Pesquisa do Hospital São Vicente e Faculdade de Medicina de Jundiaí é publicada em artigo internacional
Conecte-se conosco

Jundiaí

Pesquisa do Hospital São Vicente e Faculdade de Medicina de Jundiaí é publicada em artigo internacional

O estudo determina o papel central no aparecimento e gravidade da dor articular e na previsão de doença cardiovascular em indivíduos afetados com osteoartrose.

Publicado

em

Atualizado há

Médicos do Hospital São Vicente
Pesquisa da equipe de Ortopedia do HSV e Faculdade de Medicina de Jundiaí é publicada em artigo internacional (Foto: Divulgação/Hospital São Vicente)

O reconhecimento dos serviços prestados pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSV), segue sendo motivo de orgulho para os profissionais que trabalham para levar o nome da instituição até para outros países. Em novo feito, a equipe médica da especialidade de ortopedia teve seu estudo publicado pela revista britânica BMJ Open.

O trabalho de pesquisa contou com apoio econômico do “Programa Jovens Pesquisadores” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). De acordo com a instituição, o programa concedeu a bolsa a Dra. Martha Castano-Betancourt, pesquisadora visitante da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Os especialistas Ricardo Fruschein Annichino, Marcelo de Azevedo e Souza Munhoz, Eduardo Gomes Machado e Martha Cecilia Castano-Betancourt, promoveram um estudo para determinar o papel central no aparecimento e gravidade da dor articular e na previsão de doença cardiovascular em indivíduos afetados com osteoartrose. O estudo contou com parceria do Instituto Jundiaiense de Ortopedia e Traumatologia (IJOT), mestrandos e residentes da FMJ.

De acordo com Dr. Eduardo Machado, ortopedista e traumatologista, o trabalho começou no Departamento de Ortopedia do Hospital no segundo semestre de 2017. O grupo coletou informações de prontuários e entrevistas de 900 pacientes com osteoartrite que consultaram o departamento durante dois anos e meio. Após uma pausa, por causa da pandemia, a pesquisa continuou no segundo semestre de 2021, quando a equipe iniciou as análises estatísticas e enviaram os artigos para publicação.

Pesquisa do Hospital São Vicente e Faculdade de Medicina de Jundiaí é publicada em artigo internacional1

Entendendo a doença

A osteoartrose, ou simplesmente artrose, é uma doença articular crônica que afeta as articulações danificando a cartilagem que reveste a superfície delas, resultando na falência de vários processos de reparação ou de lesões sofridas pela articulação. A cartilagem é um tecido firme e lubrificado que permite o movimento suave, sem fricção das articulações.

Na osteoartrose, a cartilagem torna-se irregular, aumentando a fricção, o que pode evoluir até que os ossos se movimentem em contato direto. Clinicamente há dor articular, rigidez e limitação da função.

“A população em risco é constituída, principalmente, por pessoas idosas, em particular do sexo feminino, com obesidade, com lesões articulares ou ligamentares previas devido à profissão ou por trauma. No momento, a osteoartrite não tem cura. Geralmente, os pacientes chegam ao nosso serviço procurando a possibilidade de cirurgia através de uma substituição articular. As medidas apenas parcialmente bem-sucedidas dependem da prevenção e tratamento correto de lesões traumáticas das articulações e obesidade”, explica Machado.

Pesquisa

“Até hoje, publicamos quatro artigos internacionais. Em cada um deles identificamos fatores de risco que podem acelerar o aparecimento da doença ou piorar os sintomas em pacientes com osteoartrite. Esses fatores podem ser controlados ou prevenidos para diminuir a dor dos pacientes ou retardar a progressão da doença. Pacientes com osteoartrite apresentam diversas comorbidades e fatores de risco que podem piorar os sintomas e acelerar o início da doença. Além da obesidade clássica, medida com peso e altura corporal, a obesidade central, que é medida com a circunferência da cintura, tem um papel mais importante no aparecimento e gravidade da dor nas articulações. O diabetes também é uma comorbidade importante para pacientes com osteoartrite”, completa o ortopedista. 

Resultados

Por meio dos resultados é possível concentrar a equipe na detecção dos fatores de risco que pode piorar a osteoartrite ou aumentar as complicações após a cirurgia dos pacientes. Pode-se controlar alguns desses fatores, diminuindo a dor dos pacientes e diminuindo o risco, principalmente de infecções após a cirurgia.

“O trabalho em equipe é fundamental para conseguir publicar nossas pesquisas em periódicos internacionais. Nossa equipe e residentes auxiliam na identificação dos pacientes e no convite para participar do estudo. Ajudamos no diagnóstico da doença articular e outros fatores de risco. Nossa epidemiologista Martha, com uma equipe de mestrandos, realizou as entrevistas e fez a análise estatística. Nosso esforço reflete a importância do trabalho conjunto entre a Ortopedia do Hospital São Vicente e a Faculdade de Medicina de Jundiaí”, finaliza Dr. Eduardo.

Acesse e confira a publicação: https://bmjopen.bmj.com/content/12/12/e066453.full

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade