Moradores relatam aparecimento de escorpiões em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Moradores relatam aparecimento de escorpiões em Jundiaí

Município registra 34 casos de picadas de escorpião

Publicado

em

Atualizado há

Escorpião dentro de copo descartável
Moradora do Almerinda Chaves já encontrou seis escorpiões em sua residência (Foto: Arquivo Pessoal/Edmercia Simões)

Neste ano, Jundiaí já registrou 44 notificações de escorpiões contra 48 no ano passado e 65 em 2017.

Apesar da redução aparente no número de acidentes na cidade, moradores de algumas regiões estão alarmados com o aparecimento do animal peçonhento. 

A operadora de caixa, Edmercia Simões Ferreira, moradora do bairro Almerinda Chaves, relata ter encontrado na sua residência seis escorpiões. “Já coloquei telas nos ralos, não tenho entulho ou lixo acumulado e não existem terrenos baldios perto da minha casa”, explica. 

Com uma criança de 8 anos e uma idosa de 76 em casa, ela diz estar muito preocupada. “Vivo com tudo fechado e eles só aparecem dentro da minha casa”, afirma. 

Já Verônica Anzolin, moradora do bairro Cecap, encontrou 11 escorpiões dentro do condomínio em que reside. Ela disse que já abriu um chamado na Prefeitura para realizar uma vistoria, mas ainda está preocupada com a possível infestação. 

Escorpião em casa? Saiba o que fazer para proteger sua família

Segundo o veterinário da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Luiz Gustavo Grijota, a prevenção é o melhor cuidado contra o aparecimento de escorpiões.

Manter o quintal limpo e livre de entulho; descartar corretamente o lixo para não atrair baratas – alimento dos escorpiões; instalar ralos com sistemas de abre-e-fecha; e instalar telas em janelas e anteparos nas portas são algumas medidas recomendadas.

Em caso de picada, a pessoa deve procurar uma unidade referência para receber o soro antiveneno e, se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie. Na região, os únicos hospitais com estoque de soro antiveneno são Hospital São Vicente e Universitário.

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo
Publicidade