Dia da Indústria: região comemora números positivos e protagonismo no desenvolvimento econômico
Conecte-se conosco

Jundiaí

Dia da Indústria: região comemora números positivos e protagonismo no desenvolvimento econômico

“A indústria é um dos principais motores do nosso crescimento econômico de um país”, comenta Marcelo Cereser, diretor do CIESP Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

Marcelo Cereser é diretor titular do CIESP Jundiaí
Marcelo Cereser é diretor titular do CIESP Jundiaí (Foto: Divulgação)

O Dia da Indústria é comemorado para reconhecer e celebrar a importância do setor industrial na economia, no desenvolvimento e na vida das pessoas. É ela quem gera empregos, produz bens e serviços, inovação tecnológica e desempenha um papel fundamental no avanço da sociedade como um todo. Atualmente, a indústria da região comemora números positivos na geração de empregos e número de empresas. A diversidade da região também contribui para um crescimento sustentado.

“A indústria é um dos principais motores do nosso crescimento econômico de um país. É um grande gerador de empregos, oferecendo oportunidades de trabalho para pessoas com diferentes níveis de habilidades e qualificações. Isso ajuda a reduzir o desemprego e a promover a inclusão social”, comenta Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí.

Geração de emprego

“Em março deste ano, de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nós tínhamos 153.364 pessoas empregadas na indústria da nossa região. Oportunidades de trabalho que proporcionam estabilidade e sustentabilidade para muitas famílias, crescimento social e o bem-estar das pessoas”, comemora. A região do CIESP Jundiaí tem 11 municípios: Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Várzea Paulista e Vinhedo.

A diversidade da indústria da nossa região, de acordo com o diretor do CIESP Jundiaí, merece destaque. “A nossa diversidade é notável: temos 3.008 estabelecimentos industriais, 3,5% do total de estabelecimentos da indústria de transformação do estado”, sinaliza.  “A diversificação da nossa economia é um dos pontos fortes da região, proporcionando uma base sólida e resiliente para o crescimento econômico sustentável”, completa. Além disso, Marcelo anunciou que dos 3.008 estabelecimentos industriais da região, 16,1% são do setor Fabricação de Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos, seguido por Fabricação de Produtos Alimentícios com 11,8%, Manutenção e Reparação de Máquinas e Equipamentos com 11,1% e Fabricação de Produtos de Borracha e Material Plástico com 10,1%.

Inovação e Avanço Tecnológico

A indústria impulsiona a inovação e o desenvolvimento tecnológico, investem em pesquisa e desenvolvimento, criando produtos, processos e tecnologias que melhoram a qualidade de vida das pessoas, impulsionam a competitividade e abrem caminho para o progresso e o mercado externo. “A nossa indústria tem se destacado também pela busca constante da excelência em seus processos produtivos com a adoção de tecnologias avançadas. A capacitação dos colaboradores são prioridades para as empresas locais. E, sobre isso, temos que reforçar o papel das nossas escolas SESI e SENAI que atuam, fortemente na educação de nossas crianças, jovens e adultos preparando-os para atuar na indústria”, defende Marcelo e reforça “esses investimentos resultam em produtos e serviços de alta qualidade, que conquistam mercados tanto no Brasil quanto no exterior”, completa.

E quando o assunto é investimento e avanço tecnológico, Marcelo lembrou da Jornada de Transformação Digital, promovida pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, com apoio das Escolas SENAI, cuja meta é atender 40 mil indústrias de todo o Estado. “Durante sua campanha para a presidência do CIESP, nosso presidente Rafael Cervone estabeleceu um compromisso com todas as 42 regionais de estar cada vez mais próximo dos empresários e associados. A jornada é uma prova disso: levando as indústrias de todo estado para outro nível em competitividade e atualização tecnológica”, explica.

Responsabilidade social e ambiental

Para Marcelo, outro tema que merece destaque é a responsabilidade social e ambiental da indústria. “Nossas empresas estão cada vez mais engajadas em práticas sustentáveis, buscando reduzir o impacto ambiental de suas operações e promovendo ações de responsabilidade social junto às comunidades em que estão inseridas”, defende. A sustentabilidade na indústria é um tema importante que tem ganhado cada vez mais destaque. “As empresas têm buscado adotar práticas mais sustentáveis em suas operações, como a redução do consumo de energia e água, a utilização de fontes renováveis de energia, a gestão adequada de resíduos e a adoção de processos mais eficientes e menos poluentes. Além disso, a indústria também tem investido em tecnologias mais limpas que resultam na produção de produtos mais sustentáveis e na continuidade dos negócios em longo prazo”, completa.

Marcelo reforça ainda que está confiante. “O industriário é um otimista por natureza e por isso, gostaria de parabenizar todos os meus colegas empresários e os trabalhadores da indústria pelo trabalho árduo, dedicação e resiliência, fundamentais para que a indústria continue promovendo crescimento e desenvolvimento. Vamos celebrar essa data com orgulho e reconhecimento, valorizando o trabalho e o impacto positivo que a indústria tem em nossas vidas”, completa.

Um pouco de história

O Dia da Indústria (25/05), foi instituído em homenagem ao patrono da atividade no Brasil, Roberto Simonsen*, falecido nessa data, em 1948. Sua trajetória sintetiza a força, resiliência e capacidade de trabalho do empresariado do setor, como se observa em São Bernardo. Tais características sempre foram marcantes naqueles que se dedicam a transformar matérias-primas em produtos para melhorar a vida das pessoas!

O primeiro grande impulso da manufatura brasileira ocorreu no período imediatamente posterior à Primeira Guerra Mundial, que criou dificuldades de importação, abrindo espaço para a produção nacional. Nesse movimento, o CIESP, fundado em 28 de março de 1928, representou mudança fundamental para a industrialização. Nasceu para transformar não apenas métodos, mas também pensamentos. A eleição da primeira diretoria teve o Conde Francisco Matarazzo como presidente e vice, Roberto Simonsen. Os demais cargos foram ocupados por representantes das principais empresas e ideias daquele momento, dentre eles Horácio Lafer, Jorge Street, José Ermírio de Moraes e Antonio Devisate.

A partir da década de 1950 do século passado, a indústria teve um novo impulso no Brasil, chegando a representar 25% do PIB nacional. Nas últimas quatro décadas, sua participação foi caindo, situando-se hoje em 11,3%. Não é sem razão que o crescimento econômico do País também tenha diminuído nesses 40 anos. Afinal, o setor é um grande gerador de empregos, paga os melhores salários, é o que mais promove inovação e aporte tecnológico e agrega valor às exportações. Por isso, temos defendido perante o governo, com força e insistência, uma nova política pública de médio e de longo prazo para seu fomento.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade