Resgate de animais feridos aumenta 135% na Associação Mata Ciliar em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Resgate de animais feridos aumenta 135% na Associação Mata Ciliar em Jundiaí

O número de animais resgatados passou de 2.646, em 2019, para 6.214, em 2021. Os animais são vítimas do descaso com o meio ambiente.

Publicado

em

Atualizado há

lobo-guará-recuperado-Mata-Ciliar-compressed
Muitos animais ficam órfãos e vulneráveis aos descasos com o meio ambiente. Foto: Arquivo Pessoal.

A Associação Mata Ciliar registrou o aumento, entre os anos de 2019 e 2021, de 153% no número de resgates a animais feridos na região de Jundiaí. A Mata Ciliar desenvolve ações que prezam a conservação da biodiversidade regional.

A instituição acolhe, desde os grandes felinos, até os pequenos pássaros, vítimas do desmatamento de remanescentes naturais para a implementação de imobiliárias e estruturas logísticas na região. Segundo apurado pelo g1, em 2019, cerca de 2.646 animais foram resgatados, em 2020 foram 4.684, e em 2021, 6.214.

“Esse fator faz com que os animais silvestres sejam expulsos de seus habitats, aumentando o risco de sofrerem acidentes dentro das cidades”, explica o  coordenador de comunicação da Mata Ciliar, Samuel Nunes, ao g1.

Lobo-guará-Mata-Ciliar
Lobo-Guará é resgatado pela instituição. Foto: Arquivo Pessoal

A maior parte dos animais que chegam na Mata Ciliar são vítimas de tráfico, atropelamento, eletrocussão, ataque de cão, queimada, caça ou perderam os pais e ficaram órfãos.

Segundo Samuel, o animal é resgatado e encaminhado para um primeiro atendimento com um médico veterinário. O médico avalia a situação do animal para que ele recebe o tratamento específico. “Quando os casos são mais graves, é necessário permanecer por um tempo maior em tratamento, e, após se recuperarem, eles ainda passam pela reabilitação.”

Para Samuel, o aumento dos resgates têm relação com os diversos problemas e descasos ambientais. “Isso não é só um problema de questão ambiental, impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, já que, com menos matas em pé, a consequência é a diminuição da qualidade do ar, a redução da quantidade de água, o empobrecimento do solo, a extinção de polinizações, entre outros fatores que são essenciais para a nossa sobrevivência”, afirma.

onças-da-amazônia-Mata-Ciliar
Filhotes de onças vieram da Amazônia. Foto: Arquivo Pessoal

Jundiaí

Feirão de Calçados e Roupas começa nesta terça (7), com foco no Dia das Mães

Edição especial segue até o dia 11 de maio, com calçados a partir de R$ 30, e peças de vestuário, a partir de R$ 10

Publicado

em

Por

Foto: APAE Jundiaí

Começa nesta terça-feira, dia 7, mais uma edição do Feirão de Calçados e Roupas Novas Beneficente na APAE de Jundiaí. Esta edição especial segue até o dia 11 de maio, sendo uma oportunidade ideal para comprar o presente para o Dia das Mães. O Feirão de Calçados Novos e Roupas Fitness fica aberto nos dias 7, 8, 9 e 10…

Continuar lendo

Jundiaí

Procon de Jundiaí faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’

A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente as mulheres em casos de violência ou assédio

Publicado

em

Por

Ação teve caráter educativo e foi feita em bares e restaurantes da cidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (6), o Procon de Jundiaí, em parceria com a Regional de Campinas, realizou uma ação educativa com donos de bares e restaurantes na cidade, sobre o protocolo “Não se cale”, lançado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente…

Continuar lendo

Jundiaí

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí abre 22 vagas para jovens músicos

Oportunidade é para músicos profissionais com idade entre 18 e 32 anos; inscrições vão até 26 de junho

Publicado

em

Por

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí contrata para a temporada 2024/2025. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Fundação Casa da Cultura e Esportes de Jundiaí recebe a partir desta segunda-feira (6) até o dia 26 de junho as inscrições de músicos interessados em compor o corpo artístico de Música – Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí para a temporada 2024/2025. São oferecidas 22 vagas para músicos profissionais com idade entre 18 e 32 anos, sendo que serão…

Continuar lendo

Jundiaí

Nova atração do Mundo das Crianças ensina sobre a influência das chuvas no relevo do solo

Trata-se de uma maquete hídrica, em que um projetor reflete imagens a partir do formato criado pelas crianças, que manipulam o material

Publicado

em

Por

Foto: DAE Jundiaí

Uma nova experiência interativa está aguardando os pequenos exploradores na Casa da Árvore do Mundo das Crianças, em Jundiaí. A mais recente atração do parque é uma maquete hídrica com a proposta de ensinar as crianças como as chuvas moldam o relevo. O equipamento, uma doação do Consórcio PCJ em parceria com o projeto Olhos da Serra à DAE Jundiaí…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Línguas de Jundiaí está com inscrições abertas para novas turmas

Interessados devem se inscrever até o dia 26 de maio, no site da prefeitura; serão oferecidas aulas de Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Publicado

em

Por

Aulas para os idiomas Inglês, Francês, Italiano e Espanhol são gratuitas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação “Antônio Houaiss” – localizado no Complexo Argos, da Prefeitura de Jundiaí, está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos de Inglês, Francês, Italiano e Espanhol. As inscrições vão até o dia 26 de maio e devem ser feitas pelo site da Prefeitura. Com duração de dois anos, as aulas serão ministradas…

Continuar lendo
Publicidade