Patrimônios e identidades de Jundiaí são homenageados em nova exposição no Museu
Conecte-se conosco

Jundiaí

Patrimônios e identidades de Jundiaí são homenageados em nova exposição no Museu

A exposição conta com uma viagem por 12 salas que possuem acervos com múltiplas identidades culturais de Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

exposicao-patrimonios-culturais-de-jundiai_mitos-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão recebe a exposição inédita “Patrimônios Culturais de Jundiaí”. Com entrada gratuita, as homenagens a figuras e lugares relevantes da história da cidade estarão expostas até o dia 15 de novembro .

A exposição conta com uma viagem por 12 salas com acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí. Assim, a iniciativa homenageia pessoas com trajetórias históricas para a cidade.

O começo de tudo

A visita se inicia em um ambiente dedicado a contar as origens de Jundiaí, desde a referência do seu nome, até mapas com as dimensões da antiga vila de Nossa Senhora do Desterro, o traslado do auto de criação da vila e documentos que atestam a presença de quilombos – redutos de resistência à opressão a afrodescendentes – no atual bairro do Caxambu.

Na sequência, a exposição dedica-se ao Solar do Barão, edifício histórico onde o Museu está instalado. Você pode conhecer da técnica milenar de taipa, utilizada na construção do prédio até a desconstrução de alguns mitos. Você sabia que há quem pense que o Solar era uma resistência do Barão, quando na verdade era apenas sua casa de veraneio?

História de Jundiaí

Além disso, a exposição traz recortes jornalísticos que narram fatos históricos do Museu, como seu tombamento e reforma até a transferência da posse do edifício das Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegem para a Prefeitura.

Após isso, a exposição reserva-se ao Teatro Polytheama. O ambiente traz sua maquete e fotos. Com isso, o visitante compara seus períodos de derrocada e o de seu esplendor atual. Além disso, a exploração mostra plantas arquitetônicas e fotos da visita de Lina Bo Bardi, arquiteta ítalo-brasileira que assinou o projeto de sua revitalização.

O ambiente dedica espaço ao Hospital São Vicente de Paulo. Com 120 anos, a unidade é uma das instituições de saúde mais completas do interior paulista. De acordo com a gestão, o hospital realiza, em média, 24 mil atendimentos mensais.

exposicao-patrimonios-culturais-de-jundiai_hospital-são-vicente-de-paulo-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Já, outro espaço trata dos movimentos de ferroviários negros da Cia. Paulista na fundação do Clube 28 de Setembro. O mesmo ambiente traz expostos dois tocheiros negros, do artista vêneto Andrea Brustolon. Essa parte da exposição vida propor o diálogo sobre o tema à luz da Cultura e do respeito à dignidade humana.

Outros locais de Jundiaí recebem homenagens, como a Serra do Japi, com plantas, pedras e fotos de suas árvores e cachoeiras; o Arquivo Histórico da UGC, onde o visitante pode aprender como se dá a organização e preservação dos documentos e o planejamento de suas atividades e divulgação; além do Centro das Artes, onde se encontra a famosa Sala Glória Rocha, o visitante pode acompanhar o processo de revitalização em execução pela Prefeitura para o local.

Personalidades jundiaienses

“Patrimônios Culturais de Jundiaí” também traz uma extensa lista de personalidades homenageadas. Na sala dedicada ao Museu, o tributo vai desde as famílias Queiroz Telles, Paes (da qual fez parte e foi moradora a professora Ana Pinto Duarte Paes) e Brunherotto, até o jardineiro Adão e Albina Maria de Jesus, a Nhá Lau, senhora escravizada e símbolo de luta e resistência.

A exposição também homenageia ícones como Carlota Edith Barbieri, mais conhecida por Maria dos Pacotes, que ganha todo um corredor com fotos, recortes de jornais e livros e a reprodução de seus famosos pacotes, além de um painel interativo para que o visitante registre suas memórias com a homenageada.

exposicao-patrimonios-culturais-de-jundiai_maria dos pacotes-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para encerrar, a exposição dedica uma de suas instalações a Zé Carioca, pseudônimo do músico jundiaiense José do Patrocínio Oliveira, eternizado por seus trabalhos com Carmen Miranda e pela inspiração na personagem dos estúdios Walt Disney.

Visite

Durante a visita ao Museu, o estudante Luiz Fernando Carvalho, de 11 anos, não teve dúvidas em escolher sua parte favorita. “A do Zé Carioca. Gosto muito de desenhos antigos e não sabia que ele era de Jundiaí. Isso é incrível”, comentou o jovem morador do jardim Eloy Chaves, acompanhado do irmão mais velho Pedro Henrique e de seus pais, os professores Soraia e Luiz Henrique.

exposicao-patrimonios-culturais-de-jundiai_luiz fernando-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro, e pode ser visitado, gratuitamente, de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade