Cobrança de tarifa para abertura de novas empresas está suspensa por 60 dias
Conecte-se conosco

Jundiaí

Cobrança de tarifa para abertura de novas empresas está suspensa por 60 dias

A medida do Governo do Estado, por meio da Junta Comercial (Jucesp), visa impulsionar o empreendedorismo e estimular a economia, atenuando os impactos na geração de emprego e renda decorrentes da pandemia do coronavírus

Publicado

em

Mark Monteiro trabalhando no computador
Mark William Ormenese Monteiro, presidente da ACE de Jundiaí. (Foto: Divulgação)

A cobrança de tarifa estadual para a abertura de novas empresas está suspensa por 60 dias, contando a partir de 25 de agosto. A medida do Governo do Estado, por meio da Junta Comercial (Jucesp), visa impulsionar o empreendedorismo e estimular a economia, atenuando os impactos na geração de emprego e renda decorrentes da pandemia do coronavírus.

A suspensão da cobrança é válida para a tarifa DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) para os atos de constituição de empresas.

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, observa que a taxa cobrada nos escritórios autorizados a protocolar estes processos, entre eles o Posto Jucesp localizado na sede da entidade, está mantida.

“O valor cobrado nos escritórios não está incorporado à DARE  e por isso é entendido como custeio operacional.”

O valor da tarifa DARE varia de R$ 66 a R$ 433, dependendo do tipo de classificação da empresa a ser aberta. A dispensa da cobrança destes valores vale para empresas classificadas como Limitada (LTDA), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Anônima (S/A), Empresa pública, Empresário Individual (EI) e Sociedade Cooperativa.

Empreendedorismo em alta

Dados elaborados pela Junta Comercial apontam um crescimento gradativo nos números de abertura de empresas em São Paulo, mesmo durante a pandemia. A partir de maio, pequenas altas foram registradas. Foram registradas 10.882 novas empresas naquele mês, e em junho o total subiu para 15.918.

Já em julho houve recorde de abertura de empresas em São Paulo neste ano, com 21.788 novos negócios. O número foi superior ao de fevereiro, que até então registrava a maior alta, com 18.042. Também superou as inscrições verificadas em julho de 2019, quando 20.187 empresas foram registradas.

Em Jundiaí, o número de aberturas de empresas registrado de janeiro até junho (2621) ainda supera o de encerramento de atividades (1422), segundo dados fornecidos pela Prefeitura de Jundiaí. O presidente da ACE acredita que este número de fechamento pode ser maior mas ainda não foi formalizado por conta da difícil situação financeira dos empresários decorrente.

“Muitas empresas ainda não conseguiram providenciar o processo burocrático do encerramento.”

Jundiaí

Corpus Christi no Eloy Chaves atrai 5 mil pessoas em evento tradicional

A celebração na Paróquia São João Bosco é uma das tradições mais importantes da região

Publicado

em

Foto: Divulgação

A celebração de Corpus Christi na Paróquia São João Bosco, localizada no bairro Eloy Chaves, atraiu cerca de 5 mil pessoas nesta quinta-feira (30). Este evento, que faz parte do Calendário Municipal, acontece há 36 anos e é uma das tradições mais importantes da região. A festividade começou com a confecção do tapete, uma atividade voluntária que envolveu famílias inteiras…

Continuar lendo

Jundiaí

Apae Jundiaí promove atividade em família para desenvolvimento infantil e integração social

A iniciativa teve como objetivo principal o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos e proporcionou um momento de interação e aprendizado.

Publicado

em

Criança em atividade de modelagem com massinha na APAE Jundiaí, desenvolvendo habilidades motoras e criatividade em ambiente educativo
Foto: Divulgação/APAE Jundiaí

A APAE Jundiaí recebeu um dia especial com a participação de pais e familiares na atividade de fonoaudiologia do Programa de Atendimento Especializado. A iniciativa teve como objetivo principal o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos e proporcionou um momento de interação e aprendizado. De acordo com a fonoaudióloga Crislane Petrovit, responsável pela atividade, a participação dos pais no…

Continuar lendo

Jundiaí

Em Jundiaí, bairros ficarão sem água de sábado para domingo

A DAE Jundiaí realizará limpeza no reservatório do bairro Cecap, o que afetará o abastecimento em bairros da região. Saiba mais.

Publicado

em

Torre do Departamente de Àgua e Esgoto (DAE) de Jundiaí
A limpeza acontecerá das 21h do sábado até às 12h do domingo (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

De acordo com a DAE Jundiaí, alguns bairros ficarão sem abastecimento de água de sábado (1º) para domingo (2). A empresa esclarece que realizará a limpeza e higienização do reservatório do Cecap. Dessa forma, a DAE Jundiaí interromperá o abastecimento das 21h do sábado até às 12h do domingo. Isso impactará a distribuição de água nos bairros Cecap, Terra da…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: rua Francisco Cao, no Cidade Nova I, terá sentido único

Segundo estudos, a mudança terá um impacto efetivo evitando acidentes e proporcionando maior fluidez no tráfego e mais vagas de estacionamento.

Publicado

em

Poste com placa sobre alteração de direção de rua no bairro Cidade Nova I, em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir de domingo (2), a Rua Franscisco Cao, no bairro Cidade Nova I, em Jundiaí, terá sentido único de direção. A alteração acontecerá no trecho entre a Avenida Moisés Raphael e a Rua José Artur Savieto. De acordo com a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, a mudança deverá evitar eventuais acidentes e aumentará a segurança…

Continuar lendo

Jundiaí

Maio Amarelo em Jundiaí: redução de 60% nas mortes em acidentes de trânsito

Com ações educativas e melhorias viárias, Jundiaí se destaca na segurança do trânsito, alcançando uma redução significativa de acidentes fatais.

Publicado

em

Criança andando de kart no Jardim da Mobilidade em Jundiaí, supervisionada por um instrutor. Atividade do Maio Amarelo
Jardim da Mobilidade é espaço para aprendizagens sobre trânsito, em todas as situações (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí se destaca no cenário estadual com queda significativa em acidentes fatais durante o Maio Amarelo Enquanto o Estado de São Paulo enfrenta um aumento de 15% nos óbitos em acidentes de trânsito no primeiro trimestre de 2024, Jundiaí celebra uma redução de 60% nas mortes em vias municipais durante o Maio Amarelo. Essa conquista notável, segundo dados do Infosiga…

Continuar lendo
Publicidade