Preconceito contra universitária de 44 anos gera revolta e solidariedade de colegas
Conecte-se conosco

Brasil

Preconceito contra universitária de 44 anos gera revolta e solidariedade de colegas

A caloura de biomedicina Patrícia Linares foi vítima de etarismo; em vídeo, três alunas ironizam e dizem que ela deveria “estar aposentada”

Publicado

em

Atualizado há

Alunos demonstram apoio à Patrícia Linares, vítima de etarismo na Unisagrado, em Bauru (SP). Foto Arquivo Pessoal

Na sexta passada (10), viralizou um vídeo na internet mostrando três estudantes do curso de biomedicina da universidade Unisagrado, em Bauru, debochando da aluna do mesmo curso, Patrícia Linares, por ela ter 44 anos.

Indignados com o preconceito e para mostrar solidariedade à Patrícia, seus colegas de curso reuniram e entregaram cartas, flores e chocolates. A caloura vítima do etarismo recebeu, no mesmo dia, apoio de alunos do 4º ano de biomedicina, que não se conformaram com a falta de empatia. Para eles, a nova estudante é um exemplo de que “nunca é tarde de ir atrás dos seus sonhos”.

Ao g1, a aluna Júlia Fuganholi, de 21 anos, conta que Patrícia ficou emocionada com o apoio e confessou ter ficado mal ao ver o vídeo em que é ridicularizada. “Fomos atrás dela dentro da instituição. No momento que fizemos a homenagem, ela ficou surpresa. Ela falou que tinha ficado muito mal com tudo que havia acontecido, mas que, ao mesmo tempo, se sentiu muito acolhida com as inúmeras mensagens de carinho que ela recebeu do mundo todo”, diz.

Entenda o caso

Na postagem, que já somou mais de três milhões de visualizações, uma das estudantes aparece gravando o vídeo enquanto conversa com as outras duas colegas. Na gravação ela ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. E a outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira.

A estudante que gravou o vídeo ainda diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”. Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.

Devido à repercussão do caso, os estudantes cobram um posicionamento da universidade. “Que isso nunca mais venha acontecer, para que isso seja combatido, pois nenhum tipo de preconceito deve ser aceito em nenhuma situação”, afirma Júlia.

O que diz a Unisagrado

A universidade publicou uma nota em sua rede social horas depois, mas sem fazer menção direta ao caso. No comunicado, afirma que não compactua com qualquer tipo de discriminação e que acredita que “todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia”.

Nos comentários da publicação, muitas pessoas cobraram medidas por parte da instituição. “Queremos uma ação disciplinar para que fiquem todos cientes que esse tipo de atitude é totalmente descabível e não venha se repetir nunca mais”, comentou uma mulher.

Ao g1, a assessoria da Unisagrado disse que está tomando medidas em relação às universitárias envolvidas no caso. “Mas por respeito a todos os envolvidos estamos trabalhando no âmbito institucional e não divulgaremos”, disse.

Brasil

Parada LGBT+ 2024 acontece neste domingo em São Paulo

Evento traz shows de artistas renomados e destaca a importância de votar por direitos LGBT+; confira detalhes da programação e segurança.

Publicado

em

Duas pessoas de costas usando bandeiras do orgulho LGBTQIA+ na Parada LGBT+ 2024, uma com a bandeira do orgulho progressista e outra com a bandeira do arco-íris.
Foto: Canva

São Paulo recebe neste domingo, 2 de junho, a 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ 2024. O evento, que se consolidou como um dos maiores símbolos da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, promete agitar a Avenida Paulista com mais de 16 trios elétricos e shows de grandes nomes da música brasileira, como Pabllo Vittar, Glória Groove e Filipe…

Continuar lendo

Brasil

Lula destaca “dimensão extraordinária” da Marcha para Jesus

Lula elogia o evento por unir fiéis de diferentes igrejas e promover valores cristãos como paz, amor ao próximo e solidariedade.

Publicado

em

multidão participando da Marcha para Jesus 2024, com muitas pessoas de mãos levantadas, ao ar livre.
Milhares de fiéis participam da Marcha para Jesus em São Paulo, celebrando a fé e a união cristã. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao apóstolo Estevam Hernandez, criador da Marcha para Jesus, realizada nesta quinta-feira (30), em São Paulo, uma mensagem em que expressou sua honra ao ver a dimensão e a capacidade do evento de reunir milhares de fiéis de diferentes igrejas cristãs do Brasil e do mundo. Em sua mensagem, Lula afirmou: "Como…

Continuar lendo

Brasil

‘Nem-Nem’: número de jovens que não trabalham nem estudam cresce no Brasil

De acordo com especialistas, desigualdade, a pandemia e mercado informal influenciam nos índices. Saiba mais.

Publicado

em

Pessoas caminhando em calçada urbana; um homem de mochila amarela em destaque; outro agachado, concentrado no celular.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Número de jovens que não estudam nem trabalham dispara no último ano. De acordo com levantamento do Ministério do Trabalho, o Brasil tem 5,4 milhões de jovens entre 14 e 24 anos nessa situação, um aumento de 35% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Na soma com os desocupados (3,2 milhões), que são aqueles que não estudam e nem…

Continuar lendo

Brasil

Exército afasta militares após ‘fake news’ sobre rompimento de dique no Rio Grande do Sul

Na noite deste domingo (26), moradores da cidade foram orientados a evacuar bairro devido a suposto rompimento de dique, o que inundaria a região – mas a estrutura não rompeu.

Publicado

em

Rua alagada com árvores ao fundo e uma placa com o nome do bairro Matias Velho, do Rio Grande do Sul
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

No último domingo (26), um erro de procedimento por parte de militares do Exército Brasileiro causou pânico e a evacuação precipitada de moradores do bairro Mathias Velho, em Canoas, no Rio Grande do Sul. A informação falsa de que um dique havia rompido na região circulou pelas redes sociais na noite deste domingo (26), levando os militares a orientarem os…

Continuar lendo

Brasil

Davi, campeão do BBB 24, se defende de críticas após usar doações para viajar ao RS

Em entrevista, o ex-BBB disse que não tinha condições financeiras de ir para o Rio Grande do Sul com os seus próprios meios.

Publicado

em

Davi BBB distribui doações de alimentos no Rio Grande do Sul.
Foto: Reprodução/Davi Brito/Instagram

Davi Brito, vencedor do BBB 24, admitiu que utilizou parte das doações que arrecadou para se deslocar ao Rio Grande do Sul para auxiliar os desabrigados pelas enchentes. O ex-motorista de aplicativo disse, em entrevista ao O Globo, que "ainda não tinha condições financeiras de ir para o Rio Grande do Sul com os meus próprios meios". "Inicialmente, pedi Pix…

Continuar lendo