Inscrições abertas em Jundiaí para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais
Conecte-se conosco

Jundiaí

Inscrições abertas em Jundiaí para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

O benefício vale para os produtores rurais que possuem áreas com vegetação nativa e tem limitação à 40 hectares. As inscrições duram até 8 de agosto.

Publicado

em

Atualizado há

pagamento-por-servicos-ambientais-psa-jundiai
As inscrições duram até 8 de agosto. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

O Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que remunera em dinheiro os produtores rurais que possuem áreas com vegetação nativa preservada, está com inscrições abertas.

O PSA é desenvolvido pelo Departamento de Agronegócio, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo instituído pela Lei Municipal nº 9.116, de dezembro de 2018. O intuito é incentivar o produtor rural de Jundiaí a preservar o meio ambiente. 

José Luiz Negrini tem produção de eucalipto no bairro do Castanho e participa do PSA desde o primeiro ano do programa. Ele tem 14 hectares de área preservada. “A conservação do meio ambiente é de extrema importância para todos nós. Aprendi isso com o meu pai, que sempre me ensinou a importância das árvores, da mata para mantermos a produção de água, do recurso hídrico. Esse foi um programa muito desejado por nós produtores e logo que foi aberto já fizemos a inscrição da nossa propriedade. A preservação por aqui já acontecia, agora ainda temos o benefício de poder receber por essa área”, afirmou.

“O programa é sucesso em Jundiaí. É uma importante política pública que beneficia o produtor rural e preserva remanescentes florestais e áreas que estão em processo de restauração”, reforça o prefeito Luiz Fernando Machado.

O PSA em Jundiaí, atualmente, conta com 78 propriedades rurais com cerca de 390 hectares de florestas nativas e 28 hectares em áreas de reflorestamento. “É  uma iniciativa que está em consonância e alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas”, confirma o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Os interessados podem realizar a inscrição até 8 de agosto. Para participar do programa é necessário que a propriedade rural seja efetivamente produtiva. Com limitação a 40 hectares por indivíduo, o benefício é contínuo e pode ser renovado a cada quatro anos, desde que a área seja mantida.

A diretora de Agronegócio, Isabel Harder, reforça sobre o impacto que a preservação do meio ambiente promove nas propriedades rurais. “Ao preservar os remanescentes de florestas e recuperar áreas degradadas, o ambiente é regenerado e pode ampliar a produção agrícola. A proteção do solo é muito importante para solos mais férteis e a produção de água no entorno, como mencionado pelo produtor José Luiz. 

Mais informações podem ser consultadas no site, na Imprensa Oficial do Município de Jundiaí Edição 5110|01 de julho de 2022 ou diretamente com a UGAAT, pelos telefones 4589-8581/8872 ou pelo e-mail [email protected].

Jundiaí

Jundiaí recebe dois prêmios no Congresso Smart City Business America, em São Paulo

Cidade ganhou os prêmios de ‘Destaque do Ano’ e “InovaCidade’

Publicado

em

Por

De Jundiaí, gestor de Governo e Finanças, Jones Martins e o presidente da Cijun, Amauri Marquezi, receberam a premiação pela assistente virtual “Ju”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí recebeu dois prêmios no Congresso Smart City Business America 2024, nesta terça-feira, dia 14, em São Paulo. O prêmio Destaque do Ano ficou para a JU – Assistente virtual desenvolvida pela CIJUN, em conjunto com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O outro prêmio, InovaCidade 2024, ficou com o Programa de Qualificação e Pré-Incubadora…

Continuar lendo

Jundiaí

Funcionários da DAE Jundiaí se unem em apoio às vítimas no Rio Grande do Sul

Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados

Publicado

em

Foto: DAE Jundiaí

Em um gesto de solidariedade e empatia, colaboradores da DAE Jundiaí uniram forças para arrecadar doações destinadas às vítimas das recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados e entregues nesta terça-feira (14) diretamente na sede do…

Continuar lendo

Jundiaí

Ônibus da Sicoob vem a Jundiaí com 120 vagas para cursos gratuitos em maio

Os cursos abordam temas relevantes para o mercado de trabalho, como administração, negociação, empreendedorismo, vendas, marketing e mais.

Publicado

em

Ônibus da Sicoob
As vagas são para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD (Foto: Divulgação/Sicoob)

O Expresso Instituto Sicoob estará em Jundiaí, de 21 a 23 de maio, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas. São 120 vagas disponíveis para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o CIESP, a FIESP, a Unicoob e o Induscoop, visa promover a cidadania…

Continuar lendo

Jundiaí

Cultura de Jundiaí lança ingresso solidário e arrecada 200 kg de doações para o RS

Iniciativa foi para apresentações da Cia Jovem de Dança no último final de semana; dias 18 e 19 haverá novamente em ações no Polytheama e Expressa

Publicado

em

Doações serão destinadas ao Rio Grande do Sul. Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último final de semana, a Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) lançou o ingresso solidário para as apresentações da Cia Jovem de Dança, na Sala Glória Rocha. O objetivo era duplo: desfrutar de um espetáculo artístico de qualidade e contribuir com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, foram arrecadados 200 kg…

Continuar lendo

Jundiaí

Campanha de vacinação contra gripe segue em Jundiaí

Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, disponibilizam doses para a população a partir dos seis meses de idade

Publicado

em

Vacinação contra gripe em Jundiaí
Entre os idosos, apenas 30,5 mil estão imunizados. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A campanha de vacinação contra a gripe continua em andamento em Jundiaí nas Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, oferecendo doses para a população a partir dos seis meses de idade. As aplicações ocorrem ao longo da semana, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação de cada local. A cada ano, ocorre a atualização…

Continuar lendo
Publicidade