Queimadas provocam alta de 7% nas redes elétricas em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Queimadas provocam alta de 7% nas interrupções elétricas em Jundiaí e região

Na região de Jundiaí, foram registradas 30 interrupções no fornecimento de energia causadas por queimadas

Published

on

Atualizado há

Em Jundiaí, foram registradas 30 interrupções no fornecimento de energia causadas por queimadas

A escassez de chuvas durante o inverno de 2024 em São Paulo tem agravado os riscos de queimadas, que se tornaram uma preocupação constante. Na região de Jundiaí, foram registradas 30 interrupções no fornecimento de energia causadas por queimadas somente no primeiro semestre deste ano. Esse número complementa os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que identificou 1.299 focos de incêndio no estado de São Paulo no mesmo período.

Também de acordo com a CPFL Piratininga, o número de interrupções no fornecimento de energia representa um aumento de mais de 7% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 28 casos. As cidades de Jundiaí e Várzea Paulista lideram esse ranking.

“As queimadas, muitas vezes provocadas de forma criminosa ou para preparar terrenos agrícolas, são impulsionadas pelos ventos e têm efeitos agravados quando atingem linhas de transmissão e redes de distribuição de energia. Isso ocorre tanto em áreas rurais quanto urbanas. Além disso, incêndios podem ser gerados a partir da queima de lixo ou pontas acesas de cigarros jogadas próximas à vegetação seca”, explica Ana Caroline Nogueira, Consultora de Relacionamento da CPFL Piratininga.

Vale ressaltar que as chamas das queimadas não precisam atingir diretamente os cabos para causar danos à rede elétrica. O calor gerado pelo fogo cria um campo ionizado ao redor da fiação, podendo resultar em curtos-circuitos e desligamentos das linhas, além de rompimentos que interrompem o fornecimento de energia.

Prevenção contra queimadas

Diante dos impactos recentes em Jundiaí e região, o grupo CPFL Energia tem intensificado a conscientização sobre o tema, com iniciativas como a campanha “Guardião da Vida”.

“Temos como missão alertar as pessoas sobre a segurança com a rede elétrica e a qualidade da energia distribuída. Em períodos de seca como o atual, as queimadas afetam diretamente o meio ambiente e podem prejudicar a saúde das pessoas, além de interferir no fornecimento de energia e gerar riscos de acidentes”, afirma Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.

Para ampliar o alcance das orientações de segurança, a CPFL disponibiliza o “Guardião no Zap”, um novo canal de atendimento via WhatsApp que facilita o acesso às principais dicas sobre os riscos do convívio inadequado com o sistema elétrico.

O que fazer em caso de incêndio?

Ao identificar um foco de incêndio, a CPFL orienta a população a acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e outras autoridades competentes. Em caso de falta de energia ou incêndio sob a rede elétrica, o contato pode ser feito pelos canais de atendimento da CPFL Piratininga: call center (0800 010 2570), site www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888 ou SMS 27304.

Jundiaí

ACE Jundiaí abre inscrições para o Café de Negócios

O tema desta edição do encontro de empresários é “O poder dos canais de ativação e suas convergências em vendas no empreendedorismo”. Veja como participar.

Published

on

ACE Jundiaí abre inscrições para o Café de Negócios
Foto: ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realiza mais uma edição do Café de Negócios. O evento reúne empreendedores da cidade para, desta vez, discutir o tema: "O poder dos canais de ativação e suas convergências em vendas no empreendedorismo". O Café de Negócios acontecerá no dia 23 de agosto, das 8h às 11h, e quem abordará o tema é…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente define metas estratégicas para os próximos 2 anos

Hospital São Vicente investiu em projetos, como o “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, que visa melhorar o conforto durante a hospitalização

Published

on

Hospital São Vicente investiu em projetos, como o “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) estabeleceu indicadores e metas para os próximos dois anos. Em um encontro realizado na manhã da última quarta-feira (14), os líderes da instituição se reuniram com o presidente da Diretoria Estatutária, Denílson Cardoso de Sá, e o superintendente do hospital, Matheus Gomes, para alinhar os objetivos, apresentar os resultados recentes e celebrar as…

Continue Reading

Jundiaí

6ª Feira do Empreendedor de Jundiaí começa em uma semana

O sucesso da Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços é resultado de uma parceria sólida entre a Prefeitura de Jundiaí e os empreendedores locais. Saiba mais.

Published

on

Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí apresenta mais uma edição da Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS). A FENS acontecerá no Parque Comendador Antônio Carbonari - o Parque da Uva. O evento terá em um período extenso de realização, abrangendo os dias 23, 24, 25, 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Para atender ao público de forma ampla,…

Continue Reading

Jundiaí

Projeto do colégio Elíseos transforma lixo eletrônico em novas árvores

Um ecoponto na coordenação do colégio recebe o lixo eletrônico dos alunos para descarte adequado a partir de uma empresa parceira no projeto.

Published

on

Duas pessoas segurando caixas de papelão com lixo eletrônico
Todo o material recolhido será encaminhado à empresa Recitek, especialista em logística reversa de resíduos eletrônicos. (Foto: Canva)

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental e construir uma escola mais sustentável, o Colégio Elíseos, de Jundiaí, iniciou o Projeto Recicle. Essa iniciativa tem como foco a coleta e o descarte correto de lixo eletrônico, como celulares, computadores, fones de ouvido e outros equipamentos. Para isso, um ecoponto foi instalado na coordenação do colégio, onde os alunos, professores…

Continue Reading

Jundiaí

Políticas públicas para a infância são apresentadas por 6 municípios brasileiros em Jundiaí

Representantes de várias cidades brasileiras compartilharam iniciativas bem-sucedidas de políticas públicas voltadas para a infância

Published

on

Representantes de várias cidades brasileiras compartilharam políticas públicas voltadas para a infância
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e 2º Fórum Internacional das Infâncias 2024 teve como destaque, na última quinta-feira (15), o painel "Cidade das Crianças, Imaginar e Fazer", realizado na Sala Glória Rocha. Durante a tarde, representantes de várias cidades brasileiras compartilharam iniciativas bem-sucedidas de políticas públicas voltadas para a infância em Mogi das Cruzes (SP), Osório (RS),…

Continue Reading