Jundiaí: Educação e Saúde recebem mais da metade dos R$3 bilhões previstos para 2022 com a Lei Orçamentária Anual
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí: Educação e Saúde recebem mais da metade dos R$3 bilhões previstos para 2022 com a Lei Orçamentária Anual

Para o ano que vem, a projeção de arrecadação apresentada pela LOA é de 3,01 bilhões de reais, com 12% a mais em despesas e receitas

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em audiência pública realizada on-line na noite desta quarta-feira (15), a Unidade de Gestão de Governo e Finanças discutiu a proposta de projeto de lei que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022. A audiência foi apresentada pelo gestor da área, José Antonio Parimoschi, em conjunto com o diretor do Departamento de Orçamento, Luiz Fernando Boscolo.

Essa Lei é a peça de planejamento que fixa o Orçamento Municipal para o ano seguinte, para as diversas áreas de governo, baseado nas prioridades do Plano Plurianual e nas estimativas de receita. Para o ano que vem, a projeção de arrecadação apresentada pela LOA é de 3,01 bilhões de reais, com 12% a mais em despesas e receitas se comparada à LOA deste ano. Desse montante, 65% vêm de recursos próprios, sendo 30% por meio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). As áreas que mais receberão investimentos em relação aos impostos arrecadados são a Educação com 28,93% e Saúde com 26,24%.

“Jundiaí investe nessas duas áreas mais do que o mínimo estabelecido na Constituição, o que mostra nosso compromisso com a qualidade de vida, sempre olhando para o futuro, principalmente neste momento de pandemia e, no ano seguinte, de pós-pandemia”, declara Parimoschi, que também lembrou, em suas considerações, da influência da economia nacional e até mundial no cenário local. “Estamos vendo uma alta da inflação e uma estimativa de PIB de menos de 2% para o próximo ano, além de taxas elevadas de desemprego e de juros. Tudo isso torna a conjuntura instável, a despeito de Jundiaí ser uma potência econômica e, como dizemos sempre, uma parte do Brasil que deu certo. Levando tudo isso em conta, temos de ser prudentes com as projeções de nossas receitas e despesas e avançar com responsabilidade.”

A LOA 2022 prevê despesas com pessoal e encargos na casa de 40,7%, menos que o máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A dívida do município, em 21,91%, também é muito menor do que o permitido (120% do total da Receita Corrente Líquida).

O Orçamento será distribuído em 21 programas municipais, em um total de 357 ações. “O cidadão que paga impostos está atento e deve saber como é aplicado o Orçamento de seu município”, observa Parimoschi. “Em Jundiaí, olhamos para todas as dimensões do desenvolvimento da cidade – econômica, social e ambiental, para planejar investimentos que possam levar serviços públicos e obras de qualidade a quem vive aqui.”

A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 será encaminhada no dia 30 de setembro à Câmara Municipal, que tem até o fim do ano para colocá-la em votação. Ainda no Poder Legislativo, haverá mais uma audiência pública para discutir a LOA.

Jundiaí

Jundiaí: Funss suspende temporariamente recepção de doação de roupas para o RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que, neste momento, a demanda mais urgente é de doações de itens como água, fraldas, ração animal, entre outros.

Publicado

em

Ponto de coleta em Jundiaí repleto de doações de roupas e mantimentos destinados às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) informa que a recepção de doações de peças de vestuário para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul será interrompida temporariamente a partir de sexta-feira (24). A medida visa otimizar o processo de organização e carregamento dos donativos, em virtude do grande volume de itens recebidos até agora. Desde o…

Continuar lendo

Jundiaí

CIESP Jundiaí celebra o Dia da Indústria

Instituição trouxe uma palestra com o tema “Sucessão: família, propriedade e negócio”

Publicado

em

Por

Palestrantes em um evento do CIESP Jundiaí, discutindo temas empresariais.
Foto: Tribuna de Jundiaí

Em comemoração ao Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, o CIESP Jundiaí promoveu uma palestra com o tema "Sucessão: família, propriedade e negócio". A apresentação ficou a cargo de Bruna Tokunaga Dias, sócia da Cambridge Family Enterprise Group, acompanhada de Aurelio Formoso Junior, consultor sênior da empresa. O evento reuniu diretoria, conselheiros e empresários para uma noite de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Policiais ensinam segurança no trânsito com teatro de fantoches para crianças

Alunos aprendem sobre os cuidados como pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de forma divertida. Saiba mais.

Publicado

em

Crianças de Jundiaí assistem a teatro de fantoches sobre segurança no trânsito em evento educativo com policiais.
A ação da campanha Maio Amarelo aconteceu em uma EMEB do bairro Jardim Esplanada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPtran) realizaram uma ação especial em uma EMEB no Jardim Esplanada, em Jundiaí. Assim, cerca de 390 alunos, de 4 a 10 anos, assistiram…

Continuar lendo

Jundiaí

Bolsonaro virá à Jundiaí para incentivar doações para o Rio Grande do Sul

Bolsonaro estará em local de coleta de donativos (provavelmente o Fundo Social de Solidariedade), das 10h às 19h.

Publicado

em

Jair-Bolsonaro
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro estará em Jundiaí no dia 30 de maio (próxima quinta-feira), para incentivar doações ao Rio Grande do Sul. De acordo com publicação no X, Bolsonaro estará em Jundiaí, provavelmente no Fundo Social de Solidariedade, das 10h às 19h. No post, ele sugere que a população ajude com “colchão, lençol, cobertor, toalha, roupa de frio, tênis,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia campanha contra paralisia infantil nesta segunda (27)

A campanha quer atualizar a carteira vacinal de crianças menores de 5 anos e aplicar dose adicional da Pólio oral na população de 1 a 4 anos.

Publicado

em

Criança recebendo vacina oral contra a poliomielite, conhecida como vacina contra paralisia infantil, em ambiente de saúde
Até abril, a cobertura vacinal da cidade estava em 74,98% (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Jundiaí intensifica a imunização contra a Poliomielite em campanha contra a paralisia infantil. A campanha tem como objetivo atualizar a carteira vacinal de crianças menores de 5 anos e aplicar uma dose adicional da Pólio oral (gotinha) na população de 1 a 4 anos. A vacina estará disponível em todas as Unidades…

Continuar lendo
Publicidade