Saneamento em Jundiaí fortalece a saúde e atrai investimentos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Saneamento em Jundiaí fortalece a saúde e atrai investimentos

No município, 99,65% da população urbana e rural é atendida com redes de água, e 98,81% com redes de esgoto, sendo que 100% do que é coletado passa por tratamento.

Publicado

em

Atualizado há

Represa de Jundiaí fornece à cidade, diariamente, 1.800 litros de água por segundo (foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí está no seleto grupo de municípios brasileiros com saneamento universalizado. O município atende 99,65% da população urbana e rural com redes de água, e 98,81% com redes de esgoto. Além disso, 100% do coletado passa por tratamento.

Os investimentos em sistemas de saneamento básico trazem benefícios diretos e indiretos para a população, como a redução dos indicadores de doenças com veiculação hídrica. Além disso, é um importante atrativo para investimentos privados no município.

“Somos a Cidade das Crianças e investir em saneamento é oferecer qualidade de vida desde a primeira infância. São as crianças que mais sofrem com a falta de saneamento. Por isso, Jundiaí tem compromisso de oferecer serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de qualidade”, afirma Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.

Melhorias no abastecimento em Jundiaí

Por meio da DAE Jundiaí, o município está investindo R$ 43 milhões na modernização e melhoria da operação de abastecimento, com a construção de novos reservatórios, implantação de novas adutoras e o remanejamento de 21 quilômetros de redes de água.

“Jundiaí, por meio da DAE, tem realizado esforços para levar água e esgoto a regiões mais limítrofes, garantindo saúde e qualidade de vida à população. São investimentos em reservação de água tratada e na ampliação e melhoria de redes, essenciais para a operação da DAE, que fornece à cidade, diariamente, 1.800 litros de água por segundo”, aponta Walter da Costa e Silva Filho, diretor presidente da empresa.

De acordo com pesquisa do Instituto Trata Brasil, investir em saneamento é essencial para a prevenção de doenças e epidemias de veiculação hídrica, como diarreia e infecções gastrointestinais. O levantamento mostra ainda que o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que residiam em áreas sem saneamento, era 10,1% menor do que aqueles com acesso ao serviço.

Instituições reconhecidas medem as conquistas da cidade. O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDS-Br), por exemplo, traz Jundiaí na segunda colocação do ranking dos municípios brasileiros em desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela ONU.

“As questões de sustentabilidade são levadas muito a sério pela administração. Nossa preocupação é o desenvolvimento do município em harmonia com a preservação do meio ambiente. Só assim, podemos garantir plena qualidade de vida da nossa população”, destaca o prefeito.

Novos investimentos

Os investimentos em infraestrutura têm permitido ao município atrair novos investimentos. “As empresas querem estar em cidades que oferecem qualidade de vida aos seus cidadãos”, analisa Luiz Fernando. Hoje, Jundiaí possui mais de 1.300 atividades industriais cadastradas e o setor é o segundo maior empregador de mão de obra do município.

O saneamento é um importante fator de impacto na mão de obra de um município. De acordo com o levantamento do Instituto Trata Brasil, a oferta de infraestrutura adequada de abastecimento de água e esgotamento sanitário é determinante na produtividade e na remuneração do trabalho.

“Protegemos os nossos mananciais e, com isso, garantimos oferta confortável de água para o abastecimento no município. Esse é um dos critérios analisados pelas empresas na hora de escolher uma localidade para se instalar. Com isso, adicionamos mais uma qualidade de Jundiaí, entre os seus demais atrativos”, analisa Luiz Fernando.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade