Só em outubro, Jundiaí registrou mais de 120 casos de Covid-19
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Só em outubro, Jundiaí registrou mais de 120 casos de Covid-19

Jundiaí reforça recomendações para evitar a doença.

Publicado

em

Atualizado há

Vacinação contra Covid-19 em Jundiaí
Último balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que, em Jundiaí, foram aplicadas 1.361.805 doses da vacina contra Covid-19 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com aumento de casos de Covid-19, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) de Jundiaí reforça recomendações para evitar a doença. O CEC recomenda para o uso de máscaras em ambientes fechados, com pouca ventilação. Além disso, segue importante a higienização das mãos frequentemente e da imunização da população, em especial quanto às doses de reforço.

O CEC monitora diariamente os dados sobre a doença e, de acordo com o Comitê, Jundiaí registrou em setembro 363 casos de Covid-19. Já em outubro, até o momento, são 129 casos da doença. Em 2022, o mês teve 265 casos confirmados na cidade.

“Todos os dias, analisamos o cenário tanto no Brasil como em outros países e monitoramos os dados do Município para, de forma transparente e pautados em orientações das autoridades sanitárias, adotar medidas antecipadas”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. “Não é possível identificar uma causa em específico para o aumento atual de casos, pois, a Covid-19 é um vírus, com propagação pelo ar, portanto, a permanência em ambientes fechados expõe o indivíduo ao risco de contaminação, desta ou de outras doenças.”

“É fundamental, neste momento, que a população adote as medidas recomendadas e busque pela vacinação, principalmente quem não recebeu todas as doses para a sua faixa etária. Está comprovado que a vacina é segura e auxilia na diminuição dos agravos, reduzindo internações e óbitos”, complementa o gestor.

Vacinação contra Covid-19 em Jundiaí

Último balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que Jundiaí aplicou 1.361.805 doses da vacina contra Covid-19, sendo 1.267.986 doses da monovalente e 93.819 da bivalente. As crianças entre seis meses e quatro anos são as que têm menor cobertura vacinal: 8,87% da população nesta faixa etária recebeu o esquema completo. Já o reforço com a vacina bivalente atingiu 28,25% da população apta a receber.

As doses seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, de acordo com a programação que está no link: https://jundiai.sp.gov.br/coronavirus/calendario-de-vacinacao/, bem como em ações especiais, que são divulgadas pela Prefeitura, como no Jundiaí Empreendedora, unidades escolares ou outros equipamentos.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo
Publicidade