Mata Ciliar recebe mais de 200 animais silvestres apreendidos pela PRF em Atibaia
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Mata Ciliar recebe mais de 200 animais silvestres apreendidos pela PRF em Atibaia

Agora, os animais, que incluem aves de diversas espécies e um jabuti, estão sendo tratados na Associação Mata Ciliar em Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

Apreensão feita pela PRF aconteceu em Atibaia; três pessoas foram detidas e encaminhadas para o DP do município (Imagem: Divulgação/Mata Ciliar)

Nesta quarta-feira (21), agentes da Polícia Rodoviária Federal apreenderam mais de 200 animais no trecho km 30, em Atibaia. De acordo com as autoridades, um caminhão transportava os animais silvestres na carroceria.

Assim, a polícia deteve o motorista e mais dois acompanhantes, em seguida encaminhados para o DP do município. Em um balanço inicial, há 85 pintassilgos, 67 cardeais-de-topete-vermelho, 35 coleirinhas, 5 sabiás, 3 tiês-sangue, 2 trinca-ferros, 2 pássaros-pretos, 1 coleirinha-manso entre os animais apreendidos. Além das aves, também havia um jabuti na carga do caminhão.

Uma das gaiolas apreendidas tem 20 compartimentos – divididos entre quatro alas em cada um dos cinco andares. Em cada pequeno compartimento estavam aglomerados cerca de seis pássaros. Em outra, aves grandes dividiam um espaço individual que só cabe o tamanho do próprio corpo.

“É impactante ver o estado deplorável em que estão. Porém, casos como este, infelizmente, não são atípicos. E alguns animais não fazem parte da nossa fauna, o que dificulta ainda mais o trabalho de retorno delas para o ambiente natural”, explica Kewin Fonseca, integrante da equipe da Mata Ciliar e que participou do resgate dos animais.

Cuidados na Mata Ciliar

Os policiais levaram os animais para a Mata Ciliar de Jundiaí, onde recebem os tratamentos iniciais na triagem da associação. “O primeiro passo é separá-los em gaiolas individuais, alimentá-los e cobri-los para diminuir o estresse deles. Infelizmente, algumas estão feridas por brigarem umas com as outras, além do transporte inadequado. Elas estão muito incomodadas e podem até morrer pelo estresse”, afirma a veterinária Paula Campanholi.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os suspeitos adquiriram os animais em Osasco, em um local conhecido como Feira do Rolo. Dali, seguiriam até a cidade de Jequié, na Bahia. Além dos mais de 200 animais silvestres apreendidos, a PRF encontrou armas de fogo e substâncias ilícitas. Os detidos responderão por crime ambiental, porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas.

Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida é crime ambiental. A pena detenção vai de seis meses a um ano, e multa.

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo

Mundo Pet

ONG de resgate cria força-tarefa para salvar vida de cachorro que vivia em caixa

Depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, a ONG sabia que tinham que ajudá-lo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Saving Hope Rescue

A equipe da ONG de resgate animal Saving Hope (SHR) vasculha sua cidade diariamente em busca de animais de estimação feridos e desabrigados. Eles nem sempre se aventuram a sair de Fort Worth para missões de resgate, mas depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, eles sabiam que tinham que…

Continuar lendo
Publicidade