Paulista recusa atração LGBT e evento no Jayme Cintra é cancelado
Conecte-se conosco

Jundiaí

Paulista recusa atração LGBT e evento no Jayme Cintra é cancelado

Rúcula Festival de Artes seria nos dias 23 e 24 de novembro, mas foi cancelado após o Paulista de Jundiaí alegar que o evento “levanta bandeiras”

Publicado

em

Atualizado há

Paulista de Jundiaí recusa atração LGBT e evento no Jayme Cintra é cancelado
Fachada do Estádio Doutor Jayme Cintra, onde ocorreria o evento (Foto: Reprodução/Google/Mike Rafatá)

O evento Rúcula Festival de Artes, que ocorreria nos dias 23 e 24 de novembro, no Estádio Doutor Jayme Cintra, foi cancelado. De acordo com a organização do evento, o motivo foi uma atração LGBT que causou “desconforto” na diretoria do clube.

Em nota oficial, o Paulista Futebol Clube alegou que fez solicitação aos organizadores do evento para que “não houvesse nenhum tipo de exibição que levantasse bandeiras” por “limitação existente no estatuto” do clube.

A organização do evento disse também, em nota, que o desconforto por parte do Paulista foi em relação a uma das atrações, “de orientação LGBT, condicionando a cessão do estádio, firmada em contrato, à retirada dos artistas em questão do festival”. 

A atração que causou o atrito entre a organização e o Paulista foi a intervenção artística que seria feita pelo “Baile das Gayrotas”. Para a organização, o evento tem “uma preocupação com a representatividade”.

“Reiteramos que esse festival preza de forma absoluta e inquestionável pela pluralidade e multiplicidade, discordando dessa postura. Assim, em respeito aos artistas, público e demais envolvidos, o Rúcula se nega a acatar esta interferência em nossa curadoria, ainda que isso custe-nos a não cessão do uso do estádio”, continuou a nota da organização.

O evento, em formato de festival, estava programado para ter mais de 30 atrações, incluindo bandas, DJs, perfomances de teatro e circo, projeções ao vivo, feira criativa, exposição de fotos, exibição de filmes e food trucks.

Para os que compraram os ingressos, a organização informa que os reembolsos serão feitos via plataforma Sympla. Para quem adquiriu em um dos pontos de venda, basta ir até o local para resgatar o valor integral. Já os que compraram no Bar do Haules, poderão resgatar a partir do dia 25 de novembro.

Notas oficiais

Confira a nota na íntegra divulgada pela organização do evento: 

“O Rúcula – Festival de Artes não mais acontecerá no Estádio Dr. Jayme Cintra. A organização do evento, em respeito à confiança depositada por seu público, artistas e fornecedores, esclarece:

Após a divulgação da programação do evento, o Paulista Futebol Clube manifestou desconforto com relação a uma de nossas atrações, de orientação LGBT, condicionando a cessão do estádio, firmada em contrato, à retirada dos artistas em questão do festival.

O fato de o evento contar com aproximadamente trinta atrações, de diferentes gêneros, linguagens, estilos musicais e raças, significa para o Rúcula uma preocupação com a representatividade. O clube alega, no entanto, que o festival “levanta bandeiras”.

Reiteramos que esse festival preza de forma absoluta e inquestionável pela pluralidade e multiplicidade, discordando dessa postura. Assim, em respeito aos artistas, público e demais envolvidos, o Rúcula se nega a acatar esta interferência em nossa curadoria, ainda que isso custe-nos a não cessão do uso do estádio.

Faremos um festival ainda mais bonito, mais plural e mais divertido. Mais informações em breve.

O evento dos dias 23 e 24 de novembro, porém, está cancelado. Contamos com o apoio de todos aqueles que compreendem a importância de uma sociedade mais tolerante e plural. Cultura e arte servem para semear estes valores”. 

Confira a nota na íntegra divulgada pelo Paulista Futebol Clube:

“O Paulista Futebol Clube vem a público para esclarecer sobre alguns pontos. Na primeira reunião realizada com os representantes e idealizadores do evento ora em pauta, fora solicitado que não houvesse nenhum tipo de exibição que levantasse bandeiras, quer elas fossem no âmbitos religiosos, políticos, raças e gêneros, isso tudo em função de uma limitação existente no estatuto social na qual não é permitido tal manifestação.

E essa solicitação foi acatada em reunião. Porém, para a nossa surpresa, a organização do evento decidiu quebrar o acordo – que foi feito em reunião, com várias pessoas presentes, violando assim, a única solicitação feita pelo clube.

É importante ressaltar que o Paulista Futebol clube cederia sem ônus o estádio Dr. Jayme Cintra para a organização do evento, ou seja, sem custo para os organizadores.

O Paulista FC é uma instituição esportiva e, mesmo com tantas outras tendo negado receber o evento em nossa cidade, nós abrimos as portas do estádio para a organização, apenas colocando algumas condições, respeitando o nosso estatuto.

Lamentamos o não cumprimento das solicitações, ressaltando que o Paulista Futebol Clube está disposição para todos que queiram realizar eventos, porém desde que se submetam as condições impostas pelo clube. Temos conhecimento das manifestações contrárias a essa decisão, que respeitamos, assim como manifestamos nosso irrestrito apoio a todas as opções culturais e comportamentais, sem exceção. O que é importante ressaltar é que o clube se limita a cumprir com o que está devidamente registrado em seu estatuto. Portanto tudo que aquilo que o contraria não pode ser realizado.

O Paulista Futebol Clube fica a disposição para maiores esclarecimentos, se eximindo de qualquer responsabilidade assumida pela organização do evento”. 

Jundiaí

Nova atração do Mundo das Crianças ensina sobre a influência das chuvas no relevo do solo

Trata-se de uma maquete hídrica, em que um projetor reflete imagens a partir do formato criado pelas crianças, que manipulam o material

Publicado

em

Por

Foto: DAE Jundiaí

Uma nova experiência interativa está aguardando os pequenos exploradores na Casa da Árvore do Mundo das Crianças, em Jundiaí. A mais recente atração do parque é uma maquete hídrica com a proposta de ensinar as crianças como as chuvas moldam o relevo. O equipamento, uma doação do Consórcio PCJ em parceria com o projeto Olhos da Serra à DAE Jundiaí…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Línguas de Jundiaí está com inscrições abertas para novas turmas

Interessados devem se inscrever até o dia 26 de maio, no site da prefeitura; serão oferecidas aulas de Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Publicado

em

Por

Aulas para os idiomas Inglês, Francês, Italiano e Espanhol são gratuitas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação “Antônio Houaiss” – localizado no Complexo Argos, da Prefeitura de Jundiaí, está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos de Inglês, Francês, Italiano e Espanhol. As inscrições vão até o dia 26 de maio e devem ser feitas pelo site da Prefeitura. Com duração de dois anos, as aulas serão ministradas…

Continuar lendo

Jundiaí

UniAnchieta de Jundiaí promove ação gratuita de declaração de Imposto de Renda

A iniciativa dos docentes da universidade atenderá pessoas físicas no dia 11 de maio. Confira.

Publicado

em

Por

Leão imposto de renda
A UniAnchieta fica na Av. Dr. Adoniro Ladeira, 94, na Vila Nova Jundiainopolis (Foto: Canva)

Docentes de contabilidade da Universidade UniAnchienta, de Jundiaí, promove neste sábado (11) uma ação gratuita de Declaração de Imposto de Renda. A iniciativa deve auxiliar os interessados na entrega da documentação exigida para o processo da declaração do IRPF. A ação da UniAnchieta acontece neste sábado, das 08h às 12h, com entrega de senhas a partir das 10h30, por ordem…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente acontece nesta quarta-feira (8)

Os preços dos calçados, roupas, acessórios e outros itens vendidos no bazar variam de R$ 3 a R$ 50. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Toda a renda obtida com as vendas do Bazar do Voluntariado é revertida em melhorias para o Hospital" (Foto: HSV)

O Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) do mês de maio acontece nesta quarta-feira (8), das 8h às 16h. No local há calçados, roupas, peças de decoração, acessórios, brinquedos, roupas de cama, tapetes e utensílios domésticos, todos em boas condições de uso. Localizado na rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350, no Centro, o Bazar do HSV…

Continuar lendo

Jundiaí

PEAMA de Jundiaí abre inscrições para 16 modalidades esportivas

10% das vagas do PEAMA serão destinadas aos usuários da Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência de Jundiaí. Veja como participar.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) da Prefeitura de Jundiaí abriu inscrições para pessoas com deficiência que desejam praticar esportes. As inscrições para o sorteio de vagas vão até o dia 13 de maio, ao meio-dia. Para se inscrever, basta acessar o site da Prefeitura de Jundiaí e ir em "Serviços Mais Acessados". Lá, você encontrará o…

Continuar lendo
Publicidade