Escolas da rede estadual iniciam 2022 com turmas de inglês, tecnologia e projeto de convivência para crianças
Conecte-se conosco

Educação

Escolas da rede estadual iniciam 2022 com turmas de inglês, tecnologia e projeto de convivência para crianças

Para os jovens, os aprofundamentos formativos do Ensino Médio de São Paulo fazem parte da grade da 2ª série

Publicado

em

Atualizado há

Aluna da rede estadual de Jundiaí segurando a apostila de inglês
Os responsáveis legais pelos estudantes devem apresentar o comprovante de vacinação completa contra Covid19 do aluno durante o 2º bimestre. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (2), 3,5 milhões de estudantes iniciam o ano letivo de 2022 em mais de 5,4 mil escolas estaduais de São Paulo. Com foco na recuperação pedagógica das perdas geradas pela pandemia a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) desenvolveu o planejamento pensando em todas as faixas etárias.

A partir deste ano, por meio do programa Inova Educação, as crianças do 1°ao 5° ano do ensino fundamental vão ter a grade curricular ampliada com mais três disciplinas: Inglês, Tecnologia e Inovação e Projeto de Convivência. As novas disciplinas vão beneficiar cerca de 625 mil estudantes matriculados dos anos iniciais em 1,4 mil escolas estaduais.

A oferta do inglês para os estudantes de 6 a 10 anos junto ao processo de alfabetização, segundo o Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares, foi uma grande mudança estruturada junto à rede. Em Tecnologia e Inovação, as crianças vão entrar em contato com aprendizado prático das ferramentas atuais para criação de projetos tecnológicos autorais. Já as aulas de Projeto de Convivência “trabalham o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, respeito e perseverança, além de rotina de estudos, organização pessoal e compromisso com a comunidade”, completa Rossieli Soares.

Já para os jovens o Ensino Médio São Paulo é a oportunidade de se conectar mais profundamente com o seu Projeto de Vida, focado em seu futuro profissional ou acadêmico. O novo modelo passa estará em 3,7 mil escolas estaduais desta fase de ensino. Sendo que, os quase 400 mil estudantes da 2ª série passam a cursar os aprofundamentos formativos escolhidos no ano passado.

O Ensino Médio de São Paulo garante a continuidade de todas aprendizagens essenciais da formação comum, ou seja, as disciplinas tradicionais como língua portuguesa, matemática e biologia. O aprofundamento significa uma ampliação de possibilidades, resultando em mais conteúdo de interesse pessoal. No total, são 10 possibilidades: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além de seis opções integradas entre elas. Além disso, formação técnica e profissional, via cursos do Novotec.

Comprovante de vacinação

Os responsáveis legais pelos estudantes devem apresentar o comprovante de vacinação completa contra Covid19 do aluno durante o 2º bimestre. A data considera o tempo máximo para um estudante de 5 anos imunizado com a vacina da Pfizer tomar as duas doses. Alunos que não tomaram a vacina por contraindicação médica deverão apresentar atestado.

A falta de apresentação do comprovante não impossibilitará que o estudante frequente a escola ou realize matrícula ou rematrícula, porém a situação deverá ser regularizada em um prazo máximo de 60 dias, pelo responsável, sob a pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para providências que couber.

As aulas presenciais seguirão todos os protocolos de segurança, como uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura e higienização constante dos ambientes e mãos, identificação e afastamento dos casos e monitoramento de seus contactantes, conforme orientação da Comissão Médica da Educação, ratificada pelo Comitê Científico.

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área elétrica em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1&pag=1

Continuar lendo

Educação

Senai de Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos de TI

As vagas são para cursos de Fundamentos do Python, Trilha Microsoft Power Plataform e Implantação de serviços em nuvem – AWS CLOUD. Os cursos acontecem entre maio e julho.

Publicado

em

Por

Senai de Jundiaí
Confira detalhes e veja como se inscrever (Foto: Divulgação/Senai)

A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”, localizada no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, está com vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais. Os cursos são todos da área de TI - Tecnologia da Informação. Confira detalhes: Fundamentos do Python Curso de 02 de maio a 13 de maio, das 18h30 às 22h (segunda a sexta-feira); Trilha Microsoft - Power Plataform Capacitação…

Continuar lendo
Publicidade