Estação de trem de Jundiaí está fechada para greve nesta terça-feira (3)
Conecte-se conosco

Jundiaí

Estação de trem de Jundiaí está fechada para greve nesta terça-feira (3)

Os sindicatos dos Metroviários e dos Ferroviários estão em greve para protestar contra as concessões, terceirizações e privatizações propostas pelo governo estadual.

Publicado

em

Atualizado há

Serviço está completamente paralisado na estação de Jundiaí, que é a primeira da Linha 7 - Rubi (Foto: Reprodução/Karina Ricca/TV TEM)

Na manhã desta terça-feira (3), moradores da região de Jundiaí se depararam com os portões da estação de trem fechados. No local, há um cartaz que avisa: “estamos em greve” e o serviço está completamente paralisado na estação de Jundiaí. Nenhum trem chega ou sai da estação, a primeira da Linha 7 – Rubi. Assim, a paralização também afeta as próximas linhas, de cidades como Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato e Franco da Rocha.

Os funcionários da estação participam da greve do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que começou à meia-noite. Os trabalhadores protestam contra os planos de privatização das companhias. Ao todo, nove estações tiveram seus funcionamentos afetados no estado.

Muitos passageiros já sabiam da possibilidade de o serviço entrar em greve nesta terça, e a estação ficou vazia no início da manhã. Ainda assim, algumas pessoas foram pegas de surpresa pela paralisação. Agora, para sair de Jundiaí com destino a São Paulo, as alternativas são ir ao terminal de ônibus rodoviário ou pegar um ônibus particular.

De acordo com a CPTM, a Linha 7 – Rubi funciona parcialmente apenas no trecho de Caieiras à Estação da Luz e a Linha 11 – Coral segue funcionando entre Guaianases e Luz. Já as linhas 1 – Azul, 2 – Verde, 3 – Vermelha, 10 – Turquesa, 12 – Safira e 13 – Jade estão 100% paralisadas. As linhas 4 – Amarela, 5 – Lilás, 8 – Diamante e 9 – Esmeralda funcionam normalmente.

Greve contra a privatização

Na manhã desta terça-feira (3), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou a paralisação do Metrô e da CPTM. “Infelizmente aquilo que a gente esperava está se concretizando. Temos aí uma greve de Metrô, CPTM, uma greve ilegal, uma greve abusiva, uma greve claramente política, uma greve que tem como objetivo a defesa de um interesse muito corporativo. E quem está entrando em greve está se esquecendo do mais importante, que é o cidadão”, afirmou em pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes.

Além disso, durante o pronunciamento, Tarcísio alegou que a gestão estadual iniciou os estudos para verificar a viabilidade financeira das desestatizações e que haverá “o momento da população fazer parte do rito”.

“Existe o momento, existe a hora, existe o formato adequado para se manifestar no processo, para dar contribuições, para mostrar discordância. Agora, a discordância não pode ser motivo de privação do cidadão, o cidadão está sendo privado de um serviço essencial, privado do transporte público e do seu direito de ir e vir”.

Horários de pico

A Justiça do Trabalho determinou que os sindicatos dos metroviários e dos ferroviários mantenham 100% da frota circulando nos horários de pico e 80% nos demais horários.

Assim, o Sindicato dos Ferroviários afirmou, em nota, que “o departamento jurídico do sindicato já está tomando as providências”. Enquanto isso, em comunicado, o Sindicato dos Metroviários e Metroviárias informou que recorreu da decisão. “No recurso, argumentamos que o direito de greve é constitucional e cabe aos trabalhadores decidirem sobre os interesses pertinentes à categoria.”

Jundiaí

Jundiaí recebe dois prêmios no Congresso Smart City Business America, em São Paulo

Cidade ganhou os prêmios de ‘Destaque do Ano’ e “InovaCidade’

Publicado

em

Por

De Jundiaí, gestor de Governo e Finanças, Jones Martins e o presidente da Cijun, Amauri Marquezi, receberam a premiação pela assistente virtual “Ju”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí recebeu dois prêmios no Congresso Smart City Business America 2024, nesta terça-feira, dia 14, em São Paulo. O prêmio Destaque do Ano ficou para a JU – Assistente virtual desenvolvida pela CIJUN, em conjunto com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O outro prêmio, InovaCidade 2024, ficou com o Programa de Qualificação e Pré-Incubadora…

Continuar lendo

Jundiaí

Funcionários da DAE Jundiaí se unem em apoio às vítimas no Rio Grande do Sul

Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados

Publicado

em

Foto: DAE Jundiaí

Em um gesto de solidariedade e empatia, colaboradores da DAE Jundiaí uniram forças para arrecadar doações destinadas às vítimas das recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados e entregues nesta terça-feira (14) diretamente na sede do…

Continuar lendo

Jundiaí

Ônibus da Sicoob vem a Jundiaí com 120 vagas para cursos gratuitos em maio

Os cursos abordam temas relevantes para o mercado de trabalho, como administração, negociação, empreendedorismo, vendas, marketing e mais.

Publicado

em

Ônibus da Sicoob
As vagas são para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD (Foto: Divulgação/Sicoob)

O Expresso Instituto Sicoob estará em Jundiaí, de 21 a 23 de maio, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas. São 120 vagas disponíveis para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o CIESP, a FIESP, a Unicoob e o Induscoop, visa promover a cidadania…

Continuar lendo

Jundiaí

Cultura de Jundiaí lança ingresso solidário e arrecada 200 kg de doações para o RS

Iniciativa foi para apresentações da Cia Jovem de Dança no último final de semana; dias 18 e 19 haverá novamente em ações no Polytheama e Expressa

Publicado

em

Doações serão destinadas ao Rio Grande do Sul. Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último final de semana, a Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) lançou o ingresso solidário para as apresentações da Cia Jovem de Dança, na Sala Glória Rocha. O objetivo era duplo: desfrutar de um espetáculo artístico de qualidade e contribuir com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, foram arrecadados 200 kg…

Continuar lendo

Jundiaí

Campanha de vacinação contra gripe segue em Jundiaí

Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, disponibilizam doses para a população a partir dos seis meses de idade

Publicado

em

Vacinação contra gripe em Jundiaí
Entre os idosos, apenas 30,5 mil estão imunizados. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A campanha de vacinação contra a gripe continua em andamento em Jundiaí nas Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, oferecendo doses para a população a partir dos seis meses de idade. As aplicações ocorrem ao longo da semana, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação de cada local. A cada ano, ocorre a atualização…

Continuar lendo
Publicidade