Grendacc já realizou mais de 370 atendimentos em oncologia este ano
Conecte-se conosco

Jundiaí

Grendacc já realizou mais de 370 atendimentos em oncologia este ano

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado amanhã, 8 de abril, e frisar a necessidade de disseminar informações sobre a prevenção e o controle do câncer para a população

Publicado

em

Atualizado há

Sala de atendimento no Grendacc, em Jundiaí
Atualmente 20 pacientes – crianças e adolescentes – estão em tratamento efetivo no Hospital da Criança do Grendacc. (Foto: Divulgação)

Você sabia que o câncer é o segundo colocado na lista das doenças que mais matam no Brasil? Por isso, o Hospital da Criança do Grendacc faz questão de lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado amanhã, 8 de abril, e frisar a necessidade de disseminar informações sobre a prevenção e o controle do câncer para a população. Atualmente, 20 pacientes – crianças e adolescentes – estão em tratamento efetivo no Grendacc e somente este ano, o hospital já atendeu 378 pacientes em oncologia.

Neste primeiro semestre, 557 pacientes da oncologia também passaram por consultas com os profissionais da equipe multidisciplinar – psicólogas, fisioterapeutas, nutricionistas e assistes sociais -, e foram realizadas 10 cirurgias oncológicas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente neste ano serão diagnosticados 8.460 novos casos de câncer infantojuvenis (4.310 em homens e 4.150 em mulheres) no Brasil. Por isso os médicos oncologistas do Grendacc sempre enfatizam a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em até 80% as chances de cura em crianças e adolescentes.

Outro dado relevante apontado pelo Inca é que o câncer representa a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no país, cerca de 8% do total. Daí a necessidade dos pais e responsáveis redobrarem a atenção quantos aos sinais e sintomas. A oncologista pediátrica do Grendacc, Arianne Casarim, afirma que reconhecer esses sinais e sintomas precocemente muda todo o tratamento e a sobrevida desse paciente pediátrico.

Segundo ela, o sinal que mais chama a atenção dos pais ou responsáveis é a febre, que acomete de 40 a 60% dos pacientes oncológicos. “É uma febre mais prolongada, onde a criança fica mais prostrada”, explica.

Outros sintomas que também chamam a atenção são:

  • Vômitos em jatos, em que a criança acorda no meio da noite com dor de cabeça;
  • O surgimento de linfonodos que não reduzem de tamanho ou que crescem e não desaparecem com o tempo;
  • A perda de peso prolongada;
  • O aumento do volume abdominal.

A orientação é que diante de qualquer um desses sinais procure imediatamente um pediatra. No Grendacc, o índice de cura é de 80%, o mesmo preconizado pelo Ministério da Saúde. “Aqui no Hospital da Criança todos nós – médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar – trabalhamos para oferecer a melhor maneira social, psicológica e prática de lidar com a doença. E caminhamos juntos durante todo o tratamento”, afirma a oncologista pediátrica Silvana Forsait.

Grendacc

O Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança
com Câncer) é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 18 de julho de 1995, que presta atendimento humanizado e de qualidade nas mais diversas especialidades pediátricas, com ênfase no tratamento de doenças oncológicas e hematológicas.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade