Salve vidas! Participe da campanha de doadores de medula óssea em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde

Salve vidas! Participe da campanha de doadores de medula óssea em Jundiaí

A campanha de cadastro de doadores acontecerá no sábado (29) e tem vagas limitadas.

Publicado

em

Atualizado há

Doação de sangue/medula
"Nosso objetivo é ser ponte para salvar vidas", comentou uma das organizadoras da campanha (Foto: Pixabay)

A instituição Medula Óssea Jundiaí, junto do hemocentro da Unicamp, deram início à campanha de cadastro de doadores, que acontecerá no dia 29 de maio, próximo sábado.

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] ou para o WhatsApp (11) 98412-4460. Nestes contatos, deverá encaminhar seu nome completo, número de celular e horário pretendido para realizar o cadastro.

A campanha será realizada no Estádio Jayme Cintra, campo do Paulista FC, em Jundiaí. Até o momento, os horários definidos são: 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h e 12h30. A organização da Medula Óssea Jundiaí confirmará através do e-mail ou WhatsApp o horário e o formulário que o candidato à doação deverá preencher, imprimir e levar no dia da campanha.

Mas atenção: as vagas para participar da campanha são limitadas. “Nosso objetivo é ser ponte para salvar vidas. Para muitas pessoas o transplante de medula óssea é a única chance de viver e para quem doa um grande gesto de amor ao próximo”, explica uma das organizadoras da campanha, Sueli Silva.

Critérios para ser doador

O interessado em ser doador de medula óssea deve atender aos seguintes critérios:

  • Ter entre 18 e 55 anos;
  • Não ter nenhuma doença infecciosa ou incapacitante;
  • Estar em um bom estado de saúde geral;
  • Não estar em jejum.

Caso selecionado como apto para doação, na campanha serão coletados 10 ml de sangue para exame de contabilidade. Se o doador for compatível com algum dos pacientes que aguardam transplante, o Registro de Doadores de Medula (Redome), entrará em contato, por isso, os dados no cadastro devem ser sempre atualizados.

Saúde

Dia Mundial Sem Tabaco: Jundiaí destaca os riscos do fumo e oferece apoio aos tabagistas

A campanha destaca os riscos do tabagismo, especialmente os cigarros eletrônicos, e promove iniciativas de apoio ao abandono do vício.

Publicado

em

Homem quebrando um cigarro ao meio, simbolizando o Dia de Mundial Sem Tabaco e a decisão de parar de fumar.

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado anualmente em 31 de maio, tem como tema central em 2024 a "Proteção das Crianças contra a Interferência da Indústria do Tabaco". Além de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro tradicional, a campanha deste ano visa alertar sobre os perigos dos cigarros eletrônicos, que têm atraído cada vez mais as novas gerações.…

Continuar lendo

Bem-estar

Dieta Mediterrânea é uma grande aliada para afastar a hipertensão

Uma pesquisa mostra que a boa alimentação auxilia na proteção cardiovascular; confira como adaptar esse cardápio, de ingredientes facilmente disponíveis no Brasil.

Publicado

em

Por

Mesa com alimentos frescos e variados, incluindo frutas, vegetais, carnes, peixes e grãos, destacando uma dieta balanceada e saudável.
Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein (Foto: Canva)

Manter um cardápio diversificado, com hortaliças, frutas, grãos integrais, oleaginosas (castanhas, nozes e afins), pescados, lácteos magros e, é claro, azeite de oliva, traz vários benefícios para a saúde. Esses são alimentos típicos da chamada Dieta Mediterrânea, tradicional em países como Grécia, Espanha e Itália, e cujos benefícios para o coração são bastante estudados. E isso inclui minimizar o risco…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí: Hospital São Vicente moderniza parque tecnológico com ventiladores e Criostato

HSV recebeu novos equipamentos para aprimorar o atendimento aos pacientes. Saiba mais.

Publicado

em

Criostato Leica Ag Protect utilizado para congelar e cortar amostras cirúrgicas para análise em laboratório do Hospital São Vicente.
O investimento total foi da ordem de R$ 303.181,68 (Foto: Hospital de São Vicente de Paulo)

O Hospital São Vicente de Paulo adquiriu equipamentos de última geração para oferecer um atendimento ainda mais completo e humanizado aos seus pacientes. Recentemente, a instituição recebeu dois novos ventiladores mecânicos portáteis e um Criostato, que ampliam as possibilidades diagnósticas e terapêuticas disponíveis. O investimento total foi da ordem de R$ 303.181,68. Os novos ventiladores, adquiridos por meio de emenda…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aplica vacina atualizada contra Covid-19 a partir de segunda-feira (27)

Descubra quem pode se vacinar, os locais de aplicação e a importância do reforço contra novas variantes.

Publicado

em

Mulher idosa recebe vacina contra COVID-19 em Jundiaí, com profissionais de saúde ao fundo.
A vacinação contra a Covid-19 possibilitou a redução de casos e de óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nova vacina da Moderna disponível a partir de segunda-feira A partir da próxima segunda-feira, dia 27 de maio, a Prefeitura de Jundiaí dará início à aplicação da vacina monovalente Spikevax, da farmacêutica Moderna, contra a Covid-19. As doses, que chegaram à cidade na última quinta-feira (25), são destinadas à proteção contra a variante XBB 1.5, uma subvariante da Ômicron. Público-alvo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Ministério da Saúde muda classificação de gênero em tratamentos do SUS para ampliar acesso a transexuais

Tanto homens quanto mulheres poderão realizar mais 270 procedimentos que antes eram restritos a um gênero específico

Publicado

em

A lista agora inclui 271 procedimentos. Foto: Canva

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança na classificação de gênero para mais de 200 procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta alteração visa ampliar o acesso de pessoas transexuais aos tratamentos e exames oferecidos pela rede pública. Novos procedimentos incluídos Com a nova portaria, tanto homens quanto mulheres poderão realizar diversos tratamentos e exames que antes eram restritos…

Continuar lendo
Publicidade