Vírus mortal encontrado na Bolívia é transmissível entre humanos
Connect with us

Saúde

Vírus mortal encontrado na Bolívia é transmissível entre humanos

Infecção causa febre hemorrágica com sintomas semelhantes aos do ebola; ao menos cinco casos ocorreram no ano passado, e três pessoas morreram

Published

on

Atualizado há

Vírus mortal da Bolívia. (Foto: Divulgação)
O mammarenavírus de Chapare se espalhou entre profissionais de saúde no país em 2019. (Foto: Divulgação)

Um vírus encontrado na Bolívia que causa febre hemorrágica com sintomas semelhantes aos do ebola pode ser transmitido entre humanos, afirmam pesquisadores do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, em uma publicação divulgada nesta segunda-feira (16).

No documento, que faz parte do relatório anual da ASTMH (Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene), os cientistas detalham evidências de que o mammarenavírus de Chapare se espalhou entre profissionais de saúde no país em 2019.

“Nosso trabalho confirmou que um jovem residente médico, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus após encontros com pacientes infectados — e dois desses profissionais de saúde morreram mais tarde”, disse Caitlin Cossaboom, epidemiologista da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do CDC.

O grupo diz acreditar que fluidos corporais podem carregar o vírus. Ao menos cinco casos da febre hemorrágica causada pelo vírus de Chapare foram registrados no ano passado perto da capital La Paz.

Até então, o único registro desse vírus datava de 2004, justamente na província que lhe deu o nome, a cerca de 600 km a leste de La Paz.

O surto do ano passado deixou autoridades sanitárias locais e regionais em alerta. Pesquisadores do CDC e da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) imediatamente viajaram à Bolívia atrás de mais informações sobre o vírus mortal.

Eles constataram que o Chapare é da família dos arenavírus, que incluem outros patógenos perigosos, como o vírus Lassa, que mata milhares de pessoas todos os anos na África Ocidental, e o vírus Machupo, que também já atingiu a Bolívia e provocou mortes.

No Brasil, um caso de morte por arenavírus (chamado de Sabiá) foi identificado no ano passado

Os sintomas da infecção pelo vírus estudado são semelhantes aos do vírus ebola: febre, dores abdominais, vômitos, sangramento nas gengivas, erupção cutânea e dor atrás dos olhos.

Como não há tratamento específico, os pacientes recebem suporte, na esperança de que o corpo consiga se defender do vírus.

Origem

Os pesquisadores tentam agora descobrir qual é o hospedeiro primário do vírus. Algumas provas genéticas compararam o RNA encontrado em humanos com o de roedores, mostrando grande semelhança com a espécie Oligoryzomys microtis.

Esses ratos analisados foram encontrados perto da casa do primeiro paciente do surto de 2019, um trabalhador agrícola que também morreu.

Entretanto, não houve como comprovar, até o momento, que os roedores eram capazes de transmitir o vírus.

Cientistas acreditam que o vírus Chapare esteja circulando na Bolívia há vários anos, mas os pacientes infectados podem ter sido erroneamente diagnosticados como portadores de dengue, uma doença comum na região e que pode produzir sintomas semelhantes.

Com informações do Portal R7.

Saúde

Detecção precoce do câncer de mama ganha força com Outubro Rosa

Campanha conscientiza sobre prevenção e diagnóstico, desmistifica boatos e incentiva apoio familiar e psicológico aos pacientes.

Published

on

Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama
O autoexame é fundamental na detecção precoce do câncer de mama (Foto: Canva)

Outubro é um mês crucial na luta contra o câncer de mama, quando a campanha Outubro Rosa intensifica a conscientização e a prevenção da doença. Segundo dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), neste ano, o município de Jundiaí (SP) teve 50 novos casos de câncer de mama detectados. Atualmente, a cidade conta com 400 pacientes que…

Continue Reading

Saúde

A força de Carol na luta contra o câncer jamais será esquecida

Outubro Rosa ganha um novo significado com a força, alegria e vontade de viver de Carol, que nos deixou em 25 de setembro deste ano. O Tribuna de Jundiaí abre espaço para uma homenagem a essa guerreira.

Published

on

Carol em ambas fotos demonstrando felicidade.
Força e sorriso de Carol são marcas que ficarão na luta contra o câncer (Foto: Arquivo pessoal)

Carol, filha, amada esposa e amiga, deixou todos em 25 de setembro deste ano, após uma luta contra um câncer triplo negativo, uma das formas mais agressivas da doença. Ela trouxe um novo significado à luta com seu otimismo, alegria e força. A jundiaiense Carolina Vieira Reynaldo, tinha apenas 27 anos, muitos sonhos e uma força de vontade imensa de…

Continue Reading

Bem-estar

Academia Céltica no seu condomínio traz saúde, conforto e valorização do imóvel

A terceirização desse serviço é uma solução eficaz para garantir conforto, segurança e para aumentar a valorização dos imóveis.

Published

on

Academia Céltica no seu condomínio traz saúde, conforto e valorização do imóvel
Foto: Canva

A preocupação com o bem-estar está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros que desejam ter um lifestyle saudável. Com isso, muitos condomínios estão percebendo a necessidade de oferecer academias profissionais para atender à crescente demanda dos moradores.  A terceirização desse serviço é uma solução eficaz para garantir conforto, segurança e para aumentar a valorização dos imóveis, além de…

Continue Reading

Bem-estar

Mitos sobre a perda de peso: O que você precisa saber para emagrecer com saúde

A pressa em ver os números da balança diminuindo faz com que muitos adotem dietas e regimes de exercícios sem orientação adequada, o que pode comprometer a saúde a longo prazo.

Published

on

Mitos sobre a perda de peso
Foto: Canva

A busca pela perda de peso muitas vezes leva as pessoas a seguirem práticas e conselhos que prometem resultados rápidos, mas que podem não ser saudáveis. A pressa em ver os números da balança diminuindo faz com que muitos adotem dietas da moda e regimes de exercícios sem orientação adequada, o que pode comprometer a saúde a longo prazo. A…

Continue Reading

Saúde

Quase 80% da população não completou vacinação contra a Covid-19, diz Ministério da Saúde

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a baixa adesão à vacinação é alarmante e pode expor a população a novos surtos da doença.

Published

on

Vacinação contra Covid-19 em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dados atualizados do Ministério da Saúde, divulgados nesta semana, revelam que quase 80% da população apta ainda não completou o esquema de imunização bivalente contra a Covid-19 no Brasil, inclui reforços necessários para proteger contra variantes mais recentes do vírus. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a baixa adesão à vacinação é alarmante e pode expor a população a…

Continue Reading
Advertisement