PEAMA de Jundiaí tem 20% mais vagas para pessoas com deficiência desde 2017
Conecte-se conosco

Jundiaí

PEAMA de Jundiaí tem 20% mais vagas para pessoas com deficiência desde 2017

O Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas oferece atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência. Conheça.

Publicado

em

Atualizado há

Atividades do PEAMA são realizadas no Bolão e no Parque da Cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), do Departamento de Esporte Adaptado da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) de Jundiaí atende 350 pessoas com deficiência participam das 16 atividades físicas que focam na melhoria da qualidade de vida e socialização da pessoa e da família.

De acordo com o gestor da UGEL, Luis Claudio Tarallo, desde 2017, o PEAMA ampliou o número de atendimentos em 20%. “Estamos com projetos para alcançar ainda mais pessoas, com as adequações e ampliações que estão sendo realizadas no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Dr Nicolino de Luca e em outros espaços e eliminar o tempo de espera”, adianta.

De acordo com o professor Rafael Silveira, da equipe do PEAMA, além das famílias indicarem as atividades que gostariam que os filhos participassem, a equipe avalia cada um individualmente. Assim, caso necessário, os profissionais os encaminham para outras atividades ou grupos que proporcionem maior desenvolvimento.

Desenvolvimento e suporte

Miguel Leal de Castro, de 11 anos, tem síndrome de down e não pensou que conseguiria pedalar una bicicleta. Chegou ao PEAMA há há quatro anos, e desde então, ganhou movimentos e autonomia.

“Há um ano, o Miguel não conseguia ficar em cima de uma bicicleta. Agora ele já pedala, faz curvas, se diverte”, conta a mãe Edinéia Aparecida Leal, comissária de bordo. “É um orgulho muito grande acompanhar o desenvolvimento. Sempre me emociono, pois começou muito difícil e agora tudo está encaixado”, comenta a mãe. Edinéia alterou os horários de trabalho e se mudou para Jundiaí, em 2019, para conseguir oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento de Miguel.

“Depois de um tempo da entrevista no PEAMA, o Miguel foi chamado para as atividades. Agora faz futsal, dança e bike. As atividades auxiliaram no desenvolvimento motor e social. Isso eu não encontrei em outra cidade. Encontrei na cidade e no PEAMA o suporte necessário”, elogia.

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí confirma mais uma morte por dengue

Trata-se de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, residente no Parque Brasília

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta quinta-feira (9), mais uma morte por dengue no Município, elevando o total de óbitos na cidade para seis. Trata-se de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, residente no Parque Brasília. O óbito foi registrado no dia 7 de abril, em São Paulo. A cidade aguarda, neste momento, resultado de três…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde de Jundiaí reforça a importância da vacina contra Febre Amarela

Em Jundiaí, a dose da vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família.

Publicado

em

Por

Vacinação em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça a importância da vacinação contra a Febre Amarela. O reforço acontece especialmente após o registro do primeiro óbito pela doença em São Paulo em 2024. O caso, de um morador de Águas de Lindóia que também esteve em Monte Sião (MG), ocorreu no dia 29 de abril. Nos…

Continuar lendo

Jundiaí

Castelo Alimentos envia 2,5 toneladas de Vinagre de Álcool Concentrado para higienização no RS

Empresa também enviou doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas, água potável, roupas, calçados e brinquedos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Castelo Alimentos

Diante da tragédia ambiental que assolou o Rio Grande do Sul, a Castelo Alimentos, maior empresa de vinagres da América Latina, se solidarizou com as vítimas e rapidamente se mobilizou para realizar uma campanha de doações. A ação visa auxiliar na higienização das áreas afetadas e oferecer suporte às famílias desabrigadas. Assim, a empresa enviou 2,5 toneladas de Vinagre de…

Continuar lendo

Jundiaí

Empresário de Jundiaí arrecada mais de 4,5 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul

A iniciativa arrecadou 3 toneladas de comida para cavalos e 1,5 tonelada para gatos e cachorros para ajudar os animais afetados pelas enchentes no estado sulista.

Publicado

em

Por

Para participar da campanha, basta se dirigir à sede da Casa da Fazenda, localizada na Avenida Humberto Cereser, 2850, no Caxambu (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o empresário Glauco Cesar Cosin, proprietário da Casa da Fazenda, no bairro do Caxambu, em Jundiaí, decidiu tomar uma iniciativa solidária para ajudar os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Após contatar clientes e fornecedores, o empresário criou um grupo solidário para arrecadar ração para animais de pequeno e grande porte. A resposta da comunidade…

Continuar lendo

Jundiaí

Aeroporto de Jundiaí suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul

Até o momento, o município de Jundiaí já encaminhou mais de 120 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
A população ainda pode colaborar, entregando doações diretamente no Fundo Social de Solidariedade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí informou que o Aeroporto de Jundiaí não receberá mais doações para o Rio Grande do Sul até sexta-feira (10). Contando com a colaboração de empresas, a Prefeitura de Jundiaí garantiu o transporte terrestre dos donativos até o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Essa medida visa agilizar o processo de entrega e garantir que a…

Continuar lendo
Publicidade