Connect with us

Bem-estar

Zika Vírus: Estudo de Jundiaí aponta que grávidas adolescentes são mais suscetíveis à infecção

O estudo foi realizado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, e comparou as placentas de gestantes de diferentes idades.

Published

on

Atualizado há

Pesquisador em sala de estudos da Faculdade de Medicina de Jundiaí
Foto: Divulgação/FMJ

Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Jundiaí apontou que as adolescentes grávidas podem ser mais suscetíveis à infecção pelo ZikaVírus, podem transmitir a doença para o feto.

A pesquisa comparou a placenta de gestantes adolescentes e mais velhas. O material do estudo foi colhido pela Corte do Zika de Jundiaí, da FMJ, no Hospital Universitário. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, o objetivo da pesquisa foi avaliar e comparar as alterações histológicas na placenta de mulheres grávidas infectadas e não infectadas pelo vírus e determinar diferenças potenciais entre adolescentes e mulheres mais velhas contaminadas.

Participantes da pesquisa

O grupo de estudo contou com a participação de 509 gestantes atendidas no Hospital Universitário, entre maio de 2016 e outubro de 2018, usando amostras disponíveis para avaliação histológica.

Assim, 33 das voluntárias (6,5%) testaram positivo para Zika Vírus posteriormente. As mulheres foram divididas em 2 grupos: 33 que eram “Zika positivos” e 33 pacientes que eram “Zika negativos”.

Com o resultado da pesquisa, o grupo ressalta a importância da detecção precoce da infecção durante o período pré-natal. Com isso, é possível iniciar os protocolos contra a doença e minimizar as sequelas.

Os pesquisadores acreditam ainda que, mesmo com os dados, são necessários mais estudos para fornecer um quadro mais completo para garantir a relação entre a idade da mãe na transmissão viral para o feto

No dia 4 de agosto, o artigo com resultado da pesquisa da FMJ foi publicado no International Journal of Gynecological Pathology.

.

Bem-estar

No Dia Mundial da Voz, Hospital São Vicente de Jundiaí faz alerta sobre saúde vocal

Data chama atenção para os cuidados com a voz, essencial na comunicação, identidade e qualidade de vida das pessoas.

Published

on

No Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, profissionais da saúde aproveitam a data para destacar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados diários com a voz — instrumento que vai além da comunicação, sendo parte da identidade de cada indivíduo. A fonoaudióloga Letícia Alonso, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), explica…

Continue Reading

Bem-estar

Como ganhar massa muscular: passo a passo para iniciantes que querem resultados de verdade

Planejamento, técnica e constância são as chaves para conquistar a hipertrofia. Professor Victor Recka, da Academia Céltica, em Jundiaí, explica como começar do jeito certo.

Published

on

Ganhar massa muscular é o objetivo de muitos que iniciam na academia, mas o processo exige mais do que apenas levantar pesos. Para iniciantes, o caminho até a tão desejada hipertrofia envolve orientação profissional, alimentação e rotina. Para ajudar quem está começando, o Tribuna de Jundiaí conversou com Victor Recka, professor de educação física da Academia Céltica de Jundiaí. Logo…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo