APAE Jundiaí promove 'Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla'
Conecte-se conosco

Jundiaí

APAE Jundiaí promove ‘Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’

A Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí reforça a importância da família no desenvolvimento dos estudantes.

Publicado

em

Atualizado há

Os educadores apresentaram as atividades desenvolvidas com os jovens para as famílias nesta quarta-feira (23) (Foto: APAE Jundiaí)

A Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí promoveu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Os educadores promoveram diversas atividades com os jovens, e as apresentaram para as famílias nesta quarta-feira (23).

Edison Marin, diretor escolar, e a coordenadora pedagógica, Valdirene Adami, organizaram o encontro com os pais e responsáveis, que participaram de uma dinâmica com a psicóloga Juscilei dos Santos Pimentel.

Na dinâmica, cada participante ficou com uma bexiga colorida e cada vez que um saía da brincadeira, a sua bexiga ficava. Os participantes que sobravam se responsabilizavam pela sua própria bexiga e pela do colega que saiu do jogo, sem deixar que caíssem no chão. “Foi um misto de emoções: alegria, desespero, medo, insegurança e ao final, para os que sobraram, cansaço”, avaliou a mãe do Guilherme, Caroline Garcia. “O nosso dia a dia é assim também, quando tentamos fazer tudo sozinhos, nos vemos numa mistura de emoções e sensações. Mas quando temos apoio, a rotina fica mais fácil e mais leve de ser vivida”, destacou, entendendo o objetivo da dinâmica.

“A dinâmica tem o objetivo de despertar nas famílias a importância do trabalho em equipe. Vamos mostrar que quando estão sozinhos, o dia a dia fica difícil e estressante, mas quando recebem apoio, seja de alguém da família, seja da APAE e da Escola, a rotina fica mais leve de carregar”, comentou.

Foto: APAE Jundiaí

Importância da família no desenvolvimento

“Nós sempre reforçamos a importância da família no desenvolvimento das crianças e adolescentes. O trabalho em equipe – escola, pais e estudantes – traz autonomia para as atividades da vida diária: nosso objetivo é trabalhar em conjunto. A família está bem mais presente em todo o processo de desenvolvimento e facilita a vida de todo mundo: de um lado a família pode tanto demandar nossa ajuda e pedir orientação e informação e vice-versa, muitas vezes, nós demandamos a família solicitando informações sobre o estudante, para entender melhor suas atitudes e saber como trabalhar com ele”, explicou a psicóloga.

“Em todos os eventos promovidos e reuniões com os pais e responsáveis, nós reforçamos que o trabalho em equipe faz a diferença na vida dos filhos. É uma parceria entre a escola, família e o estudante”, explicou o diretor. Além disso, Marin reforçou que as famílias que sentirem alguma dificuldade no dia a dia podem agendar um horário com a psicóloga. “Ela vai atender com o maior amor do mundo, independente do assunto. Nós estamos aqui para ajudar e queremos dividir com vocês tudo que estão vivendo. E se for um tema que não podemos ajudar, encaminhamos para o Serviço Social”, destacou.

Autonomia e gratidão

A coordenadora pedagógica, Valdirene Adami, destacou ainda que a autonomia dos filhos só é alcançada com persistência. “É importante lembrar que é um processo longo: nós temos que persistir e não podemos desistir”, defende. “Outra orientação que podemos dar aos pais é que eles não devem comparar os filhos com outras crianças e, sim, com eles mesmos e a sua própria evolução”, ressaltou.

Suzanne Michelle Calheirani, mãe do Augusto de 11 anos e que está na APAE há 3, agradece os colaboradores da APAE. “Todos os profissionais são ótimos e o suporte que meu filho recebe aqui é fantástico. Ele ama vir para a APAE e todos os dias aprendo uma coisa nova com ele e com o seu comportamento. Nestes três anos, ele aprendeu muito aqui e também graças às rotinas que estabelecemos em casa. Lá, sou uma ‘sarjentona’ e percebi que é assim que funciona com ele. Em casa, temos regras e ele sabe que precisam ser seguidas. Ele precisa desta rotina.”

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo
Publicidade