Residencial Jundiaí: Com 120 vagas, EMEB Fernanda de Favre está pronta
Conecte-se conosco

Jundiaí

Residencial Jundiaí: Com 120 vagas, EMEB Fernanda de Favre está pronta

Prefeito Luiz Fernando Machado visitou, na manhã desta terça-feira (11), a EMEB Fernanda de Favre, localizada no Residencial Jundiaí.

Publicado

em

EMEB Fernanda de Favre. (Foto: Divulgação)
Escola conta com conceitos para o atendimento ao pleno desenvolvimento das crianças. (Foto: Divulgação)

Enxergar o mundo pelos olhos de uma criança com 95 centímetros é uma das premissas das ações da Prefeitura de Jundiaí, integrante da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e do programa mundial ‘Urban95’.

Este conceito, assim como brincadeiras ao ar livre e interação com o meio ambiente, foram aplicados na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Fernanda de Favre, localizada no Residencial Jundiaí.

O prefeito Luiz Fernando Machado visitou, na manhã desta terça-feira (11), a escola com um grupo pequeno de moradores do bairro e seus filhos, além da família da patrona da unidade, que doou um quadro da advogada e professora para ser colocado na escola de Educação Infantil de tempo integral que atenderá a 120 crianças entre 0 a 3 anos.

No espaço foram também pintados nichos e amarelinhas no solo e instalados blocos coloridos para que as crianças brinquem, aliados ao reforço na arborização para a garantia de sombras. A área de entrada é reservada para as crianças e seus cuidadores, reduzindo o espaço para a chegada e permanência de veículos no local.

O mesmo conceito deverá ser aplicado em outras unidades de ensino, para promover uma apropriação cada vez maior dos espaços públicos pelas crianças.

“A escola está linda. As crianças adoraram o espaço aberto, com brincadeiras e as cores vivas. Será um espaço maravilhoso para a educação”, comenta a mãe de Marina, 2 anos, e Miguel, 5 anos, Maria José Alves Cunha, moradora no Almerinda Chaves. Miguel, empolgado, experimentava todas as brincadeiras disponíveis nos espaços montados com brinquedos naturais e a horta com espantalho.

Expectativa

Taymara Menezes do Nascimento levou a filha Nicoly, de apenas 1 ano e sete meses, para conhecer a escola que pretende matricular a criança. “Moramos na rua de cima da escola. É um prédio maravilhoso, espaçoso e atrativo para os pequenos. Com certeza as 120 crianças da unidade se desenvolverão brincando”, elogia.

Os contextos investigativos organizados nos ambientes  da escola foram organizados juntamente com a supervisão responsável pelo Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância (CIEMPI), que privilegia o brincar com materiais naturais e com objetos organizados para o desenvolvimento das potencialidades das crianças.

A horta de plantas alimentícias não convencionais (PANC) e o redário completam o prédio, elogiado pelo pai da patrona, Clarisvaldo de Favre, que conheceu as dependências junto alguns familiares convidados para a visitação monitorada.

Em detalhes

O conceito implementado na unidade foi pensado de forma intersetorial por representantes das Unidades de Gestão que integram o Grupo de Trabalho (GT) Criança na Cidade – Unidades de Gestão de Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade e Transporte e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

O espaço contou com a instalação de lombofaixas (faixas de pedestres elevadas), além de reforço na sinalização vertical (placas) e do solo. As calçadas contam ainda com prolongamento, que não se trata tão somente da ampliação de sua largura, mas a indicação de pintura no asfalto em forma de obstáculo para os veículos, o que confere sinuosidade ao trajeto e estimula a redução da velocidade.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Thaís Nonô, o modelo será replicado. “A ambiência faz parte do espaço educacional das crianças. Pensar em um ambiente que estimule sensorial e cognitivamente garante pleno desenvolvimento para os pequenos e para as pequenas, que estarão vivenciando aqui, a Primeiríssima Infância”, detalha.

A EMEB Fernanda de Favre teve a conclusão da obra no mês de maio. O investimento, na ordem de R$ 2 milhões, resultou em 860 metros quadrados de área construída, situado na Rua Amália de Almeida Chacron. O local tem sete salas para atividades e duas de berçário, além de fraldário e lactário.

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo
Publicidade