Serviço ‘Família Acolhedora’ desperta interesse de outros municípios
Conecte-se conosco

Jundiaí

Serviço ‘Família Acolhedora’ desperta interesse de outros municípios

Os visitantes se mostram interessados em conhecer e implementar o serviço em seu município.

Publicado

em

Atualizado há

Equipe barbarense veio a Jundiaí após indicação da DRADS (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Representantes da Secretaria de Promoção Social do Município paulista de Santa Bárbara d’Oeste visitaram Jundiaí na manhã desta quinta-feira (11), interessados em conhecer e implementar o serviço “Família Acolhedora”, que atualmente é presente em somente 5% dos Municípios brasileiros. Realizaram a visita na sede da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Em Jundiaí, batizaram o Família Acolhedora de “Travessia”. O serviço é uma alternativa ao formato institucional para o acolhimento provisório desde crianças recém-nascidas até adolescentes de 17 anos. Aqueles afastados da família de origem mediante determinação judicial, tendo como causas negligência, violência e abandono.

“Viemos a Jundiaí após indicação por parte da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) e estamos consumidas com tanta informação. Tudo muito excelente e fascinante”, comentou a diretora de Proteção Especial de Santa Bárbara, Fernanda Vitale. Ela estava acompanhada da assistente social Neiva Rodrigues e da psicóloga Ana Carolina Furlan. Atualmente, Santa Bárbara escreve o projeto político e pedagógico para implementação do serviço.

Recepção a comitiva

Luiz Guilherme Camargo, diretor de Proteção Social Especial da UGADS recebeu a comitiva. Também a coordenadora do serviço, Luci Mara Marin, que compartilharam os fluxos do serviço, práticas, dificuldades, experiências, e muito mais.

Luiz Guilherme tratou da importância da adesão de interessados. “As equipes do Família Acolhedora são as famílias. As equipes técnicas são fundamentais, mas sem as famílias o serviço simplesmente não acontece. Por isso, da nossa experiência, é muito importante que vocês divulguem o serviço para implantação no Município de vocês por meio dos depoimentos dessas famílias, pois são muito poderosos e sensibilizadores para que haja adesão”.

Já Luci Mara compartilhou o histórico do serviço em Jundiaí. “Fomos o primeiro Município da região a implementar o ‘Família Acolhedora’ em 2009, pouco depois de Campinas, e, desde então, mantemos contato por meio de um Grupo de Trabalho (GT), em que discutimos as nossas práticas, também com novos integrantes. Certamente indicaremos a participação de Santa Bárbara quando o serviço estiver implementado.

O serviço em Jundiaí tem o nome de Travessia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mais Família Acolhedora

Podem se inscrever no serviço os interessados maiores de 21 anos, residentes em Jundiaí. Entre as condicionalidades estão não estar fila de adoção e não possuir pendências judiciais e problemas psiquiátricos.

Por fim, após a inscrição, por meio de formulário on-line, os interessados serão informados quanto às etapas necessárias até a inscrição efetiva, como entrevistas, visitas domiciliares e encontros de capacitação.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail [email protected].

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí aguarda doses da Pfizer para seguir com campanha de vacinação

Prefeitura informa que os equipamentos de saúde estão desabastecidos da Bivalente; estoques da Pfizer Baby e Pediátrica estão normalizados

Publicado

em

Por

vacinacao_pfizer-baby
Estoques da Pfizer Baby e da Pfizer Pediátrica estão normalizados. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) aguarda o envio das doses da vacina Bivalente contra a Covid-19 para a cidade, a fim de iniciar a vacinação na população que atende aos critérios. Atualmente, os estoques de Pfizer Bivalente nos centros de saúde estão esgotados. Em um comunicado emitido no dia 17 de abril, o Ministério…

Continuar lendo

Jundiaí

Habitação social: Jundiaí será contemplada com mais 200 novas unidades via CDHU

O lançamento foi feito nesta sexta-feira (26) pelo governador Tarcísio de Freitas, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes

Publicado

em

Por

Anúncio de 200 novas unidades habitacionais para Jundiaí, via CDHU, foi feito nesta sexta-feira (26). Foto: Divulgação

Depois do anúncio da construção de 300 novas unidades habitacionais de interesse social pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, Jundiaí será contemplada com mais 200 novas unidades, dessa vez em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do Governo do Estado. O lançamento foi feito nesta sexta-feira (26) pelo governador Tarcísio de Freitas e…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí abre 450 vagas para oficinas gratuitas na Pracinha da Cultura no Vista Alegre

Há vagas para oficinas Ballet, Capoeira, Forró Pé de Serra, Hip Hop, Jiu Jitsu, Muay Thai, Violão, Teatro e mais. Podem participar crianças, jovens e adultos.

Publicado

em

Por

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Interessados em participar poderão se inscrever em até três oficinas desde que não haja coincidência de horário. Saiba mais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Cultura de Jundiaí abriu 450 vagas para mais de 15 oficinas gratuitas para a população na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo Ceu das Artes). Há vagas para pessoas de diversas faixas etárias – desde crianças até adultos. As aulas têm duração de oito meses (maio a dezembro) e acontecem em dias diferentes da semana. De acordo com a Cultura, há…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí recebe encontro estadual de secretários de finanças

Publicado

em

Por

Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15)
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), em parceria com a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), promove, na terça-feira (30), o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças, no auditório da Universidade Anchieta. O evento está previsto para começar às 9h e terá palestras e debates sobre temas atuais na…

Continuar lendo
Publicidade