Cigarro eletrônico e narguilé: PAIT Jundiaí alerta sobre os perigos para a saúde dos jovens
Conecte-se conosco

Jundiaí

Cigarro eletrônico e narguilé: PAIT Jundiaí alerta sobre os perigos para a saúde dos jovens

Publicado

em

Atualizado há

Alunos jovens assistindo palestra sobre tabagismo no PAIT Jundiaí
Em todos os encontros, os jovens aproveitam parar tirar dúvidas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Apesar da falsa ideia de serem inofensivos, o cigarro eletrônico (vape) e o narguilé representam sérios riscos à saúde, assim como o cigarro convencional. Para alertar os jovens sobre esses perigos, o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) está promovendo uma série de palestras no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

A médica pediatra Carla Ruske, do PAIT, ressalta o crescente uso desses dispositivos entre a população jovem e escolarizada. “É fundamental conscientizarmos sobre essa questão. Pesquisas indicam que 20% dos jovens entre 14 e 24 anos já experimentaram e se viciaram. Alertamos que muitos não associam o cigarro eletrônico e o narguilé ao tabagismo, mas a quantidade de nicotina no vape pode ser até 14 vezes maior que a do cigarro convencional, tornando-o muito mais viciante”, alerta a médica.

Desde o início do ano, mais de 320 jovens do CIEE participaram das palestras. Os encontros abordam como a nicotina age no organismo e os diversos riscos à saúde, incluindo o desenvolvimento de diferentes tipos de cânceres, lesões nas cordas vocais, infarto, morte súbita, hipertensão arterial, impotência sexual e doenças infectocontagiosas pelo compartilhamento da piteira.

Dr. Carla fazendo palestra sobre tabagismo pelo PAIT Jundiaí
Dra. Carla orienta e oferece ajuda a partir do PAIT (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“O PAIT atua na prevenção e no tratamento do tabagismo. As palestras têm sido bastante produtivas, com grande participação dos jovens e muitas dúvidas esclarecidas. Os aromas, a aparência e a moda em torno desses dispositivos os tornam atrativos, mas o uso representa um problema de saúde pública mundial. A dependência química que eles causam, uma vez instalada, não tem cura. É fundamental conscientizar a população sobre isso”, reforça Carla Ruske.

Diane Rocha, coordenadora pedagógica do CIEE, avalia positivamente a iniciativa. “O retorno dos jovens tem sido muito bom, tanto em relação ao conteúdo quanto à dinâmica das palestras. Nosso papel vai além da formação para o mercado de trabalho. Através dos conteúdos transversais, trabalhamos questões relacionadas à saúde mental e física. Essa conscientização é extremamente importante”, destaca.

Grupos de apoio do PAIT

O PAIT de Jundiaí oferece grupos permanentes de apoio no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) – (avenida Carlos Salles Block, 74 – 4º andar), às terças-feiras, às 9h30, e quartas, às 14h, e na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot no Complexo Argos (avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Argos), todas as segundas-feiras, às 18h.

Ao longo do ano, também são realizados encontros nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família. Os interessados podem procurar os serviços para se informar sobre como participar do programa e verificar as turmas disponíveis. Para participar, basta levar o cartão de cadastro da UBS e o CPF. Além do acompanhamento em grupo, os participantes recebem atendimento individualizado e, havendo necessidade, a equipe médica oferece medicamentos.

O PAIT é reconhecido no Estado de São Paulo como modelo de controle do tabagismo. Em 16 anos de atuação, o programa já auxiliou cerca de 10 mil pessoas.

Sobre o PAIT

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) é um serviço gratuito oferecido pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), que visa auxiliar fumantes que desejam parar de fumar. O programa oferece acompanhamento psicológico, grupos de apoio e, quando necessário, medicação.

Mais informações:

  • PAIT Jundiaí:
    • Telefone: (11) 4521-6980
    • Endereço: Núcleo Integrado de Saúde (NIS) – avenida Carlos Salles Block, 74 – 4º andar

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade