Dá para usar o cartão de crédito mesmo com nome sujo?
Connect with us

Economia

Dá para usar o cartão de crédito mesmo com nome sujo?

Saiba como utilizar o cartão de crédito mesmo com nome sujo com dicas práticas e conscientes para manter sua vida financeira em ordem e melhorar seu crédito

Published

on

Atualizado há

Homem segurando cartão de crédito verde e usando laptop em mesa de madeira, ilustrando compras online e uso consciente de crédito.
Foto de Kindel Media / Pexels

Segundo dados do SPC Brasil, cerca de 66,8 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo em agosto de 2023.

Situação que causa preocupação para inúmeras famílias, especialmente quando se trata do uso de cartão de crédito.

Além disso, muitas pessoas acreditam que, após serem negativadas, somem completamente suas opções financeiras.

O que não é uma verdade absoluta, vamos entender melhor como é possível usar um cartão de crédito mesmo com o nome sujo e como isso pode ajudar na recuperação financeira.

Uso de cartão de crédito com nome sujo

Uma das perguntas mais comuns é: “Posso obter um cartão de crédito com nome sujo?” e a resposta é sim, pois existem opções específicas para quem está negativado.

Esses cartões são conhecidos como cartões de crédito para negativados, e aí surge uma nova questão: ‘mas será que é seguro usar um cartão de crédito nessa situação?’, e claro que a segurança depende de como o cartão será administrado.

Até porque, como adiantamos, o cartão de crédito é uma forma eficaz para reorganizar suas finanças, desde que seja usado de forma consciente e planejada.

Como funcionam os cartões de crédito para negativados?

Os cartões de crédito para negativados são feitos para ajudar pessoas com restrições no nome a manter o crédito ativo.

Geralmente possuem características específicas como limites de crédito menores e, em alguns casos, exigem um depósito de segurança ou a vinculação a uma conta corrente.

Vale dizer que os benefícios podem ser limitados em comparação aos cartões tradicionais, e que esses cartões podem ser entendidos como ‘cartões de transição’, pensando exatamente em uma recuperação financeira até que seja possível adquirir novas formas de consumo.

Leia também ‘EconomiaAliExpress e Shopee começam a cobrar ‘taxa das blusinhas’’

Use o cartão de forma consciente

Falamos sobre o uso do cartão de crédito com responsabilidade, e vale explicar detalhadamente como funciona isso, especialmente se você está tentando melhorar sua situação financeira ou juntar dinheiro para um objetivo específico, aqui estão algumas dicas práticas:

  1. Crie um plano de uso: Defina um limite de gastos mensais e nunca ultrapasse, isso ajuda a evitar o acúmulo de dívidas. O limite não pode ser entendido como algo a ser utilizado sempre.
  2. Utilize o cartão para compras essenciais: Evite gastos desnecessários, supérfluos, usando o cartão apenas para despesas planejadas ou realmente emergenciais. Nesse caso, comece a ponderar o que é realmente impactante, colocando sempre sua saúde financeira em primeiro lugar diante das outras questões.
  3. Pague a fatura integralmente: Sempre que possível, pague a fatura do cartão de crédito integralmente e dentro do prazo, isso vale para qualquer perfil de cartão de crédito, pois isso evita o pagamento de juros altos e contribui para a melhoria do seu score de crédito já que entenderão que sempre paga da forma mais correta possível.
  4. Monitore seus gastos: Hoje existem aplicativos e ferramentas online para acompanhar seus gastos e controlar seu orçamento, o que ajuda muito já que muito do que consumimos, mal percebemos no fim do mês, então tais ferramentas ajudarão a manter uma visão clara de suas finanças em tempo real, e eliminar aqueles gastos desnecessários.
  5. Intervalo de uso: Uma última dica é pensar que o cartão de crédito deve ser um escape de ajuda financeira naquele espaço de tempo entre pagamentos (salários, adiantamentos, pagamento de benefícios, etc.), considerando ainda os pontos anteriores, ou seja, o menor uso possível. Controlando a janela de tempo para uso, e tendo em mente as datas de fechamento da fatura e pagamento, estará caminhando para uma ter uma organização financeira que funciona.  

Manter a disciplina e a pesquisa são fundamentais para usar o cartão de crédito de forma eficiente.

Então, se está precisando, escolha um cartão de crédito para negativado que possa servir de primeiro passo para reconstruir sua vida financeira.

Mantendo um controle rigoroso dos gastos e priorizando o pagamento das dívidas, você poderá reverter a situação de crédito negativado, ao mesmo tempo que melhora seu score, e terá uma vida financeira mais equilibrada e sem grandes preocupações.

Empregos

BRF oferece 40 vagas de emprego para montagem de kits

Os interessados nas vagas de emprego devem comparecer ao recrutamento nos dias 12, 13, 14 e 16 de agosto

Published

on

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está com 40 vagas de emprego para montagem de kits natalinos
BRF/Divulgação

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abre 40 vagas de emprego para compor sua equipe em Jundiaí e participar da montagem de kits natalinos Sadia e Perdigão. As vagas de emprego são temporárias e as atividades serão desenvolvidas em turno intermediário, de segunda a sábado, das 8h às 17h48. Processo seletivo para vagas de emprego Para…

Continue Reading

Empregos

Brasilata abre 7 vagas de emprego em Jundiaí

As vagas são para Auxiliar de TI, Operador de Produção, Eletricista de Manutenção, Lubrificador Industrial e Mecânico de Produção. Veja como se candidatar.

Published

on

Empresa Brasilata em Jundiaí tem vagas de emprego abertas
Há vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (Foto: Reprodução/Site/brasilata.com.br)

A Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis, está com 7 vagas de emprego abertas na unidade de Jundiaí. As oportunidades são para cargos operacionais em modalidade efetiva, temporária e banco de talentos. De acordo com Juliana Cordeiro, gerente de Recursos Humanos da Brasilata, a empresa conta com mais de 1000 colaboradores, que são chamados de…

Continue Reading

Concursos

Prefeitura de Jundiaí anuncia contratação de professores de Educação Básica

O processo seletivo para contratação é para escala rotativa e também há vagas para professores de língua estrangeira. O salário é de R$ 6.516,03; mais benefícios.

Published

on

Jundiaí abre contratação de professores do ensino básico
A inscrição começa no dia 14 de agosto e vai até 12 de setembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta sexta-feira (2), a Unidade de Gestão da Educação de Jundiaí lançou o edital do processo seletivo de professores para elaboração de escalas rotativas para 2025. Os professores exercerão funções docentes no regime de classe ou turma, por tempo determinado ou a título de substituição. O edital completo com as informações pode ser consultado na Imprensa Oficial desta sexta-feira (2)…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 3.800 vagas de emprego abertas

Há vagas para Auxiliar Administrativo, Ajudante de Cozinha, Pedreiro, Operador de Caixa, Soldador, Engenheiro Civil, Vendedor e mais. Confira e candidate-se.

Published

on

Carteira de trabalho, representando vagas de emprego
Confira as vagas de emprego abertas e candidate-se (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. Além disso, as oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (05), o Jundiaí Empreendedora ultrapassou a marca de 3.800 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Pedreiro na Krios Contruções (2 vagas) Desenhista de Estrutura Metálica…

Continue Reading

Empreenda

Empreendendo em Jundiaí: Leandra Maia impulsiona a educação na cidade

A experiência de Leandra na área da educação, aliada à sua nova posição como presidente da Associação Comercial, traz uma perspectiva única para os desafios enfrentados pelo setor educacional em Jundiaí.

Published

on

Empreendendo em Jundiaí recebe Leandra Maia
Foto: Tribuna de Jundiaí

Nesta edição do Empreendendo em Jundiaí, trouxemos a história de Leandra Maia. Além de marcar a história como a primeira presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí, a empreendedora mantém o Colégio Elíseos e impulsiona a educação na cidade. Com mais de 26 anos dedicados à educação, Leandra destaca o Colégio Elíseos como um espaço de acolhimento, onde cada aluno e…

Continue Reading