Museu Solar do Barão recebe exposição sobre o passado de Jundiaí
Conecte-se conosco

Acontece

Museu Solar do Barão recebe exposição sobre o passado de Jundiaí

A mostra segue para visitação gratuita até o dia 3 de maio

Publicado

em

Foto de museu do solar do barão recebendo exposição
Brincadeira bem humorada irá tratar, com muita interatividade do público, os clichês em torno da migração para a cidade (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão reabre nesta quinta-feira (12), a partir das 12h, com a exposição “Jundiahy… Jundiaí!”, que traz fontes históricas, destacando a importância da pesquisa científica. A mostra segue para visitação gratuita até o dia 3 de maio.

O diretor do Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Paulo Vicentini, reforça a importância da pesquisa histórica na montagem da mostra.

O percurso da mostra, espalhada por 10 salas do museu, começa com referências populacionais na formação da cidade, mapas dos limites territoriais do município em 1750, vestígios tupis-guaranis na Serra do Japi além de trechos do traslado do auto da criação da Vila de Jundiahy”, em 14 de dezembro de 1656, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal, um ano depois do que vem indicado na bandeira do Município.

Na sequência vêm os retratos da submissão, exploração e resistência dos povos indígenas, africanos e afrodescendentes em Jundiaí, como o relato da escrava liberta “Tia Custódia” à revista Sultana e a reprodução de documento afeito à penhora de pessoas escravizadas, gentilmente cedido pelo 1º Cartório Oficial de Registro de Imóveis, Títulos, Documentos e Civil de Jundiaí.

Para o 1º oficial, Leonardo Brandelli, documento retrata parte da história da cidade e do país. “Documentos como este são importantes para entendermos a história, mas chocam”, afirma.

A exposição também retrata Jundiaí no olhar do viajante (nos relatos do Visconde de Taunay, a caminho da guerra no Paraguai), o transporte por diligências e a chegada das estradas de ferro (Santos-Jundiaí e Paulista), a transcrição da elevação à cidade (em 28 de março de 1865), as notícias da greve dos ferroviários em 1906, as fotos e equipamentos fotográficos do século 20, os depoimentos dos imigrantes com saudades da sua terra e a ligação de Carmen Miranda com a produção de uva na cidade.

Além disso, uma sala expositiva é toda dedicada a clichês abrangendo diversidade gastronômica, tipos e os movimentos migratórios árabes, ingleses, portugueses, italianos, judeus, sulistas e nordestinos à cidade.

Atendendo às orientações da Vigilância Epidemiológica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), o percurso de exposição conta com salas abertas e ventiladas, além da distribuição de álcool em gel para assepsia.

O Museu Histórico e Cultural fica Rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Já os jardins externos ficam abertos diariamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-6259.

Acontece

Jumpark celebra Dia das Mães com almoço especial e música ao vivo

Além disso, casa fará um sorteio de vários brindes incríveis

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia das Mães com estilo, o Jumpark prepara um almoço especial no dia 12 de maio, embalado por música ao vivo e sorteio de brindes. Servido em bufê, a partir das 12h, o menu inclui penne ao molho branco; filé mignon ao molho madeira; fricassê de frango; arroz branco; feijão; salada de legumes; mandioca e batata fritas.…

Continuar lendo

Acontece

JundiaíShopping apresenta a Exposição “Sempre Mãe” de Flávia Fontes

Descubra histórias únicas de maternidade através das lentes de Flávia Fontes em uma mostra emocionante e diversificada.

Publicado

em

Por

Foto: Flávia Fontes

O Dia das Mães se aproxima e o JundiaíShopping preparou uma homenagem especial para celebrar essa data tão querida: a exposição fotográfica "Sempre Mãe", da talentosa fotógrafa jundiaiense Flávia Fontes. A mostra, que estará em cartaz até o dia 12 de maio, na Praça de Eventos (piso Nove de Julho), convida o público a mergulhar em um universo de emoções…

Continuar lendo

Acontece

Cia. Tango & Paixão traz noite inesquecível de música e dança ao Teatro Polytheama, em Jundiaí

Através da dança, o show narra histórias de amores, sonhos, prazeres, dores e desencontros, ao som dos grandes compositores e autores do tango. Confira.

Publicado

em

Por

O espetáculo acontecerá no dia 15 de junho (sábado), às 20h, o Teatro Polytheama (Foto: Cultura de Jundiaí)

No dia 15 de junho (sábado), às 20h, o Teatro Polytheama de Jundiaí recebe o espetáculo "Uma Noite de Tango". O show tem duração de 90 minutos, sob a direção geral de Nelson Lima e direção artística de Márcia Mello. O espetáculo presenta um elenco renomado de dez bailarinos e um cantor argentino. Através da dança, o show narra histórias…

Continuar lendo

Acontece

Alimentos arrecadados no Cajamar Rodeo Fest serão enviados para o Rio Grande do Sul

A expectativa é que só do evento, sejam arrecadadas 15 toneladas. A cidade ainda tem outros 3 pontos de entrega de donativos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

A Prefeitura e o Fundo Social se uniram durante o evento para arrecadar alimentos em prol das famílias afetadas pela tragédia no RS (Foto: Divulgação/Cajamar Rodeo Fest)

O Cajamar Rodeo Fest, em parceria com a Prefeitura de Cajamar e o Fundo Social de Solidariedade, arrecadou toneladas de alimentos para doar às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A iniciativa, liderada pela presidente Nadja Haddad, mobilizou tanto os participantes do evento quanto a comunidade local. Assim, voluntários trabalharam incansavelmente na triagem e classificação dos…

Continuar lendo

Acontece

Jundiaí: Feira do Empreendedor do Fazenda Grande começa nesta sexta-feira (10)

O evento reúne artesãos e produtores regionais com roupas e acessórios, artesanato, papelaria, gastronomia e mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo pessoal

A quarta edição da Feira do Empreendedor do bairro Fazenda Grande, em Jundiaí, está chegando! A feira, que acontece a cada dois meses, terá nesta edição dois dias de duração, a pedido dos moradores. Desta vez, o evento acontecerá nesta sexta-feira (10 de maio) e sábado (11 de maio), das 17h às 22h, na Rua Daniel da Silva, 222. A…

Continuar lendo
Publicidade