Projeto de Enfrentamento à Obesidade Infantil de Jundiaí será apresentado em Congresso em Brasília
Conecte-se conosco

Jundiaí

Projeto de Enfrentamento à Obesidade Infantil de Jundiaí será apresentado em Congresso em Brasília

Em Congresso será apresentado os dados específicos sobre o impacto das palestras educativas dos alunos da FMJ no consumo diário de alimentos pelas crianças que participaram do projeto

Publicado

em

Projeto de Enfrentamento à Obesidade Infantil. (Foto: Divulgação)
Projeto Enfrentamento à Obesidade Infantil foi lançado em 2018 pela Prefeitura de Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)

O projeto Enfrentamento à Obesidade Infantil, lançado em 2018 em conjunto com a Faculdade de Medicina (FMJ), será apresentado no Congresso Brasileiro de Endocrinologia, em Brasília, no final do mês de novembro, com os dados específicos sobre o impacto das palestras educativas dos alunos da faculdade no consumo diário de alimentos pelas crianças que participaram do projeto. 

A análise dos dados dos diários alimentares – preenchidos pelas crianças participantes do trabalho e que indicaram a redução no consumo de carboidratos obesogênicos – também recebeu certificado de Menção Honrosa durante o XVI Fórum de Iniciação Científica PIBIC-FMJ-CNPq, realizado em 18 de setembro pela FMJ. 

Com a adoção do diário alimentar, em 2019, em 27 escolas da rede municipal, compreendendo 5,5 mil alunos, foi possível avaliar o impacto positivo das aulas de nutrição oferecidas pelos estudantes do 4º ano de Medicina da FMJ.

Em 2020, o programa de Enfrentamento à Obesidade foi realizado a partir da entrega dos kits de alimentação e atividades educativas alusivas ao tema em virtude da suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia. Durante o período foi analisado o Diário Alimentar produzido pelas crianças que participaram da atividade em 2019.

De acordo com o levantamento, das crianças que receberam a orientação nutricional, feita em duas palestras, apresentaram aumento no percentual de carboidratos saudáveis de 32% para 36% e reduziram de 25% para 22% os obesogênicos, nos dias de semana. Em paralelo, subiram de 27% para 34% os carboidratos saudáveis e reduziram de 27% para 22% os carboidratos obesogênicos no final de semana. 

A constatação positiva feita pelo médico endocrinologista Dr Homero D´Ambrosio, será apresentada em Congresso Brasileiro de Endocrinologia, em Brasília, de 28 de novembro a 5 de dezembro. 

Jundiaí acrescentou à grade curricular a alimentação saudável. (Foto: Divulgação/PMJ)

Alimentação saudável

A partir do início do projeto, Jundiaí acrescentou à grade curricular a alimentação saudável, oferta de alimentos orgânicos e minimamente processados, plantas alimentícias não convencionais (PANC), bem como atividades com palestras de orientação sobre a qualidade nutricional e o impacto no desenvolvimento. 

Também em 2019, houve a inclusão dos estudantes da Escola Superior de Educação Física (ESEF), que realizaram trabalhos direcionados para a promoção de atividades físicas entre os 37 mil alunos da rede. 

Neste ano também foi agregado o programa Crescer Saudável, um braço do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem os mesmos objetivos, e atende a integralidade dos estudantes.

Jundiaí

CIESP Jundiaí celebra o Dia da Indústria

Instituição trouxe uma palestra com o tema “Sucessão: família, propriedade e negócio”

Publicado

em

Por

Palestrantes em um evento do CIESP Jundiaí, discutindo temas empresariais.
Foto: Tribuna de Jundiaí

Em comemoração ao Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, o CIESP Jundiaí promoveu uma palestra com o tema "Sucessão: família, propriedade e negócio". A apresentação ficou a cargo de Bruna Tokunaga Dias, sócia da Cambridge Family Enterprise Group, acompanhada de Aurelio Formoso Junior, consultor sênior da empresa. O evento reuniu diretoria, conselheiros e empresários para uma noite de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Policiais ensinam segurança no trânsito com teatro de fantoches para crianças

Alunos aprendem sobre os cuidados como pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de forma divertida. Saiba mais.

Publicado

em

Crianças de Jundiaí assistem a teatro de fantoches sobre segurança no trânsito em evento educativo com policiais.
A ação da campanha Maio Amarelo aconteceu em uma EMEB do bairro Jardim Esplanada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPtran) realizaram uma ação especial em uma EMEB no Jardim Esplanada, em Jundiaí. Assim, cerca de 390 alunos, de 4 a 10 anos, assistiram…

Continuar lendo

Jundiaí

Bolsonaro virá à Jundiaí para incentivar doações para o Rio Grande do Sul

Bolsonaro estará em local de coleta de donativos (provavelmente o Fundo Social de Solidariedade), das 10h às 19h.

Publicado

em

Jair-Bolsonaro
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro estará em Jundiaí no dia 30 de maio (próxima quinta-feira), para incentivar doações ao Rio Grande do Sul. De acordo com publicação no X, Bolsonaro estará em Jundiaí, provavelmente no Fundo Social de Solidariedade, das 10h às 19h. No post, ele sugere que a população ajude com “colchão, lençol, cobertor, toalha, roupa de frio, tênis,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia campanha contra paralisia infantil nesta segunda (27)

A campanha quer atualizar a carteira vacinal de crianças menores de 5 anos e aplicar dose adicional da Pólio oral na população de 1 a 4 anos.

Publicado

em

Criança recebendo vacina oral contra a poliomielite, conhecida como vacina contra paralisia infantil, em ambiente de saúde
Até abril, a cobertura vacinal da cidade estava em 74,98% (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Jundiaí intensifica a imunização contra a Poliomielite em campanha contra a paralisia infantil. A campanha tem como objetivo atualizar a carteira vacinal de crianças menores de 5 anos e aplicar uma dose adicional da Pólio oral (gotinha) na população de 1 a 4 anos. A vacina estará disponível em todas as Unidades…

Continuar lendo

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí tem Feira de Adoção de Animais neste sábado (25)

O evento terá cães e gatos adultos, castrados, vermifugados, vacinados e microchipados, além de filhotes. Confira.

Publicado

em

Dois filhotes de cachorro usando bandanas coloridas disponíveis para adoção em Jundiaí
Foto: Reprodução/Instituto Focinho Feliz

Neste sábado (25), das 11h às 15h, o Maxi Shopping Jundiaí recebe mais uma edição da Feira de Adoção de Animais, do Instituto Focinho Feliz. A feira terá cães e gatos adultos – castrados, vermifugados, vacinados e microchipados – e filhotes esperando por uma família. Foto: Divulgação/Instituto Focinho Feliz de Jundiaí Foto: Divulgação/Instituto Focinho Feliz de Jundiaí Como adotar na Feira de…

Continuar lendo
Publicidade