“Em Jundiaí acontece muito o que houve com o motoboy de Valinhos”
Conecte-se conosco

Jundiaí

“Em Jundiaí acontece muito o que houve com o motoboy de Valinhos”

O que aconteceu com o motoboy de Valinhos não foi um caso isolado de racismo e classismo

Publicado

em

Atualizado há

Motoboy Carlos Alberto Saraiva. (Foto: Divulgação)

As agressões verbais sofridas pelo motoboy Matheus Pires pelo morador de um condomínio residencial em Valinhos, na última sexta-feira (7), não foi um caso isolado. Graças às imagens gravadas por um vizinho o episódio ganhou repercussão nacional e escancara a forma como muitos profissionais desta categoria são tratados.

As ofensas do agressor como “você é um lixo” ou “semianalfabeto”, além do ato racista em que o agressor, que é branco, aponta para o braço, são exemplos em que muitos entregadores de aplicativo sofrem no seu dia-a-dia.  

O motoboy Carlos Alberto Saraiva, de 34 anos, revela que casos parecidos como o sofrido por Matheus em Valinhos acontecem muito em Jundiaí, tanto pelos usuários dos aplicativos como pelos donos dos estabelecimentos.

“Jundiaí é uma cidade boa para trabalhar, mas há muitas pessoas que fazem pouco caso com o nosso esforço. Somos marginalizados, mas estamos organizados e lutando por uma melhor condição de trabalho”, afirma.

Carlos Alberto trabalha cerca de 12 horas por dia para ganhar uma média de R$ 70. Segundo ele, os aplicativos pagam uma média de R$ 10 por cada 11 km rodados. “Fica difícil pagar as contas”, reclama.

Além do baixo salário e dos perigos no trânsito, a rotina do motoboy também envolve o contato com pessoas ignorantes. “O que aconteceu é lamentável. Triste ver a nossa categoria sendo marginalizada desse jeito”, diz.

Trabalho digno

Para o motoboy de Várzea Paulista, Jamerson de Almeida Araújo, mais conhecido como Teco, de 37 anos, o trabalho como motoboy é bom, mas lamenta o comportamento discriminatório de muitas pessoas. 

“Infelizmente tem pessoas que sentem prazer em nos humilhar, principalmente quando fazemos entregas em condomínios de alto padrão”, revela.

Teco costuma acordar cedo para iniciar a jornada do dia. Primeiro ele leva a mulher para o trabalho e, só então, inicia as entregas em sua Honda CG 125 cc, que ele tem há 11 anos. Ele diz que costuma rodar uma média de 200 a 300 km por dia. Seu prazer é chegar em casa a salvo e brincar com a filha de 5 anos.

“Temos família e trabalhamos dignamente como qualquer outro, mas no nosso caso colocamos nossa vida e dedicação para atender a sociedade, seja no sol, chuva e as vezes até deixamos de comer para ganhar tempo nas corridas. Infelizmente, muitas pessoas não valorizam o nosso trabalho”, lamenta.

Leia também:

Mobilização

Paulo Lima, o Galo, liderança dos motoboy. (Foto: Scarlett Rocha)

Paulo Lima, o Galo, liderança dos motoboys na capital. (Foto: Scarlett Rocha)

A greve nacional dos entregadores de aplicativos que já aconteceu por duas vezes neste ano é uma amostra de como a categoria está organizada. Uma das lideranças do movimento é o motoboy Paulo Lima, conhecido como Galo.

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, Galo reforça que o caso de Valinhos é rotineiro. “Acontece todo dia e toda hora”.

Ele lamenta que o que aconteceu com o motoboy de Valinhos tenha sido tratado como um caso isolado de racismo e classismo. “Não é um caso isolado e tem que servir de lição para que a categoria fique ainda mais unida”, conclui.

Jundiaí

Programa Nascentes Jundiaí restaura áreas rurais equivalentes a 40 campos de futebol

O principal objetivo é implementar ações de conservação, restauração e recuperação, com foco na Bacia do Rio Jundiaí Mirim

Publicado

em

Por

Técnicos fazem o monitoramento das árvores após o plantio. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Programa Nascentes Jundiaí, iniciativa da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), celebra a restauração de uma área rural equivalente a 40 campos de futebol. O principal objetivo deste programa é implementar ações de conservação, restauração e recuperação para a adequação ambiental de propriedades rurais em todo o município de Jundiaí, com foco especial na Bacia do…

Continuar lendo

Jundiaí

Grendacc realiza Bazar Solidário com artesãos de Jundiaí

O bazar funciona até dia 26, das 9h às 17h, no Espaço Bazar de Marcas da instituição

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Até o dia 26 de abril, das 9h às 17h, acontece o Bazar Solidário do Grendacc, que reúne artesãos e microempreendedores no Espaço Bazar de Marcas. Os expositores irão reverter 15% do total das vendas para a instituição. Esta é mais uma ação do projeto “Grendacc de Braços Abertos”, que visa gerar mais recursos para o Hospital da Criança e…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí abre inscrições para vagas em varejões noturnos

A seleção permitirá o uso de área de sete vagas para comercialização de produtos alimentícios e não alimentícios, não comercializado nos locais.

Publicado

em

Por

Varejão Noturno em Jundiaí
Estão abertas vagas para os varejões noturnos do Eloy Chaves, Argos e Parque do Cerrado (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Abastecimento de Jundiaí abriu inscrições para a seleção de interessados em atuar nos varejões noturnos da cidade. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (26). A seleção permitirá uso de área pública no local correspondente a sete vagas para comercialização de produtos alimentícios e não alimentícios, não comercializado nos locais. Estão abertas vagas para os varejões noturnos…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí contra a dengue: Jardim Estádio e Vila Esperança recebem nebulização veicular

O serviço de combate ao mosquito Aedes aegypti acontecerá nesta terça-feira (23), a partir das 5h.

Publicado

em

Por

O equipamento utiliza baixo volume de inseticida e elimina o mosquito Aedes aegypti adulto, no local de seu repouso, como muros e árvores (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (22), a partir das 5h, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí realizará nebulização veicular nos bairros Jardim Estádio e Vila Esperança. O serviço de nebulização veicular complementa a ação para combate e contenção da dengue na cidade. De acordo com o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, o equipamento utiliza baixo volume de inseticida…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí terá capacitação de empreendimentos para projeto ‘Vovô Bem-Vindo’

O projeto promove passeios gratuitos em espaços públicos e estabelecimentos turísticos da cidade para grupos de pessoas com 60 anos ou mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Jundiaí abriu inscrições para qualificação de empreendimentos cadastrados nas rotas turísticas, que desejam receber as excursões do projeto “Vovô Bem-Vindo”. A capacitação acontecerá no dia 29 de abril, a partir das 9h, no auditório do Paço Municipal. Os empreendimentos podem se inscrever pelo no site turismo.jundiai.sp.gov.br/projetovovobem-vindo. “O encontro tem a finalidade de auxiliar na preparação do…

Continuar lendo
Publicidade