Agosto Dourado em Jundiaí: Brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento infantil
Conecte-se conosco

Jundiaí

Agosto Dourado em Jundiaí: Brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento infantil

Pisar descalço na terra, na água e nos mais variados ambientes é o convite que a Prefeitura de Jundiaí faz aos pais, aos cuidadores e aos avós.

Publicado

em

Atualizado há

criança-brincando-ao-ar-livre-jundiaí-agosto-dourado
O Agosto Dourado é dedicado à primeira infância. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

A Prefeitura de Jundiaí, Cidade das Crianças, em celebração ao Agosto Dourado, convida as famílias e cuidadores a promover, ao menos uma vez por semana, um momento de brincadeiras com as crianças em espaços abertos. O Agosto Dourado é dedicado à primeira infância e promove atividades nas escolas, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi).

Pisar descalço na terra, na água, nos mais variados ambientes, além de sentir a diferença entre as sementes e folhas das árvores é importante para o desenvolvimento infantil. Para estimular esse tipo de atividade, a Prefeitura, em suas redes sociais e nos serviços públicos que contam com sistemas de telas, compartilham periodicamente vídeos e artes com sugestões de brincadeiras e a importância do “ar livre” para a infância.

A iniciativa faz parte das ações da Rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte. “A gestão de Jundiaí está empenhada em promover à infância, espaços para o desenvolvimento qualificado, seja no ambiente escolar ou fora dele. A união entre a tecnologia e a natureza faz parte do programa educacional jundiaiense desde 2021, quando foi implantado o desemparedamento da infância nas EMEBs. Uma cidade que é boa para as crianças, é boa para todos”, salienta o prefeito Luiz Fernando Machado.

E o estímulo ao brincar livre, de acordo com o conceito da assessoria Allma Hubb, integrante da Rede Urban95 e responsável pelo desenvolvimento das ações do Programa Pé de Infância, exige apenas um tempo e um espaço. “A proposta é brincar ao ar livre, pelo menos um pouquinho por dia – que já é oferecido nas escolas da cidade, a partir do desemparedamento -, denominado ‘arzinho – todo dia um pouquinho’ e ‘arzão – aos finais de semana’, quando as famílias ou cuidadores tem a oportunidade de, em um parque, praça, quintal, varanda ou calçada, possam desenvolver atividades junto com as crianças. Essas ações estimulam a criança em diversos aspectos, que vão além do cognitivo e comportamental’, comenta o gestor de Cultura e coordenador do programa Cidade das Crianças, Marcelo Peroni.

Artes e vídeos

Desde 1° de agosto, a Prefeitura de Jundiaí abrange o tema a partir de postagens em vídeos e artes, a fim de lembrar as famílias sobre a importância do tempo ao ar livre. As publicações, que serão realizadas ao longo deste mês, sugerem atividades corriqueiras para os cuidadores com a parceria dos pequenos.

Entre os vídeos estão as figuras de pais, cuidadores e avós, que interagem com as crianças a partir de atividades simples, como caminhar descalço em parque, lavar as mãos na pia da cozinha, cantigas de roda e a representação de histórias a partir do uso de elementos disponíveis na casa, como batatas e palitos.

“A imaginação é o motor propulsor para as descobertas das crianças. O simples ato de visitar uma praça, um parque ou jardim e possibilitar que as crianças explorem a natureza, brinquem ao ar livre, coletem sementes, folhas, pedrinhas, gera uma infinidade de experiências, interações, conhecimento, e desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico”, comenta a gestora Vastí Ferrari Marques.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade