Mpox em Jundiaí: Cidade segue sem casos da doença em 2024
Connect with us

Jundiaí

Mpox em Jundiaí: Cidade segue sem casos da doença em 2024

Neste ano, apenas um caso de mpox suspeito foi investigado, mas foi descartado após análise laboratorial

Published

on

Atualizado há

Neste ano, apenas um caso de mpox suspeito foi investigado, mas foi descartado após análise laboratorial
Foto: Canva

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), divulgou que, até o momento, Jundiaí não registrou nenhum caso de mpox em 2024. Neste ano, apenas um caso suspeito foi investigado, mas foi descartado após análise laboratorial. Em 2022, no entanto, a cidade enfrentou um surto da doença, com 145 casos suspeitos, dos quais 34 foram confirmados.

Para evitar o contágio, é fundamental evitar o contato direto com pessoas que apresentem sintomas ou tenham sido diagnosticadas com a doença. Em situações onde o contato é necessário – como para cuidadores, profissionais de saúde, familiares próximos ou parceiros –, é recomendado o uso de luvas, máscaras, avental e óculos de proteção.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente, em 2022, assim que noticiados os primeiros casos de mpox, Jundiaí definiu os protocolos e capacitou toda a equipe para a identificação e notificação dos casos.

“Constantemente, essas orientações são reforçadas junto aos profissionais. Seguimos atentos às informações compartilhadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde e monitorando o cenário para a adoção de outras medidas antecipadas. É importante lembrar que a principal proteção contra a mpox é, de fato, a prevenção.”

Além disso, práticas de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou o uso de álcool em gel, são essenciais, especialmente se houver contato direto com uma pessoa infectada ou com objetos que possam ter sido contaminados, como roupas, lençóis, toalhas e utensílios.

Itens contaminados podem resultar em mpox

Outro ponto importante é a correta higienização de roupas de cama, toalhas, talheres e outros objetos pessoais. Esses itens devem ser lavados com água morna e detergente, enquanto as superfícies que possam ter sido contaminadas precisam ser limpas e desinfetadas regularmente. Resíduos contaminados, como curativos, devem ser descartados de forma adequada.

Pessoas com suspeita ou confirmação de mpox devem adotar medidas rigorosas de isolamento, evitando compartilhar objetos pessoais como toalhas, roupas, escovas de dente e talheres até o fim do período de transmissão.

Jundiaí

Sicoob Integrado anuncia nova fase baseada no princípio de ‘Cooperar para Transformar’

A nova fase da Sicoob Integrado surge com com as seguintes perguntas: “O que desejamos para as gerações futuras? Qual legado queremos deixar?”

Published

on

Logotipo da Sicoob Integrado
Foto: Divulgação/Sicoob Integrado

Em julho de 2024, a cooperativa de crédito Sicoob Integrado lançou uma nova fase estratégica durante sua convenção anual, com um foco renovado no princípio de que “cooperar é o caminho para transformar”. Este marco representa o culminar de meses de planejamento meticuloso, coordenação logística e desenvolvimento de ideias inovadoras, com o objetivo de oferecer aos mais de 340 colaboradores…

Continue Reading

Jundiaí

Golpistas se passam por agentes do CRAS em Jundiaí; Prefeitura faz alerta

Nos relatos, os idosos foram abordados por “equipes do CRAS”, que realizaram visitas domiciliares alegando que os moradores tinham direito a benefícios

Published

on

Nos relatos, os idosos foram abordados por "equipes do CRAS", que realizaram visitas domiciliares alegando que os moradores tinham direito a benefícios
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Segundo o Departamento de Proteção Social Básica, órgão vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), foram identificados ao menos quatro casos suspeitos envolvendo supostas equipes de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) atuando nos bairros Vila Esperança, Jardim do Lago, Jardim do Lírio e Santa Gertrudes. Nos relatos, os idosos foram abordados por essas equipes,…

Continue Reading

Jundiaí

APAE de Jundiaí promove Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A programação acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, com atividades para os usuários e suas famílias no período em que eles frequentam a APAE de Jundiaí. Confira.

Published

on

APAE de Jundiaí promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Foto: Divulgação/APAE de Jundiaí

A APAE de Jundiaí promover, entre os dias 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. As atividades sobre conscientização de inclusão e necessidades específicas de pessoas com deficiência são direcionadas às famílias e usuários da unidade. “Ao longo desta semana, a APAE divulgará diversos vídeos sobre conscientização, quebra de preconceito e informações…

Continue Reading

Jundiaí

População de rua: ‘Em Jundiaí, não faremos dessa pauta uma guerra’, diz vereador Faouaz

Em sessão da Câmara de Jundiaí, o vereador encerrou os trabalhos da Frente Parlamentar de Apoio às Pessoas em Situação de Rua, com pedido de união entre sociedade e poder público.

Published

on

Vereadores discutem acolhimento de população de rua em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Após inúmeras demandas, principalmente de comerciantes, a respeito da preocupante situação da população de rua em Jundiaí, o vereador Faouaz Taha deu início, em 2023, a uma frente parlamentar com o objetivo de discutir e propor soluções para esse problema. Desde sua criação, o grupo de vereadores tem realizado reuniões frequentes, visitas técnicas a diversas instituições e buscado o diálogo…

Continue Reading

Jundiaí

APAE de Jundiaí alerta sobre os colares de girassol e o de quebra-cabeças

Assim como outros profissionais, Luciana França, coordenadora de Captação de Recursos da APAE de Jundiaí, enfatizou a importância da disseminação desse conhecimento

Published

on

Assim como outros profissionais, Luciana França, coordenadora de Captação de Recursos da APAE de Jundiaí, enfatizou a importância da disseminação desse conhecimento
Foto: Divulgação/APAE de Jundiaí

A APAE de Jundiaí organizou um encontro com famílias para discutir a importância e o uso adequado dos colares girassol, destinados a pessoas com deficiências ocultas e não-visíveis, e dos colares de quebra-cabeças, relacionados ao autismo. A reunião visou esclarecer as dúvidas das famílias e promover o uso responsável desses símbolos. Adriana Lourenço de Almeida Azevedo, coordenadora de Assistência Social…

Continue Reading
Advertisement