Alunos fazem ‘passeata’ sobre prevenção contra a dengue em Jundiaí
Conecte-se conosco

Educação

Alunos fazem ‘passeata’ sobre prevenção contra a dengue em Jundiaí

Crianças levaram mensagem da prevenção da dengue ao bairro onde fica a escola

Publicado

em

Atualizado há

Alunos fazem ‘passeata’ sobre prevenção contra a dengue em Jundiaí
Crianças durante passeata (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

A direção e os professores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Floriza Volpe, no Parque Brasília, desenvolveram uma atividade com os 156 alunos da manhã e da tarde para despertar neles a importância da prevenção da dengue.

Nesta quinta-feira (7), a garotada – sob orientação dos mestres e acompanhada por uma viatura da Polícia Militar – participou de uma “passeata” por algumas ruas do bairro segurando cartazes e alertando os moradores para que o mosquito Aedes aegypti não tenha facilidade em se reproduzir em Jundiaí.

Os próprios alunos fizeram os cartazes e aprenderam palavras de ordem como “Xô mosquito”. Segundo Nelci de Cássia Prado Silva, coordenadora do projeto, as crianças gostaram muito das atividades e da lição que aprenderam. “Eles ouviram explicações sobre os sintomas da dengue e como os doentes são tratados, sempre de forma lúdica e muito educativa”, disse.

Denise Silva de Campos, diretora da EMEB, acrescentou que a iniciativa foi apoiada pela escola toda. “Definimos esta ação no começo de 2019, quando elaboramos o projeto pedagógico para todo o ano letivo. Os resultados foram muito positivos”, emendou.

Uma das alunas mais empolgadas com a passeata foi Beatriz Leri Comparoni, de cinco anos. “Pintei meu próprio cartaz e aprendi que não posso deixar água parada, senão o mosquito nasce e pica as pessoas”, revelou. A mãe da menina, Monalisa, fez questão de acompanhar Beatriz e os outros alunos pelas ruas do Parque Brasília. “Esta iniciativa da escola é maravilhosa. As crianças têm que se conscientizar de que a dengue é grave e que fica ainda pior se a gente deixar o mosquito se reproduzir”, alertou.

‘Agente de saúde’

“A Beatriz virou uma verdadeira agente de saúde. Em casa, ela viu um copo sem tampa e já me pediu para eu colocar um pratinho em cima. Também me alertou para tirar a água parada dos pratos debaixo dos vasos de plantas”, contou.

O aprendizado da garota de cinco anos foi ainda maior depois que ela conversou com sua avó paterna, de acordo com a mãe. “Minha sogra já teve dengue e contou para a Beatriz como foi ruim ficar doente, com dores e febre. Minha filha se sentiu importante para a cidade, para a vida dos amiguinhos, depois desta ação contra a dengue da qual participou”, completou Monalisa.

Educação

SENAI Jundiaí terá curso gratuito de Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos

O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica.

Publicado

em

Foto: SENAI Jundiaí

O SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos. O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica. Requisitos para inscrição Ter no mínimo 16 anos ao iniciar o curso; Idade máxima que permita concluir o curso…

Continuar lendo

Educação Pública

Mexam-se: iniciativa da UGE leva 600 pessoas ao Mundo das Crianças para promover a vida saudável

O evento reuniu alunos e familiares para uma manhã de atividades físicas, destacando a importância do combate à obesidade infantil.

Publicado

em

Crianças e familiares se divertem no Mundo das Crianças durante a primeira edição do Mexam-se 2024, promovendo hábitos saudáveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de…

Continuar lendo

Educação

Taxa de alfabetização da população brasileira chega a 93%, revela IBGE

Segundo dados do Instituto, em seis décadas, aumento foi de quase 20 pontos percentuais

Publicado

em

Instituto hoje (17) o 'Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo'. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) o Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, cujos dados mostram o aumento da taxa de alfabetização da população. Dos 163 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não possuem…

Continuar lendo

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo
Publicidade