Centro Esportivo de Jundiaí terá aulas de Walking Football; confira
Conecte-se conosco

Esportes

Centro Esportivo de Jundiaí terá aulas de Walking Football; confira

O walking football é uma modalidade de futebol adaptado que se joga caminhando, dedicado para pessoas da melhor idade.

Publicado

em

Atualizado há

Idosos jogando Walking Football
O projeto conta com o patrocínio das empresas Dexco-Deca e Ambev, através da Lei de Incentivo ao Esporte Federal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí agora conta com aulas de walking football, uma espécie de futebol adaptado para a melhor idade. O projeto conta com o patrocínio das empresas Dexco-Deca e Ambev, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Federal.

A organização social Walking Football Brasil (WFB) iniciou em Jundiaí um novo núcleo da modalidade walking football, futebol que se joga caminhando. De acordo com a WFB, o esporte é voltado à população 60+. As aulas acontecem no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Nilo Avelino Macedo, no Jardim Esplanada.

As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, divididas em três turmas, às 8h, 10h15 e às 14h, com 20 alunos cada. Além disso, os alunos sempre terão orientações de uma equipe multidisciplinar da WFB, que conta com pelo menos dois professores por turma. Ainda há vagas disponíveis e os interessados devem entrar em contato através de número (11) 98230-7483. Idosos de ambos os sexos podem participar.

Walking football

walking football é uma ramificação do futebol preparada para pessoas mais velhas. Neste esporte, uma das principais regras é jogar caminhando, o que o torna inclusivo, e proporciona relevantes índices positivos de saúde e bem-estar.

“Fomos procurados pela organização e assinamos a parceria, cedendo o espaço para as aulas”, explica o gestor da UGEL, Cláudio Tarallo. “O futebol adaptado será mais uma modalidade inclusiva na grade de aulas dos nossos Centros Esportivos, que fomenta o esporte e promove a saúde, o lazer e a qualidade de vida da melhor idade, além da interação entre eles que é sempre os dos pontos mais relevantes”.

Idosos jogando Walking Football
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O esporte nasceu na Inglaterra e vem se popularizando pelo mundo e é representado no Brasil, pela Walking Football Brasil. Foi a organização da sociedade civil que instituiu a prática no país, capacitando profissionais e democratizando a modalidade. A WFB utiliza sua metodologia em diversos espaços que atuam com a população longeva, como: Núcleos de Convivência da Pessoa Idosa, Clubes e Espaços Comunitários.

Bem-estar

Para Ricardo Leme, fundador e CEO da Walking Football Brasil, a modalidade tem um papel social importante para o desenvolvimento e impacto positivo na vida das pessoas 60+ compreendendo a sua heterogeneidade.

“Atuamos com o esporte para o desenvolvimento humano. Hoje no Brasil, existem mais de 37 milhões de pessoas idosas. E o estímulo ao exercício físico, como a prática de walking football, contribui para o bem-estar destas pessoas, além de promover a longevidade ativa”, comenta.

“Quando respeitamos as diferenças das pessoas 60+ e as incluímos em um projeto de futebol que se joga caminhando, atuamos para melhorar o bem-estar físico e emocional destas pessoas, além do promover a construção de um espaço de diálogo e interação social”, relata. Segundo o CEO, a parceria com o município é um grande ganho para a democratização do esporte. “Chegar em Jundiaí, um dos grandes municípios da região metropolitana de São Paulo, é muito significativo para a democratização deste esporte”, finaliza.

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo

Esportes

Ocelots Futebol Americano enfrenta Guarani Indians neste domingo em Jundiaí

Disputa será crucial para equipe jundiaiense garantir uma vaga direta nos playoffs

Publicado

em

Por

Foto: Grasiela Gonzaga

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 15h, o Ocelots Futebol Americano enfrenta a equipe do Guarani Indians em um confronto de extrema importância pela quarta rodada da fase de grupos da SPFL Série Diamante. O jogo acontecerá na Arena Jaguatirica, em Jundiaí. Após uma derrota contra o Guarulhos Rhynos FA, o Ocelots não pode mais se dar ao…

Continuar lendo

Esportes

Como o esporte facilita a cooperação intergrupal no Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

O Brasil é sinônimo de uma rica herança esportiva que pulsa no coração de sua sociedade, colorindo a consciência nacional com tons de entusiasmo, paixão e unidade. A cultura do esporte no Brasil não se limita ao mero entretenimento ou à proeza física, mas se estende como um tecido social que une comunidades e nutre um senso de identidade comum.…

Continuar lendo

Esportes

Uma breve história dos torneios de esportes cibernéticos

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

Os torneios de esportes cibernéticos, hoje um espetáculo global, tiveram um início humilde. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o crescimento dos jogos competitivos era predominantemente localizado, com pequenos grupos de entusiastas organizando festas em LAN locais e torneios amadores. A onipresença da Internet, no entanto, impulsionou os esportes cibernéticos para um cenário global. Como a…

Continuar lendo
Publicidade