Crédito para empreendedores de Jundiaí aumentou 200% este ano
Connect with us

Economia

Crédito para empreendedores de Jundiaí aumentou 200% este ano

A assinatura de contratos também aumentou: foram assinados 165 até novembro de 2020, ante aos 68 firmados em todo o ano passado.

Published

on

Banco do Povo, em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Gerar renda e emprego foi um dos maiores focos da administração no último ano. Para quem desejava empreender, apoio não faltou: até o mês de novembro deste ano, o Banco do Povo em Jundiaí havia liberado mais de R$ 1,2 milhão em créditos para empreendedores, um acréscimo de 200% em relação aos pouco mais de R$ 440,5 mil disponibilizados ao longo de todo o ano de 2019.

A assinatura de contratos também aumentou: foram assinados 165 até novembro de 2020, ante aos 68 firmados em todo o ano passado. O fornecimento de crédito é um dos pilares do programa Jundiaí Empreendedora, como parte dos esforços da Prefeitura e de outros agentes, como o Sebrae e a Associação Comercial e Empresarial (ACE), para fomentar o empreendedorismo durante a pandemia.

O Banco do Povo é um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, com recursos liberados pela Caixa Econômica Federal e aporte de recursos da Prefeitura Municipal, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades.

Criado em 1997, chegou a Jundiaí dois anos depois. Em nossa cidade, o Banco do Povo é operacionalizado pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).

Orientação e mentoria na pandemia

Já a Incubadora Tecnológica de Empresas, gerida pela UGDECT e pelo Núcleo Softex, continuou recebendo orientação e mentorias mesmo durante a pandemia, principalmente nesse período de queda de vendas e incertezas quanto aos negócios. Desde março, a Incubadora tem prestado serviços on-line em apoio aos empreendedores incubados residentes e não-residentes, que hoje são 31 no total.

Levando em consideração a necessidade de inovação em tecnologias e modelos de negócios, as startups podem participar de mentorias semanais on-line por Skype. As mentorias têm como foco a reinvenção dos negócios e capacitação gerencial, preparando os incubados para empreenderem no mercado.

A capacitação também teve papel fundamental. O curso de tecnólogo em Sistemas Embarcados – resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio da UGDECT, a empresa Siemens e o Centro Paula Souza (CPS) – foi apresentado oficialmente à cidade em julho e realizou seu processo de seleção no segundo semestre, preenchendo todas as 40 vagas disponíveis.

O curso é gratuito e tem a duração de três anos. Na parceria com a Siemens os alunos atuam, durante o curso, em projetos e estudos de casos reais da empresa, aplicando o que aprenderam em situações reais, tendo a orientação e mentoria de profissionais da Siemens, além dos professores da Fatec.

Economia

Rafael Cervone destaca os impactos dos juros altos na economia brasileira

Segundo o presidente do CIESP, medidas desestimulam investimentos e consumo, dificultando o crescimento da economia e a geração de empregos

Published

on

Rafael Cervone é presidente do CIESP
Rafael Cervone é o presidente do CIESP. Foto: CIESP/Divulgação

O presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Rafael Cervone, critica a manutenção da taxa Selic em 10,5% ao ano, anunciada pelo Banco Central (BC) na última quarta-feira (19). Segundo ele, essa medida, que coloca o Brasil entre os cinco países com os juros mais altos do mundo, "desestimula o crédito para investimentos e o consumo,…

Continue Reading

Empregos

MRV Construções tem mais de 60 vagas de emprego em Jundiaí

As vagas são para estágio de engenheiro civil, servente de obras, auxiliar de limpeza, auxiliar técnico de engenharia, encarregado de obras, pedreiro e mais. Confira.

Published

on

Construtora abre vagas de emprego em Jundiaí
Foto: Canva

A MRV, gigante da construção civil na América Latina, está com diversas vagas de emprego em Jundiaí. Os interessados poderão participar do processo seletivo através de uma entrevista de emprego no Espaço Jundiaí Empreendedora. O espaço fica no Piso G3 do Maxi Shopping e oferece milhares de vagas de emprego em Jundiaí. Para participar da entrevista para as oportunidades na…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 4.600 vagas de emprego nesta segunda-feira (24)

Há vagas para analista de marketing, analista fiscal, cozinheiro geral, ajudante de obras, técnico de laboratório industrial, analista de RH e mais.

Published

on

Carteira de Trabalho simboliza vagas de emprego abertas em Jundiaí
Confira e candidate-se (Foto: Reprodução)

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. Além disso, as oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (24), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 4.600 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Analista de Recursos Humanos na Proativa Recursos Humanos LTDA…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí Empreendedora reúne empresas e jovens na Maratona do Estágio CIEE

O evento teve 120 vagas de aprendizagem e estágio para estudantes a partir de 14 anos de idade.

Published

on

Maratona do Estágio CIEE
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em busca de impulsionar a inserção de jovens no mercado de trabalho, as Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), por meio do Espaço Jundiaí Empreendedora, de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) se uniram para realizar a Maratona do Estágio CIEE nos dias 19 e 20 de junho. O evento,…

Continue Reading

Empregos

Coca-Cola tem vagas de emprego para PCDs e mulheres em Jundiaí

Há também oportunidades pelo Jundiaí Empreendedora. Saiba mais e candidate-se.

Published

on

Mulher que trabalha na Coca-Cola de Jundiaí, representando vagas de emprego para PCDs e mulheres na empresa
Foto: Reprodução/Coca-Cola FEMSA Brasil

A Coca-Cola FEMSA Brasil, gigante na produção de bebidas, está com vagas de emprego para PCDs (Pessoas com Deficiência em Jundiaí). A empresa, que detém a maior fábrica da Coca-Cola no mundo em volume de produção, busca (PCDs) para o cargo de ajudante operacional. Mais vagas de emprego na Coca-Cola de Jundiaí Além disso, a empresa oferece oportunidades para coordenadora…

Continue Reading