Metas de Ano Novo: “Precisamos manter essas listas por perto”, diz psicóloga
Connect with us

Jundiaí

Metas de Ano Novo: “Precisamos manter essas listas por perto”, diz psicóloga

Astrologia e psicologia concordam que clima de final de ano é propício para renovação

Published

on

Pessoa marcando lista com uma caneta marca-texto rosa
Na hora de pegar caneta e papel, prefira por metas possíveis e pense em estratégias para alcança-la, assim, evita-se frustração, diz especialista (Foto: Pixabay)

O clima da passagem de ano é singular. Textos nas redes sociais, reflexões, arrependimentos ou não. Esse também é um dos momentos mais sugestivos para elaboração de metas para o próximo período e nisso, astrologia e psicologia estão de acordo.

Fátima Batista, psicóloga, diz que o final de ano serve como uma forma de zerar e recomeçar, como uma transição para novas possibilidades. “E isso é muito bom, pois normalmente após 12 meses de muitas lutas diárias, o cansaço físico e mental está presente”, comenta.

Para ela, elaborar metas nesta época é como uma injeção de ânimo. Mas orienta: “Precisamos manter essas listas por perto, e não deixá-las esquecidas na gaveta, precisam ser revisadas todos os dias”, defende.

Na hora de pegar caneta e papel, prefira por metas possíveis e pense em estratégias para alcança-la, assim, evita-se frustração.

Para a astróloga Iolanda de Oliveira, esse balanço e a decisão de fazer diferente podem acontecer em qualquer outro período do ano, mas a passagem de ano – seja ela em qualquer cultura – dá a ideia de fechamento de ciclo e a abertura de um novo.

“Começar algo, para muitos, traz vitalidade, motivação e vontade de fazer melhor. A mente humana e sua crença na esperança de um ano melhor aciona emoções que transformam o momento em algo mágico: um potencializador da vontade de fazer diferente, de amar mais, de se cuidar mais, de conquistar mais”, defende.

Clima especial

Nos últimos dias do ano, já começam também as superstições.

“Se te faz bem, que mal tem? O nosso país é rico culturalmente e religiosamente, e toda expressão de fé precisa ser respeitada, não importa qual a forma que você expressa o seu desejo para o próximo ano, o que importa é o amor que você transmite nesse gesto”, destacou a psicóloga.

Os fogos de artifício, por exemplo, espantam os maus espíritos e transmitem a ideia de comunicação com os deuses. Os alimentos à mesa, rejeitando aves que ciscam para trás e preferindo a lentilha e a romã que simbolizam a riqueza e prosperidade, também é uma atitude adotada. Roupas novas dão a ideia de deixar velharias para trás e escolha de cores para as peças da virada significam os desejos para o próximo ano.

Com superstição ou não, “o importante dessa época é que a maioria entra em sintonia com bons pensamentos e, assim, como ondas ressonantes, muitos são contagiados com vibrações amorosas de compaixão e de generosidade. Com tanta gente unida no mesmo propósito, a virada do ano é um potencializador da vontade de fazer melhor, de amar mais, de se cuidar mais e de conquistar mais”, detalhou a astróloga.

Ao longo do ano

Usar deste clima quase mágico para definir metas é importante. Mas, mais do que isso, é saber fazer com que elas saiam do papel.

Que não seja apenas um simbolismo de recomeço, mas que novos pensamentos e comportamentos cheguem fortes com a passagem de ano.

“Poucas pessoas percebem que o que muda o ano seguinte, não é o que faço apenas no dia 31/12, mas o que eu me proponho a fazer nos 365 dias que me esperam, as mudanças que me proponho a fazer”, conclui Fátima Batista.

Jundiaí

TchaKa, rainha das Paradas, fala sobre seu papel na Parada LGBT+ de Jundiaí

Tchaka apresentará a Parada LGBT+ de Jundiaí, que ocorre neste domingo (29), a partir do meio-dia, com início na Praça Rui Barbosa.

Published

on

TchaKa
Foto: Arquivo Pessoal

A drag queen TchaKa, conhecida por ser a apresentadora oficial da Parada LGBT+ de São Paulo e de mais de 40 cidades no Brasil, recebeu um convite do Movimento Aliados, responsável pela organização da programação da Parada, para comandar o evento deste ano em Jundiaí. Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, ela falou sobre a importância de seu papel na…

Continue Reading

Jundiaí

Parque da Cidade de Jundiaí terá corrida de 3km em prol da Associação Mata Ciliar

A EcoRun EuPreservo é uma corrida de 3km que acontecerá em outubro. As inscrição serão abertas no dia 1º de outubro e 20% da verba arrecadada será destinada à Mata Ciliar.

Published

on

Onças-pintadas da Mata Ciliar aproveitam o calor para mostrar suas habilidades na água
Veja como participar da corrida (Foto: Divulgação/Mata Ciliar)

Prepare-se para correr por uma causa nobre! A EcoRun EuPreservo, uma corrida de 3km que une saúde, sustentabilidade e diversão, arrecadará fundos em prol da Mata Ciliar de Jundiaí. O evento está marcado para acontecer no dia 26 de outubro, a partir das 8h, no Parque da Cidade. A concentração e o alongamento terão início às 7h Corrida com propósito…

Continue Reading

Jundiaí

Café Show da ACE Jundiaí trará João Branco, um dos executivos mais influentes do Brasil

Published

on

João Branco no Café Show da ACE Jundiaí, palestrante reconhecido, sorrindo e posando de braços cruzados em ambiente formal.
João Branco, destaque em marketing, será a atração principal no Café Show da ACE Jundiaí - Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

O próximo Café Show da ACE Jundiaí, marcado para o dia 14 de outubro, às 18h30, no Teatro Polytheama, será uma oportunidade única para o associado aprender e se inspirar com um dos maiores nomes do marketing no Brasil. João Branco, ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s e reconhecido pela Forbes como um dos dez melhores profissionais da área no País,…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Hospital São Vicente celebra dia do padroeiro em missa especial 

Celebração foi realizada pelo Padre Marcelo Santos e contou com a participação dos diáconos Biagio Calicchio Neto e Antônio Casarim

Published

on

Missa em capela do Hospital São Vicente. Na foto, temos fiéis e o padre em celebração.
Colaboradores, pacientes e acompanhantes estiveram presentes na ocasião (Foto: Divulgação/ HSV)

Nesta sexta-feira (27), foi celebrada na capela do Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí uma missa em celebração ao Dia de São Vicente de Paulo, padroeiro da unidade, pelo Padre Marcelo Santos, Vigário Forâneo da Diocese do município.  A missa contou com a participação dos diáconos Biagio Antonio Calicchio Neto e Antônio Arnaldo Casarim. O superintendente do Hospital São Vicente,…

Continue Reading

Jundiaí

PEAMA de Jundiaí vai para Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais

A delegação participará das competições de atletismo, tênis de mesa e ginástica rítmica. Saiba mais.

Published

on

Atletas do PEAMA de Jundiaí
Foto: PEAMA de Jundiaí/Flicker

A cidade de Jundiaí estará bem representada nos Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais, uma competição voltada a atletas com deficiências intelectuais. As Olimpíadas Especiais serão realizadas entre os dias 3 e 13 de outubro, na cidade de Assunção, no Paraguai. A competição é focada nos atletas de países da América Latina, mas também recebe convidados da Europa. A delegação do…

Continue Reading
Advertisement