Connect with us

Saúde Pública

Câncer de mama: Jundiaí investe na conscientização e ampliação do diagnóstico precoce

Na rede municipal de saúde de Jundiaí, o fluxo para o diagnóstico e tratamento da doença tem prazo para intervenção menor do que o preconizado pelo SUS.

Published

on

Atualizado há

Foto: Canva Pro

Em reunião com os Institutos Avon e Onco-Superação, Jundiaí reforçou o compromisso de ampliar as ações de diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação integra a agenda do Outubro Rosa da Prefeitura, no mês de conscientização sobre a importância do autocuidado e da realização da mamografia.

“A prioridade do Município é garantir a assistência integral aos nossos pacientes, reforçando as ações desenvolvidas no nosso ecossistema de saúde”, comentou o gestor Parimoschi. “É muito importante reforçar as parcerias com grandes institutos para avançarmos ainda mais no diagnóstico precoce do câncer de mama, alcançando principalmente a população que ainda não busca os exames preventivos. E, também, criar serviços de apoio às mulheres diagnosticadas ou em tratamento do câncer.”

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Saúde em Jundiaí

De acordo com o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, na rede municipal de saúde de Jundiaí, o fluxo para o diagnóstico e tratamento da doença tem prazo para intervenção menor do que o preconizado pelo SUS. “Garantimos o acesso qualificado e em tempo oportuno, ofertando, após o diagnóstico, o cuidado a partir de equipe multiprofissional”, completou Texera.

Para a superintendente da FTVTEC, Monica Gropelo, o encontro foi positivo e as ações da campanha se estenderão para os demais meses. “Vivemos um Outubro Rosa com evolução, criando laços para todos os meses e para todos os cânceres. É fundamental abordamos o tema e trazermos grandes parceiros para contribuir com a saúde a população”, frisou.

Também participaram da reunião a gestora adjunta da Saúde, médica Dayane Martins; a diretora do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Daniela Evangelista; e a médica e assessora da Saúde da Mulher, Érika Pimenta. Além disso, representando o Instituto Avon esteve a médica ginecologista e mastologista, Juliana Francisco, e pelo Instituto Onco-Superação participou a presidente Gisele Gengo.

Saúde Pública

HU de Jundiaí registra superlotação na UTI Pediátrica com 233% de ocupação

Maioria dos leitos é ocupada por recém-nascidos com doenças respiratórias graves que exigem ventilação mecânica.

Published

on

O Hospital Universitário de Jundiaí (HU) enfrenta uma forte alta na procura por atendimentos pediátricos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Na segunda-feira (2), a UTI Pediátrica alcançou alarmantes 233% de ocupação, com todos os leitos destinados a crianças com doenças respiratórias de média e alta complexidade, muitas delas necessitando de suporte ventilatório. Além da UTI, a enfermaria pediátrica…

Continue Reading

Saúde Pública

Frente fria derruba temperaturas e aumenta casos de gripe: vacinação é essencial

Temperaturas despencam com avanço de frente fria; especialistas reforçam importância da vacinação contra gripe para evitar complicações respiratórias.

Published

on

Uma forte frente fria começou a avançar pelo Brasil nesta quarta-feira (28), trazendo um cenário de preocupação para a saúde pública. De acordo com a Defesa Civil, cidades do interior paulista podem enfrentar mínimas de até 6 °C. A massa de ar polar que provoca esse fenômeno se espalha rapidamente pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, impactando milhões de brasileiros. O…

Continue Reading
Pular para o conteúdo