Uva Niagara de Jundiahy é oficialmente 'marca registrada' da cidade
Connect with us

Jundiaí

Uva Niagara de Jundiahy é oficialmente ‘marca registrada’ da cidade

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial concedeu à Uva Niagara Rosada de Jundiahy a Indicação Geográfica na categoria Indicação de Procedência.

Published

on

Atualizado há

Uva Niagara de Jundiahy
Uva Niagara de Jundiaí recebe Indicação Geográfica (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Aguardado desde 2009, a Uva Niagara Rosada de Jundiahy finalmente recebeu oficialmente sua Indicação Geográfica nesta semana, na categoria Indicação de Procedência. O reconhecimento partiu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, assim, a fruta se torna “marca registrada” da região de Jundiaí.

O nome Uva Niagara de Jundiahy, escrita assim, com “h” e “y”, tem procedência histórica. Entre o final do século 19 e início do século 20, cultivavam a uva em uma imensa área de terra que se chamava Jundiahy. Depois os municípios foram desmembrados – Jundiaí, Louveira, Itupeva, Jarinu e Itatiba.

A Indicação Geográfica de Jundiahy é a 102ª brasileira registrada no INPI.

Além disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu um documento chamado “instrumento oficial”. Este documento atesta a notoriedade da região e a inserção dos produtores na delimitação geográfica que demandou a IG e que compreende as cidades da região.

“É um grande ganho para o agricultor de Jundiaí e reconhecimento da uva Niagara que nasce em nosso município no ano de 1934 e que já tem notoriedade reconhecida”, ressalta o prefeito Luiz Fernando. De acordo com o prefeito, Jundiaí é conhecida nacionalmente como a “Terra da Uva” porque a cidade é responsável por 30% da produção da fruta no Estado de São Paulo”.

“Apesar da gente ter produção dessa uva nacionalmente, a uva aqui da região de Jundiaí é reconhecida como uma qualidade com relação às outras”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. “E isso é muito percebido na Ceasa, por exemplo, onde as pessoas procuram a uva de Jundiaí”.

Produtores de Uva de Jundiaí

O caderno de especificações da produção, criado durante o processo, será fundamental para que os produtores interessados em se beneficiar do reconhecimento cultivem a uva dentro dos padrões estabelecidos. “Essa grafia com ‘y’ foi o ponto de união dos municípios que produzem a uva atualmente. Eles se reconhecem como membros daquele território, por produzirem a uva niagara rosada, terem colonização parecida e na mesma época, cultivarem no mesmo solo. Eles têm uma sensação de pertencimento”, afirmou o auditor fiscal do Ministério da Agricultura e Pecuária, Francisco José Mitidieri.

De acordo com a Associação Agrícola de Jundiaí, os cinco municípios contemplados reúnem entre 700 e 800 produtores de uva. “A ideia é atrair mais turistas à região e despertar o interesse pela niagara rosada de Jundiahy, que compreende todas essas cidades. É uma alegria muito grande receber essa notícia, que vai estimular muito todos os produtores rurais”, afirmou presidente da Associação, Rene José Tomasetto.

Jundiaí

Cursos gratuitos em Jundiaí com inscrições abertas no Funss para julho

Fundo Social e Senai oferecem cursos gratuitos em julho; saiba como se inscrever e confira os pré-requisitos.

Published

on

Homem usando computador no escritório, visualizando planilha de cursos gratuitos em Jundiaí oferecidos pelo Funss e Senai.
Inscrições abertas para cursos gratuitos em Jundiaí: confira as datas e detalhes dos cursos. - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições na próxima terça-feira (18) para novos cursos gratuitos, oferecendo oportunidades para quem busca inovar na carreira, empreender ou adquirir novas qualificações. Como se inscrever nos cursos gratuitos em Jundiaí Para participar, os interessados devem acessar o site https://fundosocial.jundiai.sp.gov.br/cursos/vagasabertas/, escolher o curso desejado e preencher o formulário online. É importante ressaltar…

Continue Reading

Jundiaí

Obras do prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan avançam em Jundiaí

As obras avançam com foco em modernização e melhorias na mobilidade urbana de Jundiaí.

Published

on

Vista aérea das obras de prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan em Jundiaí, mostrando a margem do rio e infraestrutura urbana.
DAE investe R$ 2,14 milhões no prolongamento da Ozanan, considerada a maior obra de mobilidade da história da cidade - Foto: Prefeitura de Jundiaí

As obras de remanejamento de um emissário de esgoto de grande porte (1.500 mm de diâmetro) pela DAE Jundiaí marcaram o início desta semana no prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan. Os serviços começaram pela margem esquerda do rio Jundiaí, próximo à Churrascaria da Fazenda. Ritmo acelerado nas obras de mobilidade “A maior obra de mobilidade da nossa história está…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading

Jundiaí

Viagem musical leva crianças do ensino municipal de Jundiaí a diferentes culturas

Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma aventura imaginária pelas Américas e África

Published

on

Crianças do Ensino Infantil de Jundiaí participando de atividades na quadra da escola

Na última terça-feira (11), a Emeb Vereador Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco, se transformou em um portal para um mundo de música e brincadeiras. Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma viagem imaginária pelas Américas e África, conhecendo as tradições musicais e brincadeiras de diversos povos. Uma aventura musical pelos continentes O pequeno Lorenzo,…

Continue Reading