Fortes chuvas na região acendem alerta para risco de contaminação por leptospirose
Connect with us

Jundiaí

Fortes chuvas na região acendem alerta para risco de contaminação por leptospirose

Os riscos de contaminação aumentam, principalmente nas áreas alagadas, e por isso os cuidados precisam ser redobrados nesta época do ano

Published

on

Atualizado há

Jundiaí e Região têm sofrido com fortes chuvas nos últimos dias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o período de fortes chuvas em Jundiaí e Região, um alerta foi acionado para a prevenção à leptospirose: uma doença infecciosa causada pela leptospira, uma bactéria encontrada na urina de roedores e de outros animais como cachorro, porco e cavalo, e que com as chuvas intensas, os riscos de contaminação aumentam, principalmente nas áreas alagadas, e por isso os cuidados precisam ser redobrados nesta época do ano.

O gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura de Jundiaí, Dr. Carlos Hitoshi Ozahata, explica quais os cuidados para evitar a contaminação pela leptospirose. “Primeiro, deve-se evitar o contato com as áreas alagadas ou enlameadas, principalmente por longos períodos, ou se auto proteger usando botas e luvas caso o contato seja necessário”, aponta.

A forma mais comum de contrair a leptospirose é quando entram em contato com água ou lama contaminadas, e têm algum ferimento na pele, pois é por meio da pele lesada que a bactéria penetra no organismo.  Mas a doença também pode ser contraída pela mucosa e pele íntegra, quando imersa por muito tempo em água ou lama contaminadas, ou ainda pela ingestão de alimentos ou água infectados pela bactéria. “A bactéria tem mais facilidade para penetrar na pele úmida que ficou em contato com a água por bastante tempo. Após o contato, deve-se higienizar bem as partes do corpo que foram expostas com água e sabão”, afirma o médico.

Em casos em que a água invade as residências, será necessário lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas. Recomenda-se retirar a lama e, após a lavagem com água e sabão, aplicar água sanitária por 30 minutos nos cômodos da casa.

O médico também fala sobre o risco de infecção ao ingerir alimentos contaminados. “Caso a água da enchente atinja a dispensa da casa, alimentos in natura como frutas, legumes e verduras devem ser descartados, assim como alimentos ensacados (feijão, macarrão etc), pois as embalagens podem conter micro furos.  Os únicos alimentos que podem ser reaproveitados, após lavagem com água e detergente e imersão de 30 minutos em água sanitária, são os enlatados” completa.

Os primeiros sintomas aparecem no período de sete a dez dias após o contato, e são: febre, dores no corpo (principalmente na panturrilha), urina com coloração mais forte e pele amarelada. “Ao perceber esses sintomas, procure uma unidade de saúde e relate que teve contato com água ou lama proveniente das chuvas”, finaliza. 

Jundiaí

Obras na nova sede do DEBEA, em Jundiaí, chegam a 30% de execução

O investimento total da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal é de aproximadamente R$ 4,5 milhões

Published

on

Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio esteve na obra da sede do DEBEA
Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente esteve na obra na manhã desta sexta (28). Foto: Prefeitura de Jundiaí

Após a concretagem da laje, realizada nesta sexta-feira (28), as obras da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) atingiram 30% de execução. O processo foi acompanhado pelo Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, que visitou o espaço pela manhã. O investimento total é de aproximadamente R$ 4,5 milhões. “Estamos muito felizes de ver…

Continue Reading

Jundiaí

Dia D de Multivacinação em Jundiaí será neste sábado (29)

Haverá a aplicação em crianças, adolescentes e adultos, com todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização disponíveis

Published

on

D de Multivacinação em Jundiaí: Zé Gotinha convida todos para a ação
Zé Gotinha convida para o dia D de Multivacinação de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia D de Multivacinação em Jundiaí contará com dois endereços para a aplicação de vacinas em crianças, adolescentes e adultos. Ação será realizada na Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Lago e na UBS Tamoio, com atendimento será das 8h às 16h. Vacinas disponíveis no Dia de Multivacinação em Jundiaí Estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário…

Continue Reading

Jundiaí

Gustavo toca o sino da vitória e celebra cura da leucemia no Grendacc

“A leucemia tem cura sim, e a minha história é a prova disso”, afirma o menino de 15 anos, que passou por um tratamento de mais de 2 anos no Grendacc de Jundiaí.

Published

on

Menino celebra cura do câncer com sino da vitória no Grendacc de Jundiaí
Foto: Divulgação/Grendacc

Com um misto de sorrisos e lágrimas, Gustavo Comitre de Faria, de 15 anos, e sua família celebraram um momento inesquecível: o toque do sino da vitória no Hospital da Criança do Grendacc. O som simboliza o fim do seu tratamento contra a leucemia linfoide aguda, que durou 2 anos e 10 meses, e a conquista da cura. Foto: Grendacc…

Continue Reading

Jundiaí

Bairros de Jundiaí ficarão sem água neste domingo (30); confira

O abastecimento será interrompido nos bairros Jardim Tereza Cristina, Jardim Sarapiranga, Jardim Carolina, Medeiros, Jardim Ermida, Ecovillage, Reserva da Mata, Reserva da Serra e Multivias.

Published

on

Pessoa tocando torneira sem água em Jundiaí
A DAE Jundiaí realizará limpeza de reservatório no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste domingo (30), diversos bairros de Jundiaí ficarão sem água das 6h às 18h. A DAE Jundiaí realizará a limpeza e higienização do reservatório do Eloy Chaves. Dessa forma, o abastecimentos será interrompido nos bairros Jardim Tereza Cristina, Jardim Sarapiranga, Jardim Carolina, Medeiros, Jardim Ermida, Ecovillage, Reserva da Mata, Reserva da Serra e Multivias. Entre em contato com a DAE…

Continue Reading

Jundiaí

Febre Maculosa: Jundiaí segue com ações de prevenção mesmo sem casos confirmados

A doença, transmitida pelo carrapato-estrela infectado, apresenta sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele.

Published

on

Agentes da VISAM de Jundiaí atuam em prevenção à Febre Maculosa
A Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí promove ações de prevenção contra a doença (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí intensifica ações contra a Febre Maculosa durante o período seco, quando a proliferação de carrapatos aumenta. A doença, transmitida pelo carrapato-estrela quando infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii, apresenta sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar formas graves da doença e óbitos.…

Continue Reading