Saiba como proteger seu pet dos barulhos dos fogos de artifício
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Saiba como proteger seu pet dos barulhos dos fogos de artifício

Muitos cães encaram os rojões como uma ameaça e ficam muito assustados com os ruídos; mas, como ajudá-los?

Publicado

em

Cachorro vira-lata coberto com edredom
Deixar o seu bichinho em um local confortável e seguro é uma das dicas (Foto: Lindsay_Helms/iStock)

Dentre os motivos que fazem os cães terem tanto medo dos rojões é que, é que eles os encaram como uma ameaça, por ser algo bastante ruidoso. Nisso, alguns cães podem até ficar mais agressivos a fim de tentar se proteger. Outros tendem a fugir ou se esconder.

Além de traumas, alguns cães possuem também uma pré-disposição genética a serem mais medrosos. Para esses animais, qualquer coisa pode ser motivo para se assustarem.

Mas, como acalmá-los?

A principal dica para acalmar o seu bichinho é ficar calmo e encarar a situação numa boa, já que eles são capazes de te sentir.

Ou seja: nada de pânico ou estresse para não aumentar o temor dele. Suas ações devem ser somente positivas, fazendo carinho, entretendo ele com brinquedos e petiscos durante a ocasião. Vale apelar para as comidinhas especiais, que o seu bichinho gosta muito.

Uma das formas de induzir o animal ao relaxamento e tranquilidade é com a sua respiração. Quando respiramos profundamente, nosso coração bate mais devagar. Isso ajuda o cachorro a regular com o nosso estado e se acalmar. Se ele permitir e quiser, coloque-o próximo ao seu peito para ele sentir as batidas do seu coração.

É muito importante também que o cachorro se sinta seguro e protegido em momentos de medo e estresse. Por isso, prepare uma casinha ou um esconderijo para ele poder se abrigar. Coloque cobertores nas janelas e portas para abafar o som de fora. Tire do ambiente objetos perigosos e cubra quinas de móveis.

Para não deixar o peludo sozinho em casa, algumas pessoas optam por levar o animal para a praia, para a rua ou local que forem passar a virada. Nada disso é recomendável. O ideal é ficar em casa com o animal, em um local conhecido, com todos os recursos já mencionados. Levar ele para fora só irá aumentar o medo e a chance de fuga.

Há, ainda, playlists no Youtube e no Spotify com músicas relaxantes específicas para cães, chamada Relax My Dog, para ouvir enquanto ele estiver nesse ambiente mais tranquilo. Se colocada com volume mais elevado pode ajudar a criar um clima mais relaxante para o cão, amenizando um pouco o barulho dos fogos. Também há a mesma para gatos, chamada Relax My Cat.

Outra dica é não sedar o animal, já que medicar o bichinho por conta própria pode ou não surtir efeitos, ou surtir efeitos reversos, deixando o animal ainda mais excitado. Nesse caso, o cão pode até relaxar e dormir, mas acordar ainda mais assustado durante os fogos.

Para finalizar, existe ainda uma técnica chamada tellington touch. Ela se baseia colocar faixas em pontos específicos do corpo do animal. Se treinada com antecedência, pode ajudar muito a relaxar o animal. Mas nada de inventar de amarrar o cachorro somente na hora! Faça antes.

Se preferir, também existem os coletes contra medo. Eles ajudam o animal a se sentir abraçado e protegido – mas não vale para os cães que odeiam roupinhas.

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe ‘gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do Brasil

O animal foi entregue à associação jundiaiense pela Prefeitura de Paulínia, após ser encontrado caído em via pública.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar

Na quinta-feira (2), um gaviãozinho foi encontrado caído em via pública em Paulínia e entregue ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí.  O "gaviãozinho", a menor espécie de gavião do Brasil, desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico de diversos habitats. Infelizmente, a devastação ambiental coloca em risco a sobrevivência dessa ave. Após passar por exames clínicos, o gaviãozinho está…

Continuar lendo

Mundo Pet

‘Trilheiros’ encontram sete filhotes de cachorro deixados para morrer em trilha na montanha

Essa história reforça a importância de lares temporários para animais resgatados.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Lake Lowell Animal Rescue

Em uma recente caminhada pelas Montanhas Owyhee, em Idaho, duas pessoas notaram uma grande sacola de plástico perto da trilha à frente. Confusos, se aproximaram da caixa e perceberam que ela estava cheia de sete filhotes de cachorro magros, deixados sozinhos na floresta. "Eles ficaram horrorizados ao encontrá-los abandonados lá fora", disse Melissa Blackmer, diretora da ONG de resgate Lake…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro São Bernardo 35kg abaixo do peso é salvo de casa abandonada

Um homem tinha acabado de encontrar o cachorro vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Stray Rescue of St. Louis/The Dodo

Alguns dias antes do Natal do ano passado, a equipe do resgate de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) recebeu uma ligação devastadora. Um homem tinha acabado de encontrar um cachorro São Bernardo vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem. Foto: Reprodução/Facebook/Stray Rescue of St. Louis "Fomos informados de que ele foi…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro ‘da cidade’ surpreende ao mudar radicalmente durante visita aos avós no campo

Recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida… e ele adorou!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Alexis Pepillo

Coco, uma cachorro poodle é um pet da cidade - adora seus passeios de trem pela cidade e se misturar com outros cães na creche. Mas, recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida. Tudo começou quando a tutora de Coco, Alexis Pepillo, deixou o cachorro na casa de seus pais no interior da Colômbia antes de viajar para…

Continuar lendo

Mundo Pet

Família encontra seu gato desaparecido em caixa da Amazon a mais de mil quilômetros de casa

Sem que eles soubessem, o gato entrou na caixa para se cochilar por um tempo, mas acabou sendo enviado acidentalmente junto com a encomenda.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Carrie Clark/The Dodo

No início de abril, Carrie Clark e sua família ficaram arrasados quando seu gato de estimação, Galena, desapareceu inexplicavelmente de sua casa. A princípio, eles acreditavam que o gatinho, que ficava dentro de casa, havia saído e se perdido. “Não tínhamos a menor ideia do que havia acontecido com ela. Ela está sempre ao meu lado", disse Carrie ao The…

Continuar lendo
Publicidade