Hospital Universitário de Jundiaí inicia mutirão de cirurgias eletivas
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hospital Universitário de Jundiaí inicia mutirão de cirurgias eletivas

“Cuidar da saúde da população de Jundiaí sempre foi, é e continuará sendo uma prioridade no nosso governo”, destaca o Prefeito Luiz Fernando.

Publicado

em

Atualizado há

Médicos e paciente em sala de cirurgia
O mutirão de cirurgias eletivas deve reduzir a fila de espera por procedimentos de baixa e média complexidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí anunciou que o Hospital Universitário da cidade iniciará o primeiro mutirão de cirurgia eletivas do ano. O mutirão tem como objetivo equalizar a fila de espera por procedimentos de baixa e média complexidades represados por conta da pandemia da Covid-19.

De acordo com a gestão municipal, a expectativa é realizer três mil cirurgias de diversas especialidades – gerais, urológicas, de aparelhos digestivos, circulatórios, e ortopédicas, inclusive com próteses – no período de um ano.

O mutirão acontece a partir de um convênio firmado entre a Prefeitura de Jundiaí com o Hospital São Vicente de Paulo. No entanto, os procedimentos acontecem em hospitais conveniados pela própria instituição de saúde, como o Hospital Universitário. Assim, a rede municipal de saúde encaminha os pacientes, a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ambulatórios.

“O mutirão é uma iniciativa importante e assertiva da Prefeitura com apoio do Hospital Universitário”, destaca o ortopedista e superintendente do hospital, Itibagi Rocha Machado. “Há uma demanda importante de cirurgias ortopédicas que ficou reprimida devido à pandemia e, para resolver isso, o HU está organizado e fará todas as cirurgias. Enquanto Hospital Universitário, entendemos que esse é o nosso papel”, explica.

Atendimento à população

Ana Silva, de 82 anos, moradora do bairro Jundiaí Mirim, deu entrada na manhã de sábado (21), no Hospital Universitário (HU). Ela foi a paciente número um no primeiro dia do mutirão de cirurgias eletivas, projeto anunciado pelo Prefeito Luiz Fernando Machado no encerramento das entregas em comemoração do aniversário de 366 anos de Jundiaí, no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em dezembro.

Dona Ana Silva operou a região do quadril em dezembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Ela tinha um desgaste muito grande na região do quadril, e sentia muita dor ao realizar tarefas simples, até mesmo se levantar ou agachar. “Espero uma boa melhora para poder andar direito, caminhar, cuidar dos meus afazeres. Foi uma benção de Deus”, diz.

“Cuidar da saúde da população de Jundiaí sempre foi, é e continuará sendo uma prioridade no nosso governo”, ressalta o Prefeito Luiz Fernando Machado. “Esperamos que, em breve, todos que aguardam por esse momento sejam finalmente atendidos, que realizem suas cirurgias o quanto antes. Por meio de uma ação conjunta com o Estado, não estamos medindo esforços para isso”.

A organização do mutirão é do HSV, com a parceria de outras instituições, com investimento de R$ 20 milhões.

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo
Publicidade