Mata Ciliar permanece na área até que novo local seja definido
Conecte-se conosco

Jundiaí

Mata Ciliar permanece na área até que novo local seja definido

Documento detalhado vai constar todas as necessidades da Mata Ciliar para um novo espaço

Publicado

em

Atualizado há

reunião Mata Ciliar
Reunião realizada no Paço Municipal, na tarde desta sexta, pela Prefeitura e envolvidos no caso (Foto: Divulgação)

A Associação Mata Ciliar tem garantida a permanência na área que ocupa até que um novo local – com toda a infraestrutura necessária para o trabalho e a recuperação dos animais silvestres – esteja garantido. Assim foi o desfecho da reunião realizada na tarde desta sexta (21), no Paço Municipal, entre o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), representantes da entidade, do Governo do Estado, Ministério Público, o deputado Bruno Ganem (Podemos) e a ativista Luisa Mell – que intermediaram a reunião.

A empresa VOA SP, concessionária do aeroporto estadual que reivindica a área usada pela Mata Ciliar, não participou do encontro. Segundo o Tribuna de Jundiaí apurou, ela só será chamada para o próximo encontro, marcado para o dia 1º de junho.

“Foi uma reunião muito produtiva, consistente, em que basicamente foi direcionado para uma solução”, comemorou o deputado. Tanto ele quanto Luisa Mell foram acionados para interceder no episódio após a notificação extrajudicial da VOA SP, dando prazo de 48 horas para que os animais cuidados pela ONG fossem removidos. A medida gerou revolta e um grupo se prontificou a permanecer em vigília na área para evitar que as obras iniciadas pela concessionária prejudicassem o ecossistema e o recinto dos animais em recuperação.

Grupo de ativistas se revezou na área para não deixar que o espaço tivesse intervenção da VOA SP (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Ganem explicou que foi definida a elaboração de um documento detalhado, em que deverão constar todas as necessidades da Mata Ciliar para que a possibilidade de um novo espaço possa ser discutida. Este documento, inclusive, deve ser apresentado na próxima reunião do grupo.

Ele elogiou, também, a postura do prefeito Luiz Fernando Machado. “Não só em relação à situação da Mata Ciliar, mas também no espaço que hoje ela ocupa. Ali também caberá responsabilidade (da concessionária) em relação ao uso”, destacou.

O promotor de Justiça Claudemir Battalini explicou que todos concordam que é impossível a Mata Ciliar deixar o local neste momento. “O Estado tem uma responsabilidade pela situação, porque a associação está lá há muito tempo prestando um serviço essencial e que não existe em número suficiente em outros locais para suprir essa demanda”.

Ele disse também que na próxima reunião, já com a presença da VOA SP, será verificada qual a melhor proposta para solução do caso. “Quais as possibilidades, quais ajustes poderiam ser feitos para que a situação seja resolvida da melhor forma, para todos os lados: seja pela empresa, que alega ter uma área ocupada pela Mata Ciliar, seja pela Mata Ciliar que tem uma área ocupada regularmente e que só falta a regularização da documentação pelo Governo do Estado. Vamos tratar disso na próxima reunião, para que possamos encontrar a melhor solução e conciliar todos os interesses e serviços públicos envolvidos”.

Em nota, a Prefeitura de Jundiaí frisou que é “mediadora” no caso e confirmou a permanência da Mata Ciliar no local. Veja a nota, na íntegra:

A Prefeitura de Jundiaí, na condição de mediadora, abriu diálogo, nesta sexta-feira (21), com representantes da Mata Ciliar, do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério Público e do poder legislativo, para propor soluções quanto à área onde está situada a associação e requerida pela VOA-SP – concessionária do Aeroporto de Jundiaí.

Como resultado preliminar, definiu-se pela execução de estudo de viabilidade técnica com o propósito, sobretudo, de preservar o serviço de utilidade pública realizado pela Mata Ciliar. Até que sejam superados tais encaminhamentos, a Prefeitura reiterou a necessidade de permanência do serviço de proteção à fauna silvestre no mesmo local. Em igual sentido, o Governo do Estado se manifestou favorável a dar andamento ao processo de regularização da área.

Como já é de conhecimento público, o município segue comprometido em contribuir com o fortalecimento das ações da Mata Ciliar dedicadas ao resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres. Portanto, seguirá no acompanhamento do caso até que se encontre uma solução de caráter permanente e sustentável.

Luisa Mell (à direita) participou mais uma vez do encontro no Paço Municipal (Foto: Arquivo Pessoal)

Final feliz

A ativista Luisa Mell também se mostrou satisfeita com o desfecho do caso. “Estou bem feliz, já tinha gostado da outra reunião. Saímos daqui com o objetivo e (com o compromisso) que se proporcione coisas melhores para os animais”.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade