Jundiaí é uma das cidades mais seguras do Brasil para morar
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí é uma das cidades mais seguras do Brasil para morar

A cidade ocupou a 8ª posição dentre os municípios com população entre 200 mil a 500 mil habitantes.

Publicado

em

Atualizado há

Imagem aérea de Jundiaí à noite
Os dados são do Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil© (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí é uma das cidades mais seguras do Brasil dentre os municípios com entre 200 mil a 500 mil habitantes. Os dados são do Anuário 2023 de Cidades mais Seguras do Brasil©, iniciativa que compila os dados de óbitos registrados pelo Ministério da Saúde e IBGE.

A taxa registrada na cidade é 7,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. Santo Antônio de Jesus (BA), última colocada no ranking geral de segurança, possui taxa de violência cerca de 16 vezes maior que em Jundiaí.

Comparado a outras cidades do estado do mesmo ranking, Jundiaí aparece em quinta posição, atrás apenas de Indaiatuba, Araraquara, Franca e Americana. Barueri é a única cidade paulista que aparece atrás de Jundiaí no ranking das 10 cidades, ocupando o nono lugar.

Jundiaí não deixa de investir em segurança e esse tem sido um dos focos da gestão atual. Em julho de 2023, a Prefeitura de Jundiaí apresentou o Plano Municipal de Segurança Pública à população, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O plano tem como objetivo ampliar a sensação de segurança da população e disseminar e consolidar a cultura de paz no município, de acordo com nota da Prefeitura. 

Confira o gráfico das cidades mais seguras do Brasil com população entre 200 mil e 500 mil de habitantes:

Metodologia da pesquisa

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© da MySide possui metodologia específica que desenvolve uma métrica para violência para cada estado com base nos dados municipais de assassinatos, encontrados no Painel de Monitoramento de Mortes, do Ministério da Saúde.

A metodologia, diferente de outras pesquisas de segurança presentes no mercado, busca corrigir potenciais subnotificações de assassinatos em cada município do Brasil. O Estado de São Paulo, por exemplo, teve cerca de 12% das mortes por causas não naturais classificadas de forma “não especificada” nos dados de atestados de óbito do estado em 2022. Essa subnotificação elevada no tratamento de dados no estado paulista pode ser a causa principal da diferença apontada pelo Secretário.

No Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, a taxa média de assassinatos no país a cada 100 mil habitantes foi de 24,9. No entanto, em Julho de 2023, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou seu anuário, onde a taxa de assassinatos registrou índice inferior, com 23,4.

A instituição notou discrepância relativamente pequena e já esperada nas métricas, já que utiliza diferentes fontes primárias de dados. A MySide se baseia no banco de dados do Ministério da Saúde, que analisa os atestados de óbito registrados no Brasil. Enquanto isso, o Fórum utiliza dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública.

Contudo, ao comparar as taxas de assassinatos registradas à nível estadual notam-se divergências mais significativas entre os dois relatórios. As maiores variações foram observadas nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo e São Paulo.

O estudo pode ser baixado em pdf no link: myside.com.br/cidades-mais-seguras-brasil-anuario-2023.pdf.

Jundiaí

Portal Jundiaí Empreendedora celebra três anos impulsionando o desenvolvimento econômico local

Além da plataforma online, há o espaço físico localizado no Maxi Shopping, com atendimentos realizados através de agendamento

Publicado

em

Por

Com 1,3 milhão de acessos, a plataforma tem sido uma ferramenta crucial para fomentar a geração de empregos e renda em Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (13), o portal Jundiaí Empreendedora comemora seu terceiro aniversário com marcos significativos. Com 1,3 milhão de acessos, a plataforma tem sido uma ferramenta crucial para fomentar a geração de empregos e renda em Jundiaí, estimulando o empreendedorismo, atraindo investimentos e facilitando a interação entre a população, empresas e o governo local. O prefeito Luiz Fernando Machado destaca a…

Continuar lendo

Jundiaí

Motoristas do transporte público de Jundiaí participam de ação de segurança no trânsito

Ações incluem exercícios práticos e orientações de saúde para reduzir acidentes e melhorar o bem-estar dos motoristas.

Publicado

em

Motoristas recebem orientações de saúde durante as atividades do Maio Amarelo em Jundiaí, visando prevenir incidentes no trânsito. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dando continuidade à campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema "Paz no Trânsito Começa por Você", a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), em parceria com o SEST/SENAT, promoveu uma ação de saúde para os funcionários do transporte público de Jundiaí. A iniciativa, realizada na última semana, teve como objetivo conscientizar os colaboradores da importância de…

Continuar lendo

Jundiaí

Canil da Guarda Municipal de Jundiaí está com 98% das obras concluídas

O Canil recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões e será entregue à população ainda no primeiro semestre de 2024.

Publicado

em

Por

Expectativa é que o equipamento seja entregue ainda no primeiro semestre de 2024 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (13), o Prefeito Luiz Fernando Machado visitou as obras do novo canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), localizado no bairro do Medeiros. O equipamento de segurança está com 98% de execução e será entregue ainda no primeiro semestre de 2024. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o novo canil contará com uma estrutura completa para abrigar…

Continuar lendo

Jundiaí

ISO 9001: ETA Anhangabaú vai abrigar projeto piloto em Jundiaí

Unidade, uma das principais da DAE, é responsável por tratar a maior parte da água fornecida à cidade e opera 24 horas por dia

Publicado

em

Por

ETA Anhangabaú é uma das principais unidades da DAE: escolha se deu pela precisão dos processos na estação. Foto: DAE Jundiaí

Em busca da certificação ISO 9001:2015, que define um modelo de gestão de qualidade, a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) foi escolhida para abrigar um projeto piloto, que será expandido, no futuro, para todos os setores da DAE Jundiaí. Considerada uma das principais unidades da empresa, a ETA-A é responsável por tratar a maior parte da água…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Em ação contra a dengue, caminhões recolhem inservíveis no Jardim Santa Gertrudes

A região está em alerta com a transmissão de dengue, acumulando 562 casos dos 12.851 registrados em Jundiaí neste ano.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Jundiaí realizará recolhimento de inservíveis no Jardim Santa Gertrudes. A iniciativa serve como ação de combate à dengue. Os caminhões passarão pelas ruas a partir das 9h e a gestão orienta que a população deixe os materiais descartados para recolhimento nas calçadas. A região está com transmissão de dengue, acumulando 562 casos dos 12.851…

Continuar lendo
Publicidade