suas funções cognitivas e habilidades socioafetivas”, explica.

No Centro de Convivência, a APAE atende 10 usuários na faixa etária de 18 a 37 anos. “Os atendimentos são focados na manutenção de um estilo de vida saudável, no desenvolvimento da autonomia para as atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, da independência, autocuidado, socialização e inclusão social”, enumera. Os usuários passam por atendimentos em grupo, com atividades na área de musicoterapia, arteterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, psicologia e monitor cozinha.

Jundiaí

Jundiaí e Azul Conecta arrecadam 6 toneladas de doações para o RS

Ação solidária mobiliza comunidade e parceiros, destacando a força da união em momentos de crise.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Voluntários e líderes locais trabalham juntos em Jundiaí, preparando as doações para envio ao Rio Grande do Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um avião repleto de amor e doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul (RS) partirá de Jundiaí nesta segunda-feira (6) com destino a Porto Alegre (RS). Graças a uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e da Rede de Cooperação, com a Azul Conecta, cerca de 6 mil toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo
Publicidade