Smart Cities: Jundiaí pode ser 'cidade irmã' de Gaoyou, na China
Conecte-se conosco

Jundiaí

Smart Cities: Jundiaí pode ser ‘cidade irmã’ de Gaoyou, na China

Jundiaí tem um histórico de assinaturas de termos para geminação de cidades há cinco décadas

Publicado

em

Atualizado há

Reunião online
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta sexta-feira (9), representantes de Jundiaí e de cidade chinesa de Gaoyou se reuniram. A conversa serviu para iniciar tratativas do acordo de cooperação entre as duas cidades para que se tornem cidades irmãs.

A reunião aconteceu junto da InvestSP, Agencia Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, vinculada ao Governo do Estado de São Paulo. Jose Mario Antunes, representante chefe da InvestSP na China, conduziu a conversa.

Durante o encontro, os representantes discutiram assuntos como o desenvolvimento tecnológico, smart cities, meio ambiente, comércio e atração de investimentos mútuos.

“Jundiaí dá mais um passo para sua internacionalização . A aproximação com a cidade chinesa representará uma oportunidade de atração de investimentos para Jundiaí, além, por óbvio, da troca de experiências culturais”, explica o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes.

“A reunião fomentou grande interesse, e a certeza de que a geminação entre Gaoyou e Jundiaí criará oportunidades para parcerias estratégicas de desenvolvimento, proporcionando oportunidades de intercâmbio e troca de conhecimentos e ideias”, disse o assessor especial de Cooperação Internacional, Sami Mansour.

O diretor da secretaria de Relações Internacionais de Gaoyou, Yang Lin, falou da estrutura da cidade chinesa e alinhou os próximos passos. “Nosso município tem a cidade inteligente como estratégia de desenvolvimento, principalmente na iluminação pública. Convido a todos a conhecerem nossa cidade e queremos estreitar relação com Jundiaí”, explica. Assim, agora as cidades agora vão trocar informações e em fevereiro devem assinar acordo de cooperação.

Gaoyou

A cidade chinesa tem uma economia diversificada, assim como Jundiaí. Gaouyou abrange setores como agricultura, turismo, indústria, tecnologia e serviços. A cidade tem 820.600 habitantes, e é uma cidade no nível do condado sob administração de Yangzhou, província de Jiangsu, China, localizada no delta do rio Yangtze, no lado norte do rio Yangtze.

Dessa forma, a Assessoria de Cooperação Internacional pontua como primordial o estreitamento de laços entre Jundiaí e Gaoyou. Essa é uma forma de continuar com os assuntos abordados e estreitamento de laços entre as cidades.

Tradição de Cidades Irmãs

Recentemente, o prefeito Luiz Fernando Machado assinou um termo de intenção para que Jundiaí se torne cidade-irmã de Prata di Pordenone. O acordo possibilita um intercâmbio cultural e econômico entre os municípios.

Jundiaí tem um histórico de assinaturas de termos para geminação de cidades há cinco décadas. O primeiro acordo foi firmado no ano de 1964, com a cidade norte americana de Trenton. Desde então, o município se tornou cidade-irmã de Iwakuni (Japão – 1989), Padova (Itália – 1994), Havana (Cuba – 1998), Tai’an (China – 2002) e Rugao (China – 2019).

Jundiaí

Reunião com governo estadual impulsiona projetos de R$ 1 bilhão para mobilidade em Jundiaí

Intervenções incluem melhorias no fluxo de veículos e segurança, com obras lideradas por iniciativa privada.

Publicado

em

Em reunião na Capital, Prefeito Luiz Fernando apresenta projetos para secretário Rafael Benini (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Luiz Fernando Machado e gestores municipais se reuniram com o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, na sede da secretaria, para discutir projetos de melhorias na mobilidade urbana de Jundiaí. O foco principal da reunião foi a busca de soluções para os gargalos de trânsito ao longo da Rodovia Anhanguera, que…

Continuar lendo

Jundiaí

Portal Jundiaí Empreendedora celebra três anos impulsionando o desenvolvimento econômico local

Além da plataforma online, há o espaço físico localizado no Maxi Shopping, com atendimentos realizados através de agendamento

Publicado

em

Por

Com 1,3 milhão de acessos, a plataforma tem sido uma ferramenta crucial para fomentar a geração de empregos e renda em Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (13), o portal Jundiaí Empreendedora comemora seu terceiro aniversário com marcos significativos. Com 1,3 milhão de acessos, a plataforma tem sido uma ferramenta crucial para fomentar a geração de empregos e renda em Jundiaí, estimulando o empreendedorismo, atraindo investimentos e facilitando a interação entre a população, empresas e o governo local. O prefeito Luiz Fernando Machado destaca a…

Continuar lendo

Jundiaí

Motoristas do transporte público de Jundiaí participam de ação de segurança no trânsito

Ações incluem exercícios práticos e orientações de saúde para reduzir acidentes e melhorar o bem-estar dos motoristas.

Publicado

em

Motoristas recebem orientações de saúde durante as atividades do Maio Amarelo em Jundiaí, visando prevenir incidentes no trânsito. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dando continuidade à campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema "Paz no Trânsito Começa por Você", a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), em parceria com o SEST/SENAT, promoveu uma ação de saúde para os funcionários do transporte público de Jundiaí. A iniciativa, realizada na última semana, teve como objetivo conscientizar os colaboradores da importância de…

Continuar lendo

Jundiaí

Canil da Guarda Municipal de Jundiaí está com 98% das obras concluídas

O Canil recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões e será entregue à população ainda no primeiro semestre de 2024.

Publicado

em

Por

Expectativa é que o equipamento seja entregue ainda no primeiro semestre de 2024 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (13), o Prefeito Luiz Fernando Machado visitou as obras do novo canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), localizado no bairro do Medeiros. O equipamento de segurança está com 98% de execução e será entregue ainda no primeiro semestre de 2024. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o novo canil contará com uma estrutura completa para abrigar…

Continuar lendo

Jundiaí

ISO 9001: ETA Anhangabaú vai abrigar projeto piloto em Jundiaí

Unidade, uma das principais da DAE, é responsável por tratar a maior parte da água fornecida à cidade e opera 24 horas por dia

Publicado

em

Por

ETA Anhangabaú é uma das principais unidades da DAE: escolha se deu pela precisão dos processos na estação. Foto: DAE Jundiaí

Em busca da certificação ISO 9001:2015, que define um modelo de gestão de qualidade, a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) foi escolhida para abrigar um projeto piloto, que será expandido, no futuro, para todos os setores da DAE Jundiaí. Considerada uma das principais unidades da empresa, a ETA-A é responsável por tratar a maior parte da água…

Continuar lendo
Publicidade