Lula deve vetar fim das 'saidinhas' se projeto for aprovado pelo Congresso
Conecte-se conosco

Política

Lula deve vetar fim das ‘saidinhas’ se projeto for aprovado pelo Congresso

O Senado está programado para votar o texto nesta terça-feira (20)

Publicado

em

Atualizado há

Presidente Lula
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vetar a proposta que busca abolir as “saidinhas” temporárias concedidas a presos, caso o tema seja aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional.

O Senado está programado para votar o texto nesta terça-feira (20), embora seja necessário retornar à Câmara devido a alterações no conteúdo da proposta. Bolsonaristas e parlamentares de centro no Senado conseguiram acelerar a tramitação, levando o texto diretamente ao plenário, evitando as comissões.

O impulso para o fim das saidinhas ganhou força em resposta à recente fuga de dois detentos de um presídio federal de segurança máxima em Mossoró (RN). Além disso, casos em que os presos não retornam no prazo estipulado e cometem novos crimes têm gerado pressão por mudanças.

Tanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, quanto o Palácio do Planalto se manifestaram contra a extinção total das saídas temporárias. Os argumentos são que essas liberações em datas festivas contribuem para a ressocialização dos presidiários e incentivam um comportamento disciplinado durante o cumprimento da pena.

Especialistas alertam que o fim das saidinhas pode aumentar a tensão nas prisões. Eles ressaltam que a maioria dos presos cumpre as regras e retorna, sendo apenas uma minoria que foge, sendo muitos recapturados. Portanto, punir a maioria devido à conduta de uma minoria pode ser injusto.

Na saidinha de Natal de 2023, por exemplo, dos 52 mil presos beneficiados, 49 mil retornaram, representando 95%. Apenas 2,6 mil, ou seja, 5%, não voltaram.

O governo e Rodrigo Pacheco concordam em tornar as regras mais rígidas, como a proibição de beneficiar líderes de organizações criminosas, que, frequentemente, não retornam após as saídas temporárias.

Caso o projeto seja aprovado em definitivo e vetado por Lula, há a avaliação de que, em um cenário menos tenso, o tema poderá ser revisto, sem o impacto das recentes fugas e do acalorado debate dos bolsonaristas. Nesse contexto mais tranquilo, o veto presidencial poderia ser mantido em troca de um projeto que endureça as regras das saidinhas sem eliminá-las completamente.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade