Saiba por quê Jundiaí é considerada a 'Cidade das Crianças'
Conecte-se conosco

Jundiaí

Saiba por quê Jundiaí é considerada a ‘Cidade das Crianças’

A cidade é pioneira no projeto Cidade das Crianças, com iniciativas inéditas e foco no protagonismo infantil.

Publicado

em

Atualizado há

Prefeito de Jundiaí e crianças no Mundo das Crianças
Jundiaí é referência quando o assunto é iniciativas em prol dos pequenos. 24 de agosto é celebrado Dia da Infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Você sabia que hoje, 24 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Infância? Se você é Jundiaiense, já sabe que esse tema é muito importante na nossa cidade. Desde 2018, Jundiaí tem se destacado nacional e internacionalmente por suas ações em prol da infância e com seu título de “Cidade das Crianças”.

Mas você se lembra como isso começou, e o que tem sido feito na cidade com essas iniciativas?

Projeto Cidade das Crianças

Dezembro de 2018 foi um mês histórico para o município. Neste mês, Jundiaí se tornou a primeira cidade de São Paulo, e a segunda no Brasil, a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Mundo das Crianças.

Esse projeto integra ainda a Urban95, uma iniciativa internacional, da fundação holandesa Bernard van Leer. Esse grupo tem como propósito incluir a perspectiva de crianças e seus responsáveis no planejamento urbano de cidades ao redor do mundo. Assim, gestores públicos recebem através do projeto capacitações para entender como contribuir com o desenvolvimento infantil a partir de experiências nas cidades, atuando em locais onde estão os bebês e suas famílias – principalmente as mais vulneráveis.

Crianças posando após vacinação em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com isso, as cidades que integram o Projeto Mundo das Crianças entendem e projetam planos para a comunidade, sob a perspectiva de quem tem 95 cm – ou seja, para crianças a partir de 3 anos de idade. Assim, a iniciativa incorpora essa lente da primeira infância na gestão das cidades, com promoção de internações positivas com a natureza, espaços urbanos e serviços.

“A Rede Urban95 Brasil surgiu com o objetivo de promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras”. E é isso que Jundiaí se propôs a fazer quando integrou o projeto.

Jundiaí: Cidade das Crianças na prática

Em Jundiaí, a iniciativa Cidade das Crianças é resultado de um trabalho em equipe entre as Unidades de Gestão. Nessa perspectiva, gestões de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura, Cultura e mais, trabalham juntos sob a perspectiva das crianças da cidade.

Logo após a divulgação do projeto Cidade das Crianças na cidade, a gestão de Jundiaí deu o pontapé em projetos inéditos. No início de 2019, a Prefeitura de Jundiaí lançou o “Comitê das Crianças”, ação que aproxima a gestão municipal dessa falada perspectiva da primeira infância.

Comitê das Crianças

O Comitê das Crianças é uma iniciativa que, de tempos em tempos, sorteia 24 crianças, com o objetivo de melhorar a cidade. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, cada vetor é representado por duas meninas e dois meninos, entre nove anos e dez anos e três meses de idade. Dessa forma, os pequenos se reúnem em encontros com gestores de Jundiaí, para debater propostas de políticas públicas para a infância no município. Até porquê, quem melhor para determinar o que as crianças precisam, do que as próprias crianças?

Mundo das Crianças. (Foto: Divulgação)
Mundo das Crianças. (Foto: Divulgação)

“Jundiaí sai na frente e fomenta na sociedade e nas crianças a participação delas na discussão sobre políticas públicas”, disse o prefeito, Luiz Fernando Machado, durante a apresentação da proposta do projeto Cidade das Crianças, em 2018.

A primeira reunião do Comitê das Crianças aconteceu em abril de 2019, no Complexo Fepasa. “Queremos desenvolver políticas públicas com base no olhar simples e mais puro das crianças porque isso certamente vai deixar a cidade melhor também para adultos e idosos”, afirmou Luiz Fernando na ocasião. “Muitas vezes, medidas simples são as que apresentam melhores resultados e, por isso, acreditamos que a participação das crianças no desenvolvimento da cidade é fundamental”.

Ruas de Brincar

Outro projeto que saiu do papel no projeto Cidade das Crianças é o “Ruas de Brincar”. A ideia principal é fechar determinadas vias para explorar as brincadeiras. A fim de zelar pela segurança, a Prefeitura disponibiliza cavaletes estilizados, com desenhos do artista italiano Frato e com a frase: “Perdoem o transtorno. Estamos brincando por vocês”.

Quem gerencia o fechamento das ruas são os próprios moradores do entorno. Assim, os pequenos têm a oportunidade de brincar em segurança, sem a passagem de veículos. Além disso, o projeto Ruas de Brincar ainda explora o protagonismo e criatividade das crianças, com jogos gigantes, desenhos e brincadeiras o dia todo.

Qualquer bairro pode solicitar o fechamentos das vias para a ação. Basta que os interessados preencham o formulário de adesão, disponível online, e obtenham as assinaturas de pelo menos 75% dos moradores do trecho indicado para fechamento.

Outras ações pela infância

Depois desses dois projetos iniciais, o Comitê das Crianças e a Gestão Municipal de Jundiaí ainda criaram diversos projetos inovadores. Confira os principais:

Anjos da Guarda: A Guarda Municipal de Jundiaí garante a presença de agentes de segurança em frente às escolas municipais para acompanhar a entrada e saída das crianças, todos os dias da semana.

Guardas em escola municipal de Jundiaí recepcionando crianças
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Praça Família Jundiaí & Espaço Pet: O novo conceito de espaço público recebe toda a família jundiaiense e conta com um espaço pet friendly para os animaizinhos de estimação. As praças contam com estacionamento, quiosque, bebedouros (para pessoas e para animais), piso emborrachado, playground com brinquedos em madeira, área para brincadeiras infantis e grande área com espaço agility para os cães. Além disso, brinquedos adaptados para crianças com deficiência, como balanço para cadeira de rodas.

Inglês a partir dos quatro anos: 8 mil estudantes de quatro e cinco anos de idade da rede municipal de ensino têm língua inglesa no currículo escolar. Elas aprendem o novo idioma com música e ludicidade.

Mundo das Crianças: Em 2019, a Prefeitura recebeu um pedido especial do Comitê das Crianças: construir um parque público gratuito bem grande com brinquedos (inclusive aquáticos) para as crianças de todas as idades“. A gestão atendeu o pedido no mesmo ano, com o início das obras do Mundo das Crianças. Em 2021, o Mundo se tornou uma das principais salas de aula a céu aberto da rede municipal de ensino. Assim, proporcionando experiências inovadoras aos pequenos todos os dias.

Jundiaí já tem o título de Cidade das Crianças, e cada dia mais enaltece essa conquista com novos planos a partir do protagonismo infantil! Qual sua iniciativa favorita? E o que você sugere para novas ações para a infância?

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí e Siemens discutem a ampliação de parcerias na área da inovação

Reunidos no gabinete do prefeito, gestores e executivos discutiram também demandas específicas da empresa

Publicado

em

Por

Encontro com as empresas é uma rotina da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última quarta-feira (15), o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu com executivos da Siemens Energy Brasil em seu gabinete. Durante o encontro, foram exploradas oportunidades de ampliação das colaborações na esfera da tecnologia e inovação. Além disso, foram discutidas demandas específicas da empresa que está localizada no município. "A aproximação com o setor privado é uma dinâmica adotada desde…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta para golpe de de óculos e exames de vista grátis

Descubra como se proteger de fraudes e onde buscar informações seguras sobre saúde ocular

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí alerta que circulam nas redes sociais fotos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com informações sobre a oferta de exames de vista e armações de óculos gratuitas. Isso é um golpe! São páginas que oferecem links, que uma vez clicados podem induzir a pessoa ao fornecimento de dados pessoais e contratação de serviços indevidamente. A orientação…

Continuar lendo
Publicidade