Pêssego de Jundiaí é referência para a produção de mudas e de cerveja
Conecte-se conosco

Jundiaí

Pêssego de Jundiaí é referência para a produção de mudas e de cerveja

As produções na cidade são acompanhadas pela Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo através de diversos programas de fomento ao agricultor

Publicado

em

Atualizado há

Pêssegos da propriedade estão sendo colhidos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Da terra de Jundiaí para diversos estados, como Bahia, Minas Gerais e Paraná. Conhecido por “Zé de Barro”, José Camargo de Barros, de 84 anos, dedicou a vida à pesquisa da fruticultura em Jundiaí. Foram 37 anos trabalhando no Centro de Frutas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e pesquisando diversas variedades, como maçã, pera e pêssego. Em meio às pesquisas, seu Zé desenvolveu milhões de mudas que percorreram produções por todo o Brasil e várias plantações de Jundiaí. As produções na cidade são acompanhadas pela Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Prefeitura de Jundiaí, através de diversos programas de fomento ao agricultor.

“Jundiaí é uma terra boa para dar pêssego, principalmente o Douradão e o Aurora, que são variedades que se adaptam melhor em temperaturas um pouco mais baixas. Já o Régis, vai melhor em regiões mais quentes. Já desenvolvemos mudas de mais de 40 variedades”, disse o seu Zé de Barro. São pelo menos 70 anos trabalhando com o pêssego.

Várias dessas mudas foram para o sítio da Família Bardi, no Caxambu, que tem produção de aproximadamente 600 pés de pêssego, além de goiaba e uva. Os produtores Wagner e Vanderlei têm cinco variedades. “Neste ano, o calor foi forte, mas a chuva dos últimos dias ajudou o pêssego a ficar mais graúdo. De qualquer forma, ele está bem doce e estamos colhendo bastante”, disse o produtor Wagner Bardi. Os produtores utilizam o Programa de Subvenção do Seguro Agrícola, da Prefeitura de Jundiaí, que garante mais tranquilidade em casos de eventos climáticos intensos, como o granizo. E também os serviços do programa “Fertilidade do Solo”.

Da produção para uma cervejaria de Jundiaí

Foi com o pêssego da Família Bardi que o Marcelo idealizou uma cerveja especial para a cidade. A Sour Peach, que era para ser uma produção sazonal, ficou fixa no cardápio. “A recepção dos clientes foi tão boa que mantivemos no cardápio. O estilo base dela é uma cerveja voltada para a fruta e o frescor, com menor teor alcoólico e mais acidez. E o melhor, com o pêssego de Jundiaí”, explicaram Marcelo Giffoni, proprietário da Giffa Cervejaria, e Henrique Matsuno, mestre cervejeiro.

Apesar da proposta de uma cerveja sazonal, a bebida se fixou no cardápio da cervejaria. Foto: Prefeitura de Jundiaí

“O pêssego é uma das frutas mais usadas como diversificação da produção. Conseguimos desenvolver variedades que se adaptaram bem ao solo e ao clima de Jundiaí. Além de ser uma fruta que tem bom valor comercial, tanto para venda direta em programas municipais como Produtor na Praça e Circuito das Frutas nos Terminais e também para o atacado”, afirma o engenheiro da UGAAT, Sérgio Pompermaier. Segundo o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (Lupa), Jundiaí tem 48 produtores de pêssego, que juntos somam uma área de 62,4 hectares.

A safra do pêssego, principalmente, se concentra entre a primavera e o verão. “O pêssego é uma das principais produções da cidade. E para ajudar o agricultor a se fixar na terra, temos investido cada vez mais em programas de fomento ao Agronegócio e de proteção ao produtor rural, como o Seguro Agrícola, Cultivo Protegido e o Proaj”, disse o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.

Jundiaí

Alunos de escola estadual em Jundiaí enviam cartas de apoio ao Rio Grande do Sul

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra escreveram cartinhas em solidariedade às vítimas das enchentes

Publicado

em

Recados reforçam a corrente de solidariedade do povo jundiaiense. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A superação de momentos de dificuldade torna-se mais fácil com a união das pessoas e a formação de uma grande corrente do bem. Em um exemplo inspirador, cerca de 40 alunos da Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra, em Jundiaí, escreveram cartinhas com palavras de apoio e solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa surgiu…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí terá semana com dias de sol e máxima de 30°C; confira a previsão do tempo

Publicado

em

Dia de sol

A nova semana em Jundiaí começa com expectativas de clima quente. De acordo com o Climatempo, a cidade terá sol todos os dias e possíveis chuvas no fim da semana. As temperaturas devem oscilar entre máximas de 29°C e mínimas um pouco mais frescas, de 17°C. Confira a previsão do tempo para os próximos dias: Segunda-feira (20) - Dia de…

Continuar lendo

Jundiaí

Maio Laranja: campanha de combate ao abuso e exploração infantil é realizada em Jundiaí

A ação “Faça Bonito” foi realizada na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene

Publicado

em

Alunos foram orientados em todas as salas de aula da escola. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última sexta-feira (17), a Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS) promoveu a campanha do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) “Faça Bonito” na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene. A iniciativa faz parte do Maio Laranja e tem como objetivo conscientizar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual…

Continuar lendo

Jundiaí

Roque, assistente de palco de Silvio Santos, é internado em hospital de Jundiaí

Ícone do SBT passa por raio-x e aguarda ressonância para confirmar diagnóstico e tratamento.

Publicado

em

O assistente de palco foi levado ao Hospital Santa Elisa, onde passou por exames e aguardará ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. (Foto: Reprodução/Instagram)

Roque, o icônico assistente de palco de Silvio Santos no SBT, de 87 anos, foi internado no último sábado, 19 de maio. O incidente ocorreu após Roque passar mal durante um almoço em família, sendo prontamente levado ao Hospital Santa Elisa, em Jundiaí. Exames de raio-X realizados no hospital revelaram um "pequeno sangramento no crânio frontal". Para aprofundar o diagnóstico…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo