Saiba como proteger seu pet dos barulhos dos fogos de artifício
Connect with us

Mundo Pet

Saiba como proteger seu pet dos barulhos dos fogos de artifício

Muitos cães encaram os rojões como uma ameaça e ficam muito assustados com os ruídos; mas, como ajudá-los?

Published

on

Cachorro vira-lata coberto com edredom
Deixar o seu bichinho em um local confortável e seguro é uma das dicas (Foto: Lindsay_Helms/iStock)

Dentre os motivos que fazem os cães terem tanto medo dos rojões é que, é que eles os encaram como uma ameaça, por ser algo bastante ruidoso. Nisso, alguns cães podem até ficar mais agressivos a fim de tentar se proteger. Outros tendem a fugir ou se esconder.

Além de traumas, alguns cães possuem também uma pré-disposição genética a serem mais medrosos. Para esses animais, qualquer coisa pode ser motivo para se assustarem.

Mas, como acalmá-los?

A principal dica para acalmar o seu bichinho é ficar calmo e encarar a situação numa boa, já que eles são capazes de te sentir.

Ou seja: nada de pânico ou estresse para não aumentar o temor dele. Suas ações devem ser somente positivas, fazendo carinho, entretendo ele com brinquedos e petiscos durante a ocasião. Vale apelar para as comidinhas especiais, que o seu bichinho gosta muito.

Uma das formas de induzir o animal ao relaxamento e tranquilidade é com a sua respiração. Quando respiramos profundamente, nosso coração bate mais devagar. Isso ajuda o cachorro a regular com o nosso estado e se acalmar. Se ele permitir e quiser, coloque-o próximo ao seu peito para ele sentir as batidas do seu coração.

É muito importante também que o cachorro se sinta seguro e protegido em momentos de medo e estresse. Por isso, prepare uma casinha ou um esconderijo para ele poder se abrigar. Coloque cobertores nas janelas e portas para abafar o som de fora. Tire do ambiente objetos perigosos e cubra quinas de móveis.

Para não deixar o peludo sozinho em casa, algumas pessoas optam por levar o animal para a praia, para a rua ou local que forem passar a virada. Nada disso é recomendável. O ideal é ficar em casa com o animal, em um local conhecido, com todos os recursos já mencionados. Levar ele para fora só irá aumentar o medo e a chance de fuga.

Há, ainda, playlists no Youtube e no Spotify com músicas relaxantes específicas para cães, chamada Relax My Dog, para ouvir enquanto ele estiver nesse ambiente mais tranquilo. Se colocada com volume mais elevado pode ajudar a criar um clima mais relaxante para o cão, amenizando um pouco o barulho dos fogos. Também há a mesma para gatos, chamada Relax My Cat.

Outra dica é não sedar o animal, já que medicar o bichinho por conta própria pode ou não surtir efeitos, ou surtir efeitos reversos, deixando o animal ainda mais excitado. Nesse caso, o cão pode até relaxar e dormir, mas acordar ainda mais assustado durante os fogos.

Para finalizar, existe ainda uma técnica chamada tellington touch. Ela se baseia colocar faixas em pontos específicos do corpo do animal. Se treinada com antecedência, pode ajudar muito a relaxar o animal. Mas nada de inventar de amarrar o cachorro somente na hora! Faça antes.

Se preferir, também existem os coletes contra medo. Eles ajudam o animal a se sentir abraçado e protegido – mas não vale para os cães que odeiam roupinhas.

Mundo Pet

Cachorro de rua com pele de ‘pedra’ se transforma no pet mais fofo em semanas

Published

on

Cachorro de rua com pele de pedra se transforma no pet mais fofo em semanas
Foto: Reprodução/Stray Rescue of Saint Louis/The Dodo

Um casal de bons samaritanos ficou de coração partido ao ser abordado pelo que parecia ser um cachorro. O animal enrugado estava quase sem pelos e coberto de cicatrizes e crostas da cabeça ao rabo. Era evidente que ele estava sofrendo de uma infecção, “transformando sua pele em algo parecido com pedra”, escreveu a ONG de resgate animal Stray Rescue…

Continue Reading

Mundo Pet

De volta para casa: a jornada do gato Padmé após 40 dias de fuga

Published

on

Gato fica 40 dias perdido
Foto: Reprodução/Betsy O'neill/The Dodo

Quando Betsy O'Neill recebeu uma notificação no Facebook sobre uma família de gatos precisando de resgate no verão de 2022, parecia mais uma das muitas missões que já realizara. Professora em tempo integral e voluntária experiente, Betsy resgatava gatos há mais de dez anos. Dessa forma, pedidos de ajuda como aquele não eram novidade para ela. Ao capturar a mãe…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro jogado na calçada encontra melhor amiga e nova chance de felicidade

Published

on

Cachorro jogado na calçada encontra melhor amiga
Foto: Reprodução/Beatriz Ordaz/The Dodo

Carolina não ficou imediatamente preocupada na primeira vez em que encontrou um cachorro dormindo na calçada durante seu trajeto diário. O doce filhote, todo encolhido, estava descansando ao lado de uma casa em sua vizinhança, então Carolina supôs que ela já estivesse em casa. “Pensei que ela morava ali, então fui para casa sem me preocupar. Essa era minha rota,…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro ferido e abandonado com amigo que morreu esperava que alguém o visse

O cachorro foi encontrado sem pelos e quase sem vida, deitado ao lado de uma cena trágica.

Published

on

Cachorro ferido e abandonado
Foto: Reprodução/Stray Rescue of Saint Louis/The Dodo

Era um belo dia de verão quando uma motorista avistou, no acostamento da estrada, um grande campo com grama alta e um caixote de metal preto no meio dele. A motorista parou para investigar o caixote e encontrou um cachorro preto, sem pelos e quase sem vida, deitado ao lado de uma cena trágica. “Ela não estava sozinha; infelizmente, seu…

Continue Reading

Mundo Pet

Casal vê cachorro sozinho no meio do nada e descobre triste história por trás do abandono

Eles publicaram fotos do cachorro perdido em páginas de redes sociais mas receberam respostas que partiram seus corações.

Published

on

Casal vê cachorro sozinho no meio do nada e descobre triste história por trás do abandono
Foto: Reprodução/Instagram/Krystal Capone

Krystal Capone e Zachary Hughes estavam de férias quando viram um cachorro sentado na beira da estrada. Em um primeiro momento, eles presumiram que ele pertencia a alguém da vizinhança. Mas, no dia seguinte, eles o viram novamente - a quilômetros de distância de onde o haviam visto no dia anterior, descendo uma montanha íngreme. Foto: Reprodução/Instagram/Krystal Capone Pensando que,…

Continue Reading
Advertisement