Ventos de ciclone extratropical podem chegar a Jundiaí, afirma meteorologista
Conecte-se conosco

Jundiaí

Ventos de ciclone extratropical podem chegar a Jundiaí, afirma meteorologista

Rajadas de vento serão mais intensas na quarta-feira (8), alerta Defesa Civil

Publicado

em

Atualizado há

Mapa do Brasil com direções do vento
Novo ciclone extratropical formado no Rio Grande do Sul avança para o oceano e não chega ao interior. (Foto: Cepagri)

Um novo ciclone extratropical formado no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (7) avança para o Oceano Atlântico. Apesar de desviar do interior do Sudeste, ventos fortes poderão chegar à região de Jundiaí.

Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento serão mais intensas na quarta-feira (8), acompanhadas de chuvas.

“A previsão é de que os ventos se intensifiquem na quarta-feira (8) pela tarde, à medida em que a frente fria associada a esse ciclone extratropical (sistema de baixa pressão atmosférica) se aproxima da região”, afirma Bruno Bainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).

De acordo com Bainy, esses ventos devem ser percebidos de forma semelhante aos do “ciclone bomba” da semana passada.

“Embora esse ciclone não seja tão intenso e esteja bem distante daqui, a previsão é que ventos contínuos cheguem de 35 a 40 km/h, com a possibilidade de rajadas de até 60 km/h”, completa.

Segundo Bainy, essas velocidades podem ocasionar movimentação de galhos de árvores e, em estruturas mais frágeis e já comprometidas, pode haver danos.

A Defesa Civil alertou sobre possibilidade de transtornos por conta do vento.

“A atenção deve ser redobrada em relação a transtornos como destelhamentos e quedas de árvore”, publicou no boletim.

Bruno Bainy explica que ciclones extratropicais têm uma trajetória típica para leste-sudeste e tendem a se afastar do Brasil, por isso, não há possibilidade do sistema de baixa pressão atmosférica mudar de rota e vir em direção ao interior.

“A frente fria avança com maior intensidade sobre a região Sul do Brasil, onde as temperaturas devem cair bastante até o final da semana, mas ao chegar ao Estado de SP ela perde força e se desloca sobre o oceano adjacente ao litoral, avançando até o litoral capixaba. Sentiremos uma mudança nas temperaturas somente entre quinta-feira (9) pela tarde (máxima prevista em 25 ºC) e a manhã de sexta-feira (10) (quando a mínima fica entre 10 e 12 ºC). Mas já na sexta à tarde as temperaturas voltam a subir, ficando em torno dos 27 ºC”, completa.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade