Com estoque crítico, Hemonúcleo de Jundiaí faz campanha para incentivar doadores de sangue
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Com estoque crítico, Hemonúcleo de Jundiaí faz campanha para incentivar doadores de sangue

O objetivo é atingir pelo menos mil pessoas até o Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro.

Publicado

em

Bolsa de sangue
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Sob responsabilidade da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), o Hemonúcleo de Jundiaí está convocando doadores de sangue. O objetivo é atingir mil pessoas dispostas a doar, até o Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro, próxima quarta-feira.

Assim, o órgão deve utilizar capacidade total do serviço de coleta para reverter a situação crítica do estoque de bolsas de sangue na unidade. O Hemonúcleo de Jundiaí fornece sangue para os serviços de saúde de toda a região.

No mês de outubro, o estoque de bolsas caiu 40%, como reflexo da pandemia. Dessa forma, a campanha da unidade pede ajuda para conseguir atingir a capacidade total de doações e, assim, ajudar as redes de saúde.

De acordo com a Associação, a média diária de capacidade de coleta do hemonúcleo é de 120 doações. No entanto, a unidade informou que agora recebe 72 doações diárias, de segunda a quinta-feira. Em geral, às sextas-feiras e sábados, consegue alcançar a meta de 120 bolsas por dia. A princípio, o tipo sanguíneo mais solicitado é o “O+” e o “O-“.

Doação na pandemia

O hemonúcleo está seguindo as medidas preventivas necessárias para garantir a segurança e saúde dos doadores na pandemia. O local está fazendo a desinfecção frequente dos ambientes e das cadeiras, equipamentos de proteção individual para os colaboradores. Além disso, o uso de álcool em gel e máscara são obrigatórios.

A Associação disponibiliza também o aplicativo “Colsan Doe Vidas”, onde os doadores podem agendar as visitas em qualquer ponto de coleta de sangue da Colsan.

O Hemonúcleo de Jundiaí está localizado na rua XV de Novembro, 1848, no centro de Jundiaí. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. Mais informações estão disponíveis no site da Colsan.

Critérios de doação

  • Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, é necessária a autorização dos pais e responsáveis);
  • Estar com a saúde em dia;
  • Pesar, no mínimo, 50 kg;
  • Apresentar um documento de identidade oficial, com foto (RG, CNH);
  • Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.
  • Não deve estar em jejum;

Recomendações na pandemia

  • Pessoas que foram infectadas ou em isolamento indicado por equipe médica pela Covid-19 podem doar sangue apenas após 30 dias da recuperação completa;
  • Quem teve contato com pessoas infectadas nos últimos 30 dias não poderão doar até 30 dias depois do último contato;
  • Se estiver apresentando febre, tosse ou qualquer outro sintoma gripal, podem doar sangue apenas após 30 dias da recuperação completa.
Com informações do G1.

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade